Além de ser a cidade das praias ensolaradas e das celebridades de Hollywood, Los Angeles também tem uma das maiores concentrações de bilionários e milionários do planeta. Portanto o Los Angeles Motor Show é o palco ideal para Porsche apresentar o seu mais novo conversível, o arrebatador 911 Turbo Cabriolet. O modelo que teve suas primeiras imagens reveladas nessa segunda (23 de setembro) chega para concorrer com máquinas como Ferrari 458 Spider, Mercedes SLS AMG Roadster e Audi R8 Spyder.
Com exceção dos ultra-exclusivos Carrera GT Spyder (lançado em 2004 e que passava dos 330 km/h e que teve produção limitada) e o recém lançado 918 Spyder (que vai custar mais de 1 milhão de dólares e também será extremamente limitado), o modelo 911 Turbo Cabriolet 2014 é o Porsche de série sem capota mais veloz da história. O míssil alemão arranca de 0 a 100 km/h em 3.2 segundos, isso mesmo 3.2 segundos, é mais veloz do que seus rivais, e vai até os 318 quilômetros por hora. Isso na configuração top de linha Turbo S, já a versão mais simples, , a Turbo, também alcança os 318 km/h, porém é alguns décimos mais lenta, precisa de 3.5 segundos para romper a barreira dos 100 km/h.
Tal como a versão coupé do 911 Turbo, apresentada no Salão de Frankfurt, o Cabriolet conta com um “motorzinho” na concepção tradicional da Porsche, o 3.8 litros, seis cilindros, turbo com 520 CV e 67.3 kgfm. Para aqueles que não se contentam facilmente a marca oferece ainda a versão Turbo S que têm o mesmo motor, porém preparado para gerar 560 CV e pesados 72.4 kgfm. A Porsche afirma que este novo motor do 911 Turbo, apesar de mais potente consegue ser 15% mais econômico.
O câmbio é o conhecido PDK de dupla embreagem e sete velocidades, a tração é integral nas quatro rodas.
Valente e imponente a versão sem capota do 911 Turbo vai de 0 a 100 km/h em 3.2 segundos
É impossível deixar de falar do visual do 911 Turbo, esse é sem duvida um dos carros mais belos produzidos pela Porsche, se não o mais belo, ela causa paixão à primeira vista. O 911 Turbo Cabriolet tem uma série de diferenças de estilo em relação as demais versões do 911. Como o para-choque com tomadas de ar mais agressiva e spoiler em fibra de carbono, os faróis totalmente em LEDs, as rodas de liga leve aro 20 com desenho exclusivo forjadas em alumínio. O traje da versão anabolizada do 911 inclui fendas no para- choque traseiro e o tradicional aerofólio chamado de rabo pato, um herança dos ícones carros de corrida da Porsche, que fizeram fama nas 24 Horas de Le Mans. O mais legal que o estilo consegue ser arrojado e esportivo e ao mesmo tempo tradicional e charmoso.
A capota é tradicional de lona, ela é feita sobre uma estrutura de magnésio, esta tecnologia além de mais leveza também melhora a aerodinâmica quando o teto está elevado. A operação para se levantar ou abaixar a capota demora apenas 13 segundos e pode ser feita mesmo com o carro em movimento, a uma velocidade de até 50 km/h.
Enfim o 911 Turbo evoluiu em quase todos os aspectos em relação ao seu antecessor, o interior é um dos seus pontos, modernizada a cabine ficou muito mais requintada, ela é quase toda revestida em couro, costurado a mão no atelier da Porsche em Stuttgart, até poucos anos atrás, os carros top da Porsche eram conhecidos por serem espartanos autênticos carros de corrida, hoje para a tristeza dos purista a situação é bem diferentes, os modelos da marca tem conforto de classe executiva, por exemplo o banco do motorista possui ajustes elétrico e nada menos do que 18 ajustes possíveis e memória, há ainda sistema de som Bose, radar ao redor do carro, piloto automático inteligente Adpative Cruise Control, e opcionalmente câmeras que monitoram as placas de trasito.
O carro conta com uma capota retrátil, que pode ser aberta ou fechada em apenas 13s. A operação também pode ser feita com o carro andando em velocidades de até 50 km/h
O preço do 911 Cabriolet acompanha toda a sua exclusividade e potência, na Europa ele vai custar 208.360 euros na versão Turbo (cerca de R$ 621.000) e 243 050 euros no modelo Turbo S (algo próximo de R$ 725.000). Já no Brasil o valor facilmente vai passar dos 1 milhão de reais. O início das vendas na Europa está agendada para novembro, logo após sua estréia em Los Angeles no final de novembro.