As picapes do Grupo Stellantis são um verdadeiro sucesso no Brasil, a Fiat Strada vem disputando o posto de carro mais vendido no país, enquanto a Fiat Toro desde o seu lançamento já vendeu mais de 300.000, superando com folga as rivais mais caras, exemplares das picapes RAM têm atualmente fila de espera que superam mais de seis meses no Brasil, mesmo alguns modelos como a RAM 1500 custando na casa de R$ 500.000. Sabendo disso, a Stellantis prepara uma nova picape RAM feita exclusivamente para o Brasil, o modelo que oficialmente ainda não tem nome definido (vem sendo chamada de RAM 1200 ou RAM Dakota), já começou a rodar nessa última semana com sua carroceria definitiva, o que indica que o projeto já está bastante avançado.
Índice desta matéria
A expectativa é que a inédita RAM 1200, seja revelada oficialmente no final do próximo ano (2023) e chegue às ruas do Brasil nos primeiros meses de 2024.
Este é sem duvidas um dos lançamentos mais importantes do grupo Stellantis para o Brasil nos próximos anos, a missão da nova picape será se posicionar entre a Fiat Toro e a RAM 1500, brigando diretamente com picapes médias como Toyota Hillux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, modelos que tem um amplo volume de vendas.
Projeção: Ram 1200 2024/Kdesign.ag
Ao contrário de outros produtos da RAM, a 1200 (ou Dakota) será produzida no Brasil no estado do Pernambuco. Desde o inicio desse ano, a 1200 vem rodando em testes utilizando a carroceria da Fiat Toro, porém a partir dessa última semana, a picape passou a rodar com sua carroceria definitiva.
Como mostram os flagras feitos pelos site BFMS, a RAM 1200 2024, ainda usa uma pesada camuflagem, portanto é difícil ter uma ideia de como será o visual final do modelo. Só poderemos ter uma ideia do visual, daqui há alguns meses, quando a pick up passar a ser testada com camuflagem mais leve, zebrada, algo que deve ocorrer apenas em meados do próximo ano.
Segundo informações do site AutosSegredos, o visual da nova picape Stellantis será inspirado na picape RAM 1500, a dianteira terá grade semelhante a vista nesse modelo norte americano.
Repare que o protótipo da 1200, embora esteja rodando já com sua carroceria definitiva, ainda utiliza parte de outros carros da Stellantis, como os faróis redondos que são do Jeep Renegade, na projeção acima é possível ter uma noção do que esperar da nova picape brasileira.
Uma característica que chama atenção nos flagras feitos essa semana, é o tamanho da RAM 1200, ela aparenta ser maior do que a Fiat Toro, inicialmente era esperado que ambos modelos tivessem dimensões próximas. Possivelmente o comprimento da 1200, deve ficar acima dos 5 metros, enquanto a largura ficará entre 1.80 m e 1.85 metros.
A RAM 1200 será construída sobre a mesma plataforma do Jeep Compass e Jeep Renegade, chamada de Small Wide 4X4, portanto, terá chassi do tipo monobloco, igual a Fiat Toro, não será uma picape com chassi de longarinas, como é o caso da S10, Hilux e Ranger, a a própria RAM 1500, vale lembrar o uso de chassi com longarinas, torna a picape mais robusta e mais capaz de levar cargas pesadas.
A força do motor promete ser uma das característica positivas da RAM 1200 2024, a expectativa é de que o modelo conte com duas opções de propulsores, ambas com mais de 200 CV de potência, a previsão é de que a picape seja equipada com o novo motor 2.0L turbo, quatro cilindros flex, que vai estrear na linha 2024 do Jeep Compass, esse bloco deve ter entre 240 e 250 cv de potência.
Para quem prefira picapes com motor a diesel, a Stellantis vai oferecer o também novo, bloco 2.2L quatro cilindros turbo diesel, que assim como o motor a gasolina, deve possuir mais de 200 CV e torque na casa dos 40 kgfm, características similares ao conjunto diesel das picapes como S10, Ranger e Hilux.
O câmbio será automático de seis marchas nas versões flex, ou automático de 9 marchas nas versões diesel, assim como a tração, que será 4×2 dianteira nas versões bi-combustível e 4×4 nas configurações diesel.
Em termos de preços, esperamos que a RAM 1200 custe algo próximo entre R$ 220.000 e R$ 270.000, ou seja custará mais caro que a Toro e mais barata dos que as picapes tradicionais, como Hilux e S10, que hoje saem em média por R$ 250.000 a R$ 320.000.
Fontes:
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.