Além da nova geração da RAM 2500 lançada no Brasil neste mês (leia sobre ela aqui), outra novidade que a RAM irá lançar no Brasil nos próximos meses é a aguardada RAM 1500, uma versão menor e mais barata, o modelo inclusive já roda em testes em estradas brasileiras e deve chegar as lojas até o começo de 2020. A RAM 1500 basicamente oferece tudo que sua irmã maior 2500 oferece, porém de uma forma mais viável e menos exagerada, por exemplo, suas dimensões são mais compactas, o motor é menos potente, e o peso mais leve, alias devido ao peso mais baixo, qualquer motorista com carteira categoria “B” pode guia-lá, enquanto a 2500 é considerada um caminhão no Brasil e exige habilitação categoria “C”.
Índice desta matéria
Lembrando que esta será a primeira vez que a RAM 1500 será vendida no Brasil por importação oficial. O modelo terá uma missão importante no Brasil, transformar a RAM (divisão de picape do Grupo FCA) em uma marca mais conhecida no país, o modelo vai criar um segmento inédito no mercado brasileiro, se posicionando acima das picapes médias mais vendidas como Toyota Hilux, VW Amarok, Ford Ranger e Chevrolet S10, encarando as versões mais caras à diesel destes modelos.
Na pratica a RAM 1500 ocupará um segmento de pick-ups abandonado pelas montadoras no Brasil, uma categoria que no passado já foi ocupado pelas saudosas Chevrolet D20 e Ford F-1000 lá na década de 1990, além da Chevrolet Silverado que habitou no mercado brasileiro de 1997 a 2001, e pela Ford F250, vendida no Brasil de 1998 a 2011. Mas analisando de uma forma realista, a RAM 1500 será o único modelo nesta categoria, as rivais Ford e Chevrolet, por enquanto não tem planos de trazer seus modelos de volta ao país.
Apesar de ser menor que a 2500, as dimensões da RAM 1500 são bem maiores do que as picapes médias brasileiras, ela tem 2.08 m de largura, o comprimento é de longos 6.14 metros, a altura é de 1.97 metros, a distância entre-eixos também chama a atenção, são 3.90 m (dentro da distância de um eixo ao outro da RAM 1500 cabe um Chevrolet Onix), enquanto a caçamba da RAM 1500 tem 1.93 m de comprimento por 54 cm de altura.
Só para efeito de comparação, se comparamos a RAM 1500 com as picapes menores, a Toyota Hilux tem 5.31 m de comprimento (83 cm menor), 1.85 m de largura (23 cm menor), 1.81 m de altura (12 cm menor) e 3.08 m de entre-eixos (72 cm menor), e a caçamba mede 1.57 m (é 36 cm menor). Na pratica a maior diferença está na cabine, que tem um espaço muito maior no banco traseiro e na largura, além da caçamba quase 40 cm maior.
Ao contrário da RAM 2500 que é oferecida por salgados R$ 290 mil, a versão 1500 terá preço mais acessível, ainda não há nada oficial em relação aos valores, porém podemos estipular que fique na faixa dos R$ 240 mil, algo em torno de R$ 30.000 a R$ 40.000 mais caro que as versões tops da picapes média comuns, por exemplo a Toyota Hilux GR-S atualmente já beira os R$ 215 mil, e a Chevrolet S10 na versão High Country já beira os R$ 200 mil.
Apresentado nos EUA no final do ano passado (2018 ) a Nova RAM 1500 é um modelo bastante novo, ela começou a ser vendida no mercado norte americano há poucos meses, e traz uma série de evoluções em relações a geração anterior, além de um chassi mais leve e resistente e uma carroceria completamente redesenhada.
Visualmente a RAM 1500 2020 manteve a identidade visual clássica das picapes da RAM porém adotou traço mais modernos e chamativos, a atualização inclui novos e menores faróis Full LEDs, uma nova grade cromada mais envolvente que se integra aos faróis, novos para-choques mais envolventes, além de novas rodas são aro 18 ou 20 com acabamento cromado, as chapas laterais dos para-lamas, da cabine e da caçamba também são novas, assim como a tampa da caçamba e as lanternas traseiras.
Embora menor do que a 2500 a Nova Ram 1500 2020 é igualmente robusta e poderoso, com seu tamanho se aproximando dos 6 metros, ela é praticamente um caminhão em formato de picape. Apesar disso o modelo é bem ágil, graças ao seu valente motor V6 3.0L Turbo diesel.
A RAM que virá ao Brasil em 2020 já será equipada com a nova e mais eficiente geração de motores diesel, o bloco chamado de EcoDiesel na verdade é de origem italiana, este bloco está sendo produzido na fábrica do grupo Fiat na Itália. Ele é um V6 turbo diesel com 3.0 litros, capaz de entregar 263 cv de potência a 3600 rpm, porém o que mais chama atenção é o torque de 66.2 kgfm a 1600 giros, ele também poderá contar com o sistema híbrido leve com alternador separado de 48v, que ajudará ao motor a economizar combustível. A RAM 1500 terá câmbio automático de 8 marchas e tração 4×4.
Este motor diesel 3.0 V6 diesel, ainda não está sendo vendido nem mesmo nos EUA, a novidade estreará no mercado americano no final de 2019, já na linha 2020 da RAM 1500.
Junto com o visual anabolizado e o potente motor diesel, o principal destaque da RAM 1500 2020 fica por conta da sua cabine, que esbanja espaço e conforto, o acabamento e os equipamentos de série são capazes de fazer inveja a muitos sedans de luxo, a lista inclui itens como sistema de som Harman Kardon com 19 alto falante, carregador wireless para smartphones, painel de instrumentos com display digital de 7 polegadas, aviso de mudança de faixa, câmeras traseiras com sensor de pontos cegos, ar condicionado digital com duas zonas de temperaturas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento para os bancos dianteiros e também para os traseiros, pedais com ajustes elétricos de posição, memória para os ajustes dos banco do motorista espelhos retrovisores e pedais, além do sistema multi-mídia com uma generosa tela de 12 polegadas (que lembra um tablet) ela pode exibir duas funções ao mesmo tempo, funcionando com o sistema multi-mídia e também permitir os comandos do carro como ar-condicionado, ajustes dos bancos.
A lista de itens ainda conta com Full LED, rodas aro 20 e acabamento externo com detalhes cromados. Nos EUA ela dispõe até mesmo de teto solar panorâmico como opcional, além da suspensão do tipo pneumática, capaz de alterar a altura livre do solo em quatro níveis.
Por enquanto a RAM não anunciou quais versões, ou qual versão virá para o Brasil, porém a mais cotada é quase top Laramie Long Horn, abaixo dela só a versão Limited.
Enfim, estilosa, valente, luxuosa e muito bem equipada, a RAM 1500 chega para criar uma nova categoria no mercado brasileiro e reinar sozinha, uma alternativa mais sofisticada as picapes médias como Hilux, S10, Ranger e Amarok, porém por um preço mais em conta do que a famosa versão 2500 e sem necessidade de carteira do tipo C. Sem duvidas o modelo tem tudo para se tornar o mais vendido da Ram no Brasil deixando a marca mais conhecida no país, fazendo com que muitas pessoas que nunca sonharam em ter uma RAM na garagem pensarem na possibilidade, lembrando que por traz da RAM está a FCA, ou seja, o grupo Fiat, que tem acertado na estratégia de mercado com a Jeep no país, popularizando a marca.
O que definirá seu sucesso ou não, é o preço, caso custe mais de R$ 250 mil, a RAM 1500 está fadada a se tornar uma figura rara nas nossas ruas, assim como sua irmã maior. Vamos esperar.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.