Depois de quase duas décadas sendo produzido no Brasil, um dos modelos mais vendidos na história do mercado nacional está chegando ao seu fim de vida. A Chevrolet encerra nessa quarta-feira (25 de julho de 2012), em São José dos Campos (SP), a produção do Corsa.
Acima a primeira geração do Corsa lançada no Brasil
A primeira geração do Corsa foi lançada no Brasil em 1994, causando uma verdadeira revolução no segmento de carros populares, a Chevrolet trazia para o Brasil o mesmo Corsa vendido na Europa, oferecendo conforto, espaço, acabamento interno e principalmente design a níveis bem acima do que os brasileiros na época estavam acostumados, principalmente frente aos concorrentes como Fiat Uno e Volkswagen Gol. O resultado disto é que poucos meses após seu lançamento o Chevrolet Corsa já estava se multiplicando aos milhares pelas ruas brasileiras, figurando entre os carros mais vendidos do Brasil.
Em 2002, a segunda e atual geração do Corsa chegou no Brasil, e assim como aconteceu com a primeira geração, também em conforme com o modelo europeu, era um carro totalmente novo em comparação ao antigo Corsa, oferecendo mais espaço interno, mais conforto, acabamento de bom nivél e uma lista bem mais recheada de equipamentos. Porém este Corsa não conseguiu alcançar o mesmo sucesso da primeira geração, principalmente por causa do Celta que havia chegado em 2001 e ocupou o lugar de modelo de entrada da GM no Brasil.
E com o passar dos anos, o Corsa permaneceu sem mudanças e começou a perder terreno para os concorrentes, frente a concorrentes como Gol, Palio Já que a Chevrolet, resolveu não lançar no Brasil a nova geração, lançada em 2006 na Europa, o modelo ficou ultrapassado e as vendas começaram a desabar. Com a chegada do Agile em 2010, a aposentadoria do Corsa era questão de tempo.
Porém o Corsa ganhará em breve um substituto, a Chevrolet prepara outubro, durante o Salão do Automóvel de SP, o lançamento do Onix. O compacto que está em fase final de testes, irá se posicionar entre o Celta e o Agile e terá como missão dar trabalho a modelos, como VW Gol e Fiat Palio, além de Renault Sandero,Ford Fiesta, Nissan March, Hyundai HB20 entre outros.
Atualmente o Corsa era vendido em versão única Maxx com motor 1.4 EconoFlex de 99 cv com gasolina e 105 cv com etanol, com preço de R$ 29.400, a GM estava fazendo promoções oferecendo o carro praticamente completo, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos entre outros itens.
Meriva e Zafira
O Corsa não foi o único veterano aposentado pela Chevrolet nessa semana. Também em São Jose dos Campos se encerrou a produção das minivans Meriva e Zafira, ambas foram substituídas pela Spin, que será montada na planta de São Caetano. Com isso a fábrica de São Jose passa a produzir apenas o sedan Classic e a picapce S10, correndo risco inclusive o risco de haverem várias demissões nesta fábrica da GM.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Faltou a última série do Motor FlexPower 1.8 (112/114 CV), que foi produzido em 2006 até Junho de 2007 e o meu é justamente, 2007/2008, quando saiu de linha para entrada do 1.4.
AH! O CORSA É UM CARRO TÃO BOM.