Definitivamente foi se o tempo dos carros movidos a enormes e potentes motores a combustão, V12, V10 ou V8, desesperadamente viciados por consumir gasolina, e está começando a era dos supercarros movidos apenas por eletricidade, capazes de alcançarem desempenhos e velocidades impressionantes sem consumir uma gota de gasolina, um exemplo dessa tendência elétrica de alta performance é o Porsche Taycan, apresentado nessa última quarta (05 de setembro) este coupé de 4 portas é o primeiro Porsche totalmente elétrico, ele chega em 2020 dotado de motores elétricos que entregam mais de 700 cv de potência, e mesmo antes de chegar às ruas já com conta uma fila de espera de mais de 10.000 compradores.
Índice desta matéria
De acordo com a Oliver Blume (executivo chefe da Porsche), o Taycan representante a aliança da herança da Porsche com o futuro. Uma prova que os carros elétricos podem ser tão esportivos e divertidos quanto os carros a movidos a combustão. Inicialmente o Taycan estará disponível em duas configurações, Turbo (modelo azul nas fotos) e Turbo S (apesar do turbo no nome nenhum deles possui motor turbo). Posicionado entre os veículos mais potentes da Porsche, o Taycan conta com uma cavalaria de 680 CV em sua versão mais mansa (equivalente a 500 KW) com torque de 86,7 kgfm na Turbo, já a configuração top de linha Turbo S é ainda mais potente seus motores podem desenvolver uma potência equivalente a 761 CV e pesados 107 kgfm de torque. Ambos os modelos contam com tração 4×4.
Com toda essa força o Porsche Taycan só poderia ter um desempenho de tirar o fôlego, a versão Turbo S vai de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos, enquanto a Turbo precisa de 3.2 segundos para superar a mesma barreira, ambas as versões são mais velozes que o famoso 911 Carrera. Porém devido a limitações do sistema elétrico a velocidade máxima ainda é menor em relação aos carros a gasolina, em ambas as versões a velocidade máxima do Taycan fica em 260 km/h.
De acordo com a Porsche a autonomia do Taycan pode rodar por até 450 km na versão Turbo ou até 412 quilômetros no Turbo S. A melhor parte é de que apesar de ser extremamente rápido o Porsche elétrico ao contrário dos outros veículos movidos apenas por eletricidade precisa de pouco tempo para ter suas baterias recarregadas.
Até então o longo tempo para recarga das baterias é tido como o principal ponto negativo dos carros elétricos, sendo necessárias horas para recarregar as baterias, chegando alguns carros a ultrapassar um dia inteiro na tomada para uma carga completa. Porém esse não é o caso do Porsche Taycan, ele é o primeiro carro elétrico de produção a contar com um sistema de voltagem de 800 volts ao invés de 400 volts como nos demais carros elétricos, com isso ele pode ser recarregado em muito pouco tempo, usando um carregador especial de corrente direta (DC) oferecido pela Porsche são necessários apenas 5 minutos para obter uma carga suficiente para rodar 100 km. Já em 22.5 minutos é obtido 80% de carga. Além disso o dono do Taycan pode recarregar o veículo em um carregador comum AC (corrente alternada) e carregar o carro em casa, porém neste caso o tempo de recarga é maior.
Também não podemos deixar de falar do visual do Taycan, suas linhas são futuristas, minimalista, aerodinâmica a carroceria tem pouco detalhes, no geral uma aparência bastante limpa em favor de melhorar a aerodinâmica. O estilo lembrar um pouco ao Porsche Panamera embora o coupé elétrico tenha uma série de elementos visuais exclusivos, como os faróis Full-LEDs com quatro pontos de luzes, além da dianteira mais curtas e baixas em relação ao Panamera e também é mais baixo, as rodas de liga leve aro 20 com uma pintura diferenciada da versão S também chamam a atenção, na traseira há um pequeno spoiler ao estilo “duck tail” que ser ergue automaticamente de acordo com a necessidade, outro detalhe que é impossível não reparar é a ausência do sistema de escapes na traseira.
Enquanto por fora o Taycan aposta em linhas futuristas por dentro há um desenho mais convencional. O carro impressionada pela qualidade dos materiais no acabamento e pela tecnologia a bordo.
Ele é o primeiro carros de produção a contar com nada menos do que 4 telas de alta definição na cabine, sendo uma grande tela no lugar do painel de instrumentos com nada menos do que 16.4 polegadas, outra duas telas na faixa central do painel, e há ainda uma quarta tela no console central aonde normalmente ficam os botões do ar-condicionado, todas com 10.9 polegadas, a melhor parte é que todas as 4 telas são configuráveis, ou seja, o motorista pode personalizar o que será mostrado em cada uma delas, de uma forma pratica é como se fossem telas de tablets na qual é possível clicar e arrastar com exceção da tela do painel de instrumentos.
A cabine do Taycan é bem espaçosa é pode acomodar com muito conforto até quatro passageiros adultos, ela utiliza em seu acabamento materiais recicláveis. O espaço para as bagagens é limitado sendo de 447 litros divididos em dois compartimentos, sendo 81 litros em um pequeno na dianteira e 366 litros na traseira.
São dois motores elétricos, um montado no eixo dianteiro e outro no traseiro, o que torna o modelo um 4×4, a transmissão também é elétrica, uma central controla o funcionamento dos motores de acordo com a necessidade, administrando a tração e a atuação deles, visando obter desempenho ou melhorar o consumo. Outra curiosidade do Taycan é seu câmbio automático de apenas duas marchas, instalado no eixo traseiro, este câmbio foi totalmente desenvolvido pela Porsche, a primeira marcha é mais curta, usada nas acelerações e em retomadas de velocidade, já a segunda marcha é mais longa e é destinada para manter o carro em velocidade de cruzeiro ou mais elevadas, visando economizar energia. A suspensão e o chassi do Taycan são controlados de forma eletrônica.
Existem três modos de condução: Range, Normal, Sport e Sport Plus, além de opcionalmente o modelo poder vir com um modo extra Individual, que permite ao motorista montar seus ajustes.
O Taycan não é pequeno, mede longos 4.96 m de comprimento, por 1.97 m de largura, sua altura é bastante baixa apenas 1.38 m. O peso também chama atenção para um superesportivo, o Taycan é pesado, pesa a partir de 2.295 kg, ele é cerca de 400 kg mais pesado em relação ao Panamera, este peso extra se deve principalmente ao peso das baterias.
Apesar de ainda nem ter sido apresentado, já ha a mais de 10.000 pessoas com o nome na fila de espera para comprar o Porsche Taycan, o modelo será entregue aos compradores a partir de 2020, pelo carro é pedido a bagatela de 152.136 euros (R$ 675 mil) na versão de entrada ou 185.456 pelo modelo Turbo S (R$ 831 mil). Por enquanto o principal rival do Taycan é o Tesla Model S, que tem autonomia de até 370 milhas cerca de 580 km.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.