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A Porsche apresentou hoje (12 de janeiro) a nova geração do roadster Boxster, o modelo esportivo de entrada da marca chega em 2012 a sua terceira geração, trazendo quase que tudo novo, ele ficou maior, mais leve, luxuoso e eficiente, porém as alterações em seu visual, assim como acontece com o 911, mantiveram a essência em suas linhas.
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O chassi do Porsche Boxster 2013 é totalmente novo, assim como a carroceria, que é feita em alumínio, segundo a fabricante, o modelo conversível de dois lugares, ficou mais leve e dinâmico, o que também contribui para a diminuição do consumo de combustível.
Este novo chassi deu dimensões maiores ao Boxster, a distância entre eixos foi ampliada, o carro também ficou mais largo, as rodas são maiores aro 18 na versão normal e 19 na versão S. Istas novas características permitem uma melhor distribuição de peso, melhorando a dirigibilidade e desempenho do Boxster.
Visualmente o Boxster traz as mesmas formas da geração passada, porém o conjunto teve seu desenho retocado, ficando mais jovem e atraente, os faróis dianteiros ficaram maiores e mais elevados, eles agora trazem disposição em dois andares com lâmpadas bi-xenon, um visual bastante moderno. O para-choque também é novo e conta com tomadas de ar maiores, além de luzes LEDs.
O Boxster parece que deu uma encorpada, isto é graças as formas da carroceria que estão mais avantajadas, nas laterais os vincos estão mais marcantes, as entradas de ar nas laterais também estão muito maiores e mais destacadas. Já na traseira as lanternas apresentam um novo desenho, um detalhe interessante é um vinco que corta a traseira do carro de uma lateral a outra, se unindo com as lanternas, ele também acomoda um aerofólio retrátil, uma solução interessante de estilo (repare na foto abaixo).
As rodas foram inspiradas nas usadas pelo novo 911, e completam o belo apelo visual do Novo Boxster, elas são aro 18 na versão Boxster e 19 na versão S.
Por dentro também há muita novidade, o painel foi totalmente redesenhado e traz linhas exclusivas e de muito bom gosto, que une esportividade, luxo e um toque mais clássico. O console central foi inspirado no Carrera GT. O acabamento também merece destaque foi aprimorado, há revestimentos em couro, Alcantara e alumínio, tanto no painel, console central e portas. Outro destaque é a tecnologia embarcada, o sistema de direção foi alterado e traz um novo mecanismo elétrico mecânico, o teto continua sendo de lona, porém traz acionamento totalmente elétrico, há um moderno sistema multi-mídia com tela de LCD de 7 polegadas.
Opcionalmente há um novo sistema de diferencial de escorregamento limitado PTV (Porsche Torque Vectoring ), este sistema melhora sensivelmente o controle do Boxster em curvas, também como opcional está o câmbio automatizado PDK de sete velocidades e dupla embreagem esta caixa permite fazer trocas de marchas mais rápidas.
O novo Porsche Boxster terá duas opções de motores, a versão normal virá equipada com um propulsor 2.7 litros, Boxer, seis cilindros em linha, capaz de desenvolver 265 hp, são 10 cv a mais do que a geração anterior. Enquanto a mais cara “Boxster S” trará um 3.4 litros, Boxer, seis cilindros, que entrega 311 hp, 5 cavalos a mais do que a geração anterior. De acordo com a Porsche estes motores estão cerca de 15% mais econômicos. Ambas as versões vem de série com um câmbio manual de 6 marchas.
Falando em desempenho a versão mais forte Boxster S vai de 0 a 100 km/h em 5.0 segundos, enquanto a opção de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos. A Porsche não divulgou os dados de velocidade máxima do modelo.
O novo Porsche Boxster 2013, começará a ser vendido na Alemanha no dia 14 de abril de 2012, os preços partirão de 48,291 euros (R$ 110.320), enquanto o Boxster S partirá de 59.120 euros, cerca de R$ 135.000.
O modelo deve chegar ao Brasil ainda em 2012, a versão atual do modelo é vendida no país com preço partindo de R$ 320.000, podendo chegar aos R$ 380.000 na versão Boxster S.