Porsche revela a nova geração do Panamera

Um dos carros mais icônicos da Porsche está de cara nova, a marca alemã apresentou oficialmente nessa última terça (29), a nova geração do Panamera. Com linhas inspiradas no protótipo Sport Turismo (exibido em 2013), o coupé subiu de nível. O estilo polêmico da primeira geração, deu lugar a linhas mais limpas e sofisticadas, sobretudo na traseira que foi inteiramente renovada.



Enquanto o primeiro Panamera era uma espécie se sedan com perua, com o emblema da Porsche, o novo modelo está mais para um 911 estendido. Essa impressão se deve ao fato do carro ter ficado um pouco mais baixo (20 mm) e o entre-eixos ter sido encurtado em 30 mm, apesar disso o carro ainda é grande, mede 5.04 metros, por  1.93 m de largura e 1.42 m de altura.

Para a preocupação da concorrência, o Panamera subiu de nível no modelo 2017, a carroceria ficou mais harmoniosa, com estilo alinhado ao demais superesportivo da Porsche.

Lançado em 2009, o Panamera foi um dos percursores do segmentos dos coupés de quatro portas. Com a proposta de ser um superesportivo para toda a família, ele logo de cara ele se tornou um sucesso de vendas, para a raiva dos fãs puristas da Porsche, que achavam que a marca estava perdendo o foco.

Além do design, outro foco da Porsche nessa nova geração foi a esportividade. O Panamera 2017 tem a missão de ser um foguete sobre rodas, a variante mais mansa a gasolina conta com agora com um V6 2.9L Biturbo de 440 CV e pode decolar da inércia aos 100 km/h em apenas 4.2 segundos e chega aos 289 km/h. Para quem achar pouco, a construtora alemã oferecerá ainda o insano Panamera Turbo, equipado com o V8 4.0L Biturbo de 550 CV. Nessa última configuração, a barreira dos 100 km/h é superada em meros 3.6 segundos e máxima de 306 km/h.

Por fim, há o Panamera 4S Diesel, que tem um V8 Biturbo com 416 CV de potência e 84 kgfm de torque, que leva o carro de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos e máxima de 285 km/h.

Opcionalmente o modelo virá com faróis Matrix totalmente de LED

Pela primeira vez todas as versões – inclusive a diesel poderão vir com tração 4×4 opcional, lembrando que de série o modelo conta com tração traseira. Em todas as configurações também está presente o câmbio automatizado PDK de oito marchas e dupla embreagem.
Lembrado que o Panamera conta ainda com uma série de recursos avançados visado o desempenho e dirigibilidade, como suspensão ativa (Porsche Active Suspension Management), com ajustes eletrônicos, além do Porsche Dynamic Chassis Control Sport, uma espécie de controle eletrônico automático do chassi, há ainda o Porsche Torque Vectoring Plus, um inteligente e complexo controle do torque entre as rodas por vetor, e o 4D Chassi Control, que se encarrega de tomar conta de todo este aparato tecnológico, analisando a situação do carro em tempo real fazendo os ajustes nestes sistemas para otimizar a performance, melhorando a dirigibilidade.

Nova, direção, freios e eixo traseiro que também vira..

A Porsche ainda fez mudanças como no sistema eletrônico da direção, que ficou mais preciso, refez os freios que estão mais eficientes, e instalou um eixo traseiro que também vira, acompanhando levemente a direção  do eixo dianteiro, este sistema veio adaptado do 918 Spyder e do novo 911 Turbo, melhorando a performance do carro em curvas.

O interior também é um show à parte. O tempo em que um Porsche era sinônimo de carro com interior espartano ficou para trás, o Novo Panamera é mais nova prova disso. Uma rápida olhada nas fotos do cockpit, deixa claro que ele não fica devendo em nada, para os modelos mais luxuosos de Mercedes e BMW, tanto em matéria de luxo quanto em tecnologia.

Também inspirada no conceito Sport Turismo, a arquitetura do painel é minimalista, porém muito estilosa e detalhada. O painel é monopolizado pela tela de 12.3 polegadas de alta-definição do sistema multi-mídia, que exibe os comandos dos principais sistemas do carro, inclusive detalhes como a intervenção da eletrônica, modos de condução, além de ajustes do ar-condicionado, bancos, sistema de navegação GPS e imagem da câmera de ré na traseira.

Ainda como novidade o painel de instrumentos agora mescla mostrador analógico com velocímetro ao centro, e duas telas de 7 polegadas, configuráveis.

O console central do Panamera foi suavizado, praticamente não há mais botões aparentes, agora o console conta com um vidro e sistema touch, conferindo uma aparência bastante sofisticada a cabine (foto acima).

Outra novidade é o console central também para os passageiros do banco traseiro, que passam a contar com um sistema multi-mídia próprio, com tela touch entre os bancos, além de comandos próprios do ar-condicionado e ajuste dos bancos.

O Panamera continua tendo apenas 4 lugares, sendo que mesmo na traseira os bancos são esportivos, e individuais.

Destaque ainda para o PCM (Porsche Communication Management), que customiza a pilotagem de acordo com o estilo do motorista. A lista de mimos, inclui itens opcionais, como teto solar panorâmico, bancos com  massageadores e sistema de áudio premium 3D da Burmester.

Na Europa as vendas do Novo Porsche possivelmente começam ainda em 2016, já no Brasil o lançamento deve ocorrer apenas em 2017. Vale lembrar que a sua lista de rivais, inclui máquinas, como Audi S7, Mercedes CLS e Aston Martin Rapide.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.