Problema eletrônico tira Jaime Melo da etapa da ALMS em Lakeville

Texto: Luciano Monteiro – Fotos: Regis Lefebure

O brasileiro Jaime Melo e seu parceiro finlandês Toni Vilander viveram altos e baixos neste sábado (9 de julho), na terceira etapa da American Le Mans Series. A dupla da Risi Competizione, que ocupava o último lugar no grid geral da corrida no Lime Rock Park, em Lakeville, empreendeu uma notável atuação de recuperação, que trouxe a expectativa da primeira vitória no ano, mas abandonou a disputa por conta de problemas eletrônicos na Ferrari F458 Italia número 62.

O último lugar no grid foi decorrência de um acidente entre Vilander e Bill Auberlen nos treinos livres da sexta-feira (8). A dupla ficou fora dos demais treinos e os mecânicos da Risi trabalharam até a metade da madrugada do sábado para o carro estar na pista pela manhã, no treino de aquecimento. “O trabalho de todos foi incrível, o carro tinha sofrido danos sérios, e no warm up estava tão competitivo quanto estava no treino, antes do incidente”, avalizou Melo.

Foi Vilander quem largou para cumprir o primeiro trecho da prova. De 31º no grid geral, já aparecia em 20º depois de duas voltas. Na quinta, era o 15º, nono entre os pilotos da classe GT. Um acidente envolvendo vários carros depois de 20 minutos de corrida tirou da disputa três dos carros da GT. Em menos de uma hora de corrida, o finlandês já figurava em terceiro lugar na categoria com o carro que fora praticamente reconstruído depois do acidente na véspera.

A corrida chegava aos 56 minutos – a duração total foi de duas horas e 45 minutos – quando a Risi Competizione aproveitou a primeira intervenção do safety car para alterar sua estratégia. Vilander passou o comando do carro a Melo, que já havia recuperado o terceiro lugar da GT quando teve de procurar o caminho dos pits com problemas na ignição do carro. Sem ter identificado a causa do problema, a equipe texana confirmou a retirada de seu carro da disputa.

“Claro que estamos desapontados, e bastante, mas não posso dizer que seja uma surpresa completa para nós. Temos enfrentado dificuldades com a parte eletrônica do carro”, lamentou Melo. “A gente tinha se preparado para uma corrida bem difícil contra duas BMW, dois Corvette e dois Porsche, e no fim estava só contra uma BMW e um Porsche. Eu tenho certeza que a gente teria ido ao pódio, talvez numa posição melhor que o terceiro lugar”, acrescentou.

O brasileiro destacou a estratégia de uso dos pneus Michelin durante as quase três horas de corrida. “Nossa estratégia estava funcionando muito bem, e a gente estava firme indo para o fim da corrida. O mais importante neste momento é que eu tenho de agradecer muito, muito mesmo, o Toni. O trabalho dele para levar o nosso carro lá para a frente foi simplesmente fantástico”, finalizou Melo. A quarta etapa, no dia 24, será na pista canadense de Mosport.

O resultado final da categoria GT na corrida deste sábado em Lakeville foi o seguinte:

1º) Dirk Mueller/Joey Hand (ALE/EUA)
BMW Motorsport, BMW M3 GT, 176 voltas

2º) Jörg Bergmeister/Patrick Long (ALE/EUA)
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, a 20s387

3º) Wolf Henzler/Bryan Sellers (ALE/EUA)
Team Falken Tire, Porsche 911 GT3 RSR, a 2 voltas

4º) David Murry/Anthony Lazzaro (EUA/EUA)
Robertson Racing, Doran Ford GT, a 2 voltas

5º) Scott Sharp/Johannes van Overbeek (EUA/EUA/ALE)
Extreme Speed Motorsports, Ferrari F458 Italia, a 2 voltas

6º) Bryce Miller/Sascha Maassen (EUA/ALE)
Paul Miller Racing, Porsche 911 GT3 RSR, a 4 voltas

7º) Seth Neiman/Marco Holzer (EUA/AUT)
Flying Lizard Motorsports, Porsche 911 GT3 RSR, a 11 voltas

8º) Bill Auberlen/Dirk Werner (EUA/ALE)
BMW Motorsport, BMW M3 GT, a 13 voltas

9º) Olivier Beretta/Tommy Milner (MON/EUA)
Corvette Racing, Corvette C6 ZR1, a 15 voltas

10º) Oliver Gavin/Jan Magnussen (ING/DIN)
Corvette Racing, Corvette C6 ZR1, a 20 voltas

11º) Ed Brown/Guy Cosmo (EUA/EUA)
Extreme Speed Motorsports, Ferrari F458 Italia, a 23 voltas

12º) Bruno Junqueira/Cristiano da Matta (BRA/BRA)
Jaguar RSR, Jaguar XKR, a 27 voltas

NÃO COMPLETARAM
David Robertson/Andrea Robertson (EUA/EUA)
Robertson Racing, Doran Ford GT, a 60 voltas

Jaime Melo/Toni Vilander (BRA/FIN)
Risi Competizione, Ferrari F458 Italia, a 97 voltas

PJ Jones/Rocky Moran (EUA/EUA)
Jaguar RSR, Jaguar XKR, a 127 voltas

Equipe Encontracarros

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

9 minutos atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.