Depois de vários anos no mercado sem grandes alterações, um dos carros mais desejados do mundo acaba de ganhar uma nova geração, o Audi R8. Completamente reformulado o bólido alemão será mostrado no Salão de Genebra em março. Rival de máquinas como Lamborghini Huracan e Ferrari 488 Italia e Mercedes AMG GT, o R8 2015 conta com um bloco V10 5.2L litros calibrado para render nada menos do que 610 CV de potência.
Visualmente o R8 2016 traz um design arrojado e futurista, porém que no geral manteve a identidade visual da primeira geração lançada em 2007, o novo estilo traz o atual padrão design da Audi, já visto em outros lançamentos como o Audi TT 2015. Repare nos belos faróis Full-LEDs ele usam a mesma tecnologia utilizada nos protótipos de Le Mans da Audi, alguns componentes da carroceria são feitos em fibra de carbono. Apesar de não parecer a carroceria foi totalmente redesenhada.
Sob o capo o novo R8 vai trazer uma obra de arte, ele conta com o mesmo bloco V10 do Lamborghini Huracan, esse bloco será oferecido em duas versões, e traz com uma caixa de câmbio automatizada S Tronic de 7 velocidades, a tração continua sendo integral nas quatro rodas, distribuída pelo sistema quattro. o torque se adapta de acordo com a situação , sendo que pode ser transferida até totalmente para o eixo dianteiro ou traseiro.
Além de ser mais poderoso, o Novo R8 traz uma série de evoluções em relação ao seu antecessor, a começar pelo peso que foi reduzido em cerca de 50 kg, agora ele pesa apenas 1,454 kg.
O interior também é tirar o fôlego, os designers da Audi resolveram criar uma cabine com arquitetura arrojada porém ao mesmo minimalista, praticamente o motorista tem todas as informações e comandos concentrado no volante, destaque também para o painel que ao invés dos mostradores tradicionais conta com uma tela de TFT.
A versão “normal” trará o V10 com 540 cv enquanto a versão R8 Plus, contará com 610 cv. Em matéria de desempenho, o Novo Audi R8 não fica devendo em nada para os seus rivais italianos, na versão top de linha chamada de Plus, ele vai de 0 a 100 km/h em meros 3.2 segundos e voa ate os 330 quilômetros por hora de velocidade máxima, uma verdadeira máquina de devorar o asfalto.
Futuramente a Audi pretendente lançar ainda uma versão elétrica chamada de E-tron.
Este novo R8 perdeu o motor V8 que equipava a versão de entrada, e o câmbio manual de seis marchas, com alavanca e a tradicional grelha.
Bem as vendas do R8 2016 começam na Europa na metade do ano, a montadora alemã já divulgou os preços: o R8 V10 sairá por 165.000 euros, já a versão R8 Plus custará 184.400, seu preço no Brasil deve ficar próximo dos R$ 1 milhão.