A Opel está recuperando um nome lendário para os brasileiros, o Monza. Renascido na forma de um coupé-esportivo conceitual, o modelo será mostrado oficialmente no próximo mês no Salão de Frankfurt e antecipa a linguagem de design dos futuros carros da Opel.
Definido pela Opel como uma visão de futuro para a marca, o novo Monza presta homenagem, ao Opel Monza Coupe, derivado do sedan Senator, que foi produzido na Europa entre os anos de 1978 e 1986 e não chegou a ser vendido no Brasil, era uma espécie de versão coupé da primeira geração do Monza.
Como todo protótipo o novo Monza tem um design futurista ao extremo, a exótica carroceria – é um misto de coupé com perua de asas de gaivota – certamente vai dividir opiniões. O carro mede 4.62 m de comprimento por apenas 1.31 m de altura e pode levar até 4 passageiros, note o desenho da traseira e das lanternas.
O que mais impressiona no protótipo que será mostrado em Frankfurt não é o seu visual dinâmico e charmoso, mas sim sua eletrônica sofisticada, o bólido conta com uma série de tecnologias inovadoras – que pelo menos por hora estão a milhas de distância dos modelos rua. A principal delas é o sistema de infotainment, ele transforma quase o painel inteiro em uma espécie de central multimídia, há uma tela de porta a porta formada por 18 projetores de LED, as funções podem ser controladas por botões no volante ou por comando de voz, ou seja tudo que o motorista precisar pode ser exibido no painel.
Os materiais usados também são inéditos, note o desenho diferenciado do painel, console central, bancos e até os pedais possuem formas inéditas.
De acordo com a marca o modelo está preparado para receber diversos tipos de motorização, o Monza Concept é um híbrido, ele conta com um bloco 1.0L tricilindrico turbo movido a Gás Natural, que funciona em conjunto com um motor elétrico, esse bloco deverá está presente na nova geração do Chevrolet Volt, prevista para chegar as ruas em 2015. A Opel não revelou a potência dos motores.
Para a decepção do saudosistas, o novo Monza é meramente conceitual, atolada em dividas esse definitivamente não é o momento ideal para um superesportivo da Opel. Porém algumas das linhas do Monza Concept estarão presente nos futuros carros da marca, como a nova geração do sedan Insignia – que deve ser lançado no próximo ano.