A RAM Trucks, divisão de picapes da Chrysler, começou a vender essa semana nos EUA, a linha 2013 do seu modelos de entrada, a RAM 1500. O pick up que foi exibida em abril no Salão de NY, ganhou uma série de melhorias, tanto visuais, quanto mecânicas.
Não é difícil entender porque as picapes da RAM, estão entre as mais desejadas dos EUA, os modelos da marca tem um visual bastante agressivo e imponente e esbanjam robustez. As linhas clássicas como a enorme grade dianteira cromada, e o desenho dos faróis, permaneceram os mesmos estilo clássico, presente praticamente desde a primeira geração, recebendo apenas pequenos retoques na linha 2013, os faróis receberam novas luzes, a grade foi ficou maior e ganhou novos contornos, e o para-choque também foi remodelado.
As lanternas traseiras também são novidades, assim como os retrovisores.
A principal novidades na linha 2013 da RAM 1500 é a adoção do motor V6 PentaStar, bloco que vem sendo adotado em praticamente todos os modelos da Chrysler, entre eles o sedan 300C e o Grand Cherokee, possui injeção direta de gasolina e é mais econômico que os motores anteriores.
Graças ao novo motor e a uma nova caixa de câmbio de oito velocidades, o modelo ficou bem mais potente e econômico, a potência de 215 CV, do antigo V6 3.7L, subiu para 305 CV, já o consumo que mal passava de 6 km/l, passou a ser de 7.2 km por litro na cidade e de 10.2 km/l na estrada.
Para os que querem uma versão ainda mais potente, a RAM continuará ainda oferecendo para a 1500, o poderoso e tradicional motor 5.7 HEMI V8 de 390 CV de potência.
Por dentro a RAM 1500 também traz algumas novidades, cluster e painel ganharam um design mais limpo e sofisticado além de alguns novos equipamentos de série, destaque para a nova central multimídia com tela LCD de 8 polegadas e comando de voz.
Outro destaque do modelo continua sendo a sua versatilidade, ao todo serão 10 versões de acabamento, da ST, que é a mais de simples que e foi projetada para frotista a top de linha Limited, destaque ainda para as versões Big Horn, que faz sucesso entre os fazendeiros e Outdoorsman, que foi desenvolvido para os praticantes da caça (foto acima).
Por enquanto a Chrysler não tem planos de vender a RAM 1500 no Brasil, atualmente a marca comercializar por aqui, apenas a RAM 2500 Laramie, irmã maior da 1500, lançada no começo do ano ela é a maior e mais potente picape à venda no mercado brasileiro, a má noticias é que a grandalhona custa a bagatela de R$ 169,900.
Uma resposta
Grandes máquina sao para grandes pulsos. Sou amante da marca, tenho um dodge durango 4.7 mesmo destruído agora mas sao grandes máquinas e nao há duvidas. Estou a me preparar para comprar o durango 2013