Chamar um carro 100% elétrico de Turbo GT é algo estranho, porém, no Porsche Taycan Turbo GT, apesar de realmente não haver nenhuma turbina, este nome foi escolhido para deixar claro que esta versão é especial, são nada menos do que 1.100 cavalos de potência, peso reduzido, além de diversas melhorias mecânicas e aerodinâmicas exclusivas para obter um objetivo único, o nível máximo de desempenho possível.
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Recorde em Nurburgring e Lagunda Seca
Os primeiros dados já nos mostram que a Porsche mais uma vez conseguiu se superar, o Taycan GT Turbo em sua versão pré-produção conseguiu cravar no famoso circuito de 22 km em Nurburgring o tempo de 7:07.55min, sendo nada menos do que 26 segundos mais veloz que sua versão normal, batendo o recorde para a categoria. Outro feito foi na pista de Laguna Seca, California, onde o Taycan Turbo GT marcou o tempo de 1:27.87min, cravando o recorde do circuito como o elétrico de produção mais veloz que já andou lá, superado o tempo anterior em 30 segundos.
Assista abaixo ao vídeo do Taycan Turbo GT em Nurburgring:
Usina elétrica com 4 rodas
O motor do Taycan pode ser considerado uma usina elétrica, despejando por padrão 580 KW, porém há alguns modos “temporários” que entrega ainda mais força, quando o modo Launch Control é acionado a potência salta para 760 kw, alcançando até 815 kw em picos de 2 segundos de aceleração, o que segundo a Porsche equivalem a mais de 1100 cavalos de potência e 134 kgfm de torque.
Na pratica, esta usina elétrica empurra o Porsche Taycan Turbo GT de 0 a 100 km/h em apenas 2.2 segundos, tempo quase no mesmo padrão de um carro de Fórmula 1. Nesta mesma pegada, o Taycan GT alcança os 200 km/h em apenas 6.4 segundos, cerca de 1.3 segundos mais veloz do que o Taycan Turbo S normal.
A velocidade máxima do Taycan Turbo GT também chama atenção, podendo ir até os 305 km/h, uma marca impressionante para um carro 100% elétrico, lembrando que a versão normal do Taycan não passa dos 290 km/h.
O legal é que mesmo com todo este desempenho o Taycan Turbo GT consegue ser um carro funcional para o dia a dia, tem autonomia para rodar até 555 km com uma carga completa, claro, isso em condições normais de velocidade.
Menos é mais
Para completar a Porsche ainda refez a carroceria do Taycan Turbo GT, aplicando diversas partes em fibra de carbono CFRP e alumínio, o peso total foi reduzido em 75 kg comparado com a versão normal, a Porsche aplicou fibra de carbono em diversas partes sutis, como no revestimento da coluna “B”, nos retrovisores, nos spoilers, nas saias laterais e no aerofólio, inclusive os bancos também são em carbono, tudo que poderia ser feito para reduzir o peso foi feito, a Porsche até retirou os amortecedores e o sistema elétrico de abertura do porta-malas para alivar o peso.
A suspensão é ativa, ou seja, ajusta sua altura e o amortecimento de acordo com a necessidade e o modo de condução escolhido, os freios são maiores do que o comum para o Taycan, além de serem em cerâmica e carbono possuem novas pinças 2kg mais leves. Na carroceria as tomadas de ar, o assoalho e o spoiler traseiro também são novidades.
Quando equipado com o pacote opcional “Weissach” o carro traz ainda gaiola de proteção turbular no interior.
Preço
O Porsche Taycan Turbo GT será ofertado em duas versões a “normal” ou com o pacote “Weissach”, seu preço também condiz com o desempenho surreal, partirá de 240.000 euros, algo em torno de R$ 1.2 milhões, isso sem contar os impostos de importação, caso você esteja pensando em colocar um deste em sua garagem.
Fonte e mais fotos: Netcarshow.com