foto: Theo Ribeiro / Photoarena
Com muita regularidade, a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad venceu a edição 2010 do Rally dos Sertões, competição off road mais tradicional, difícil e famosa do automobilismo brasileiro e uma das mais importantes deste tipo no mundo. Esse foi o terceiro campeonato de Spinelli, que neste ano correu com uma Mitsubishi L200 Triton RS Flex, carro que também entrou para a história do rali, sendo que em 18 edições da competição, essa foi a primeira vez que um carro movido a etanol venceu. Apesar da dupla ter vencido apenas duas da 10 especiais da competição, os pilotos da equipe Old Boys souberam ser consistente, em oito etapas eles estiveram entre os cinco primeiros, por isso conseguiram vencer a prova após um tempo total de 25h39m39s.
Acima a Mitsubishi L200 Evo de Klever Kolber e Flávio França, segundo colocado no rali
foto: Photoarena
O brasileiro Klever Kolberg junto com seu navegador Flávio França, que ao longo dos 10 dias de rali protagonizaram um belo duelo pela primeira posição com a dupla vencedora, porém acabaram chegando em segundo na categoria carros, com uma Mitsubishi L200 Evo Flex (foto acima), já a dupla Pablo Nobre e Luiz Carlos Palu terminaram em terceiro com um BMW X3.
Sobral-Fortaleza, a decisão do rali …
Na última etapa do Sertões, Spinelli e Haddad foram o quinto colocado. Já Kolberg e Flávio tiveram um resultado extremamente decepcionante, a dupla levou muito tempo para percorrer os 107 km que separam as cidades de Sobral e Fortaleza e acabaram terminando somente no 13 lugar. A vitória na etapa acabou ficando com a L200 Evo de Jean Azevedo e Emerson Cavassin, que completam a 10° etapa com o tempo de 1h15m21s1. Com isto Guilherme Spinelli e Youssef Haddad ficaram com o título do rali.
Outro fato que marcou a última etapa do Rally dos Sertões, foi a quebra da dupla cearense, Riamburgo Ximenes e Stanger Eler, eles iriam terminar na segunda posição nos carros, mas uma mangueira que liga o turbo ao motor do Mitsubishi L200 Evo se rompeu, e a dupla caiu para o 7° lugar.
Com um Ford F400 o trio Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca foram os vencedores nos caminhões
foto: Photoarena
Caminhões:
Na categoria caminhões a vitória ficou com os irmãos Cassol ambos pilotos da equipe Território 4X4 e com caminhões Ford. Marcos Cassol junto com Rodrigo Mello e Davi Fonseca levaram a melhor e conquistaram o título com um caminhão Ford F-400, seguido pelo seu irmão Vanderlei Cassol que junto com Lelio Carneiro e Henrique Oliveira formam o trio que ficou na segunda posição na categoria.
A Ford dominou a competição, o terceiro lugar que ficou com o trio Felício Bragante, Ricardo Costa e Nelson Corder também a bordo de um Ford F-400. Dos 10 primeiros colocados, oito correram com um caminhão desenvolvido pela montadora americana.
O espanhol Mar Coma, mais uma vez imbatível nas motos
foto: PhtoArena
Motos:
Na categoria motos a vitória ficou com nada menos do que Marc Coma, que é considerado o melhor piloto off road de motos do mundo, bi-campeão do Paris Dakar. Com exceção da última etapa que Coma chegou em 10°, com sua KTM 690, o espanhol dominou a competição, em 9 das 10 provas ele esteve entre os três primeiros colocados.
O brasileiro Felipe Zanol, estreou muito no Rali dos Sertões terminando em segundo nas motos
foto: Photoarena / Stefan Susemihl
Resultado fantástico também do brasileiro Felipe Zanol, que na sua primeira participação no Rali Sertões ficou com o segundo lugar com a sua Honda 450, Felipe teve um ótimo desempenho no rali, venceu 5 das 10 etapas e terminou a apenas 20 minutos do primeiro colocado.
Já o terceiro lugar foi para o polonês Kuba Przygonski também com pilotando um KTM 690.
O polonês Rafal Sonik venceu nos Quadricíclos
foto: Theo Ribeiro / Photoarena
Quadricíclos:
Já na desafiadora categoria do quadris que neste ano contou com 15 inscritos, foi vencida pelo polonês Rafal Sonik que com um quadricíclo Yamaha 900, conseguiu seu primeiro título nos Sertões. O brasileiro Francinei Souza completou em segundo com um Yamaha 700, seguido por Sergio Klaumann que terminou em terceiro pilotando uma Honda 700.
O Rally dos Sertões…
Ao todo 112 veículos completaram o Rally dos Sertões 2010, uma das competições mais difíceis do automobilismo mundial que neste ano contou com a participação de pilotos de 12 países. De Goiânia a Fortaleza, durante 10 dias foram percorridas uma distância de 4,486 quilômetros (É a segundo maior rali do mundo em extensão, perdendo apenas para o Dakar). Confira os 10 primeiros de todas as categorias:
Confira o acumulado geral dos carros
1º) Guilherme Spinelli /Youssef Haddad – (Mitsubishi) – 25h39min39s0
2º) Klever Kolberg/Flavio Marinho de França – (Mitsubishi) – 25h54min58s2
3º) Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW) – 26h20min21s6
4º) Cristian Baumgart/Beco Andreotti – (Mitsubishi) – 26h50min27s9
5º) João Antonio Franciosi/ Rafael Capoani – (Sherpa) – 26h57min44s6
6º) Luiz Facco/Silvio Deusdara – (Mitsubishi) – 27h53min34s0
7º) Riamburgo Ximenes /Stanger Welerson Eler – (Mitsubishi) 28h05min07s9
8º) Jean Azevedo/ Emerson Cavassin – (Mitsubishi L200 EVO) – 28h12min05s6
9º) Richard Vanders/ José Spacassassi – (Sherpa V2) – 28h38min32s1
10º) Reinaldo Varela/ Eduardo Bampi – (Mitsubishi Pajero Full) – 29h02min52s0.
Veja o resultado extra-oficial acumulado dos caminhões
1º – Marcos Cassol/Rodrigo Mello/Davi Fonseca (Ford F4000) – 27h55min44s1
2º – Vanderlei Cassol/Lelio Carneiro/Henrique Oliveira (Ford F4000) – 30h03min52s1
3º – Felicio Bragante/Ricardo Costa/Nelson Corder (Ford F4000) – 30h49min20s8
4º – Kenner Santos Garcia/Ronie Von Silva (Ford F250) – 32h41min19s6
5º – Ulysses Marinzeck/Cesar Botas/Adriano Silva (Ford Cargo 1722) – 32h47min51s1
6º – Guido Salvini/Weidner Moreira/Fernando Chwaigert (Mercedes Benz Atego 1725) – 33h38min40s6
7º – Luciana Bragante/Roberlena Moraes/Carla Martin (Ford F4000) – 37h00min18s6
8º – Edu Piano/Solon Mendes/Marcos Alves (Ford Cargo 1722 4×4) – 39h44min58s2
9º – Amable Barrasa /Marcos Macedo (Ford F4000)- 42h48min50s8
10º – André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto (Mercedes Benz Atego) – 42h49min28s5
Veja o resultado final da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões (categoria motos):
1º – Marc Coma (ESP) – KTM 690 – 25h52min42s3
2º – Felipe Zanol (BRA) – Honda 450 – 26h10min07s8
3º – Kuba Przygonski (POL) – KTM 690 – 26h32min26s8
4º – David Casteu (FRA) – Sherco Rally 450 – 26h44min00s1
5º – Dário Souza (BRA) – Honda 450 – 26h49min08s3
6º – Jacek Czachor (POL) – KTM 690 – 27h40min39s0
7º – Guto Klaumann (BRA) – Yamaha 450 – 27h58min59s2
8º – Ramon Sacilotti (BRA) – Yamaha 450 – 28h36min02s7
9º – Ramon Volkart (BRA) – BMW 450 – 28h59min01s3
10º – Norton Lopes (BRA) – Honda 450 – 29h15min44s2
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.