Um dos carros mais icônicos da Porsche está de cara nova, a marca alemã apresentou oficialmente nessa última terça (29), a nova geração do Panamera. Com linhas inspiradas no protótipo Sport Turismo (exibido em 2013), o coupé subiu de nível. O estilo polêmico da primeira geração, deu lugar a linhas mais limpas e sofisticadas, sobretudo na traseira que foi inteiramente renovada.
Enquanto o primeiro Panamera era uma espécie se sedan com perua, com o emblema da Porsche, o novo modelo está mais para um 911 estendido. Essa impressão se deve ao fato do carro ter ficado um pouco mais baixo (20 mm) e o entre-eixos ter sido encurtado em 30 mm, apesar disso o carro ainda é grande, mede 5.04 metros, por 1.93 m de largura e 1.42 m de altura.
Para a preocupação da concorrência, o Panamera subiu de nível no modelo 2017, a carroceria ficou mais harmoniosa, com estilo alinhado ao demais superesportivo da Porsche.
Lançado em 2009, o Panamera foi um dos percursores do segmentos dos coupés de quatro portas. Com a proposta de ser um superesportivo para toda a família, ele logo de cara ele se tornou um sucesso de vendas, para a raiva dos fãs puristas da Porsche, que achavam que a marca estava perdendo o foco.
Além do design, outro foco da Porsche nessa nova geração foi a esportividade. O Panamera 2017 tem a missão de ser um foguete sobre rodas, a variante mais mansa a gasolina conta com agora com um V6 2.9L Biturbo de 440 CV e pode decolar da inércia aos 100 km/h em apenas 4.2 segundos e chega aos 289 km/h. Para quem achar pouco, a construtora alemã oferecerá ainda o insano Panamera Turbo, equipado com o V8 4.0L Biturbo de 550 CV. Nessa última configuração, a barreira dos 100 km/h é superada em meros 3.6 segundos e máxima de 306 km/h.
Por fim, há o Panamera 4S Diesel, que tem um V8 Biturbo com 416 CV de potência e 84 kgfm de torque, que leva o carro de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos e máxima de 285 km/h.
Pela primeira vez todas as versões – inclusive a diesel poderão vir com tração 4×4 opcional, lembrando que de série o modelo conta com tração traseira. Em todas as configurações também está presente o câmbio automatizado PDK de oito marchas e dupla embreagem.
Lembrado que o Panamera conta ainda com uma série de recursos avançados visado o desempenho e dirigibilidade, como suspensão ativa (Porsche Active Suspension Management), com ajustes eletrônicos, além do Porsche Dynamic Chassis Control Sport, uma espécie de controle eletrônico automático do chassi, há ainda o Porsche Torque Vectoring Plus, um inteligente e complexo controle do torque entre as rodas por vetor, e o 4D Chassi Control, que se encarrega de tomar conta de todo este aparato tecnológico, analisando a situação do carro em tempo real fazendo os ajustes nestes sistemas para otimizar a performance, melhorando a dirigibilidade.
Nova, direção, freios e eixo traseiro que também vira..
A Porsche ainda fez mudanças como no sistema eletrônico da direção, que ficou mais preciso, refez os freios que estão mais eficientes, e instalou um eixo traseiro que também vira, acompanhando levemente a direção do eixo dianteiro, este sistema veio adaptado do 918 Spyder e do novo 911 Turbo, melhorando a performance do carro em curvas.
O interior também é um show à parte. O tempo em que um Porsche era sinônimo de carro com interior espartano ficou para trás, o Novo Panamera é mais nova prova disso. Uma rápida olhada nas fotos do cockpit, deixa claro que ele não fica devendo em nada, para os modelos mais luxuosos de Mercedes e BMW, tanto em matéria de luxo quanto em tecnologia.
Também inspirada no conceito Sport Turismo, a arquitetura do painel é minimalista, porém muito estilosa e detalhada. O painel é monopolizado pela tela de 12.3 polegadas de alta-definição do sistema multi-mídia, que exibe os comandos dos principais sistemas do carro, inclusive detalhes como a intervenção da eletrônica, modos de condução, além de ajustes do ar-condicionado, bancos, sistema de navegação GPS e imagem da câmera de ré na traseira.
Ainda como novidade o painel de instrumentos agora mescla mostrador analógico com velocímetro ao centro, e duas telas de 7 polegadas, configuráveis.
O console central do Panamera foi suavizado, praticamente não há mais botões aparentes, agora o console conta com um vidro e sistema touch, conferindo uma aparência bastante sofisticada a cabine (foto acima).
Outra novidade é o console central também para os passageiros do banco traseiro, que passam a contar com um sistema multi-mídia próprio, com tela touch entre os bancos, além de comandos próprios do ar-condicionado e ajuste dos bancos.
O Panamera continua tendo apenas 4 lugares, sendo que mesmo na traseira os bancos são esportivos, e individuais.
Destaque ainda para o PCM (Porsche Communication Management), que customiza a pilotagem de acordo com o estilo do motorista. A lista de mimos, inclui itens opcionais, como teto solar panorâmico, bancos com massageadores e sistema de áudio premium 3D da Burmester.
Na Europa as vendas do Novo Porsche possivelmente começam ainda em 2016, já no Brasil o lançamento deve ocorrer apenas em 2017. Vale lembrar que a sua lista de rivais, inclui máquinas, como Audi S7, Mercedes CLS e Aston Martin Rapide.
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