Após uma série de ida e vindas finalmente a FCA está lançando no Brasil a RAM 1500 2022, inicialmente a picape chega ao país em pré-venda (nessa primeira fase apenas 100 exemplares serão trazidos para o Brasil), todas na configuração Rebel por impressionantes R$ 419.990. Apelidada pela marca de “Ferrari” da picapes (por incrível que pareça não pelo preço de superesportivo, mas sim pela sua motorização), a RAM 1500 chega ao Brasil trazendo como diferencial o poderoso V8 5.8L de 400 CV a gasolina.
Índice desta matéria
Além da motorização impressionante e do visual invocado que certamente vai chamar atenção nas ruas, outro diferencial é o fato da RAM 1500 Rebel pode ser dirigida por pessoas com carteira comum categoria “B”, ao contrário de sua irmã maior a Ram 2500, que é necessita habilitação “C” ou superior para ser pilotada por oficialmente ser considerada um caminhão no Brasil.
Mesmo sendo considerado um carro de passeio e muito menor que a irmã 2500, a RAM 1500 Rebel é maior do que todas as picapes produzidas no Brasil, ela mede 5.92 m de comprimento, por 2.08 m de largura e 2.01 m de altura, seu entre eixos é de impressionante 3.67 metros.
Sob o capô da RAM 1500 2022 está a grande polêmica do modelo, no Brasil ela virá equipada com um poderoso motor V8 5.7L HEMI a gasolina, capaz de debita nas 4 rodas impressionantes 400 CV de potência e 56.7 kgfm de torque, porém este motor bebe apenas gasolina.
Apesar dos quase seis metros de comprimento é de pesar mais de 2 toneladas e meia, graças a este motor gigante, a RAM 1500 tem um desempenho impressionante, deixa comendo poeira vários esportivos, segundo dados de fábrica vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.4 segundos e só não vai além dos 174 km/h, porque a velocidade máxima é limitada eletronicamente por questões de segurança. Ela será a única picape esportiva do Brasil.
Para tentar conter um pouco o alto consumo de gasolina deste V8 HEMI, este motor conta com algumas soluções como:
Desativação de até 4 dos 8 cilindros do motor, o sistema chamado MDS, fecha as válvulas de admissão e de escape e cortar a faísca das velas durante acelerações leves ou em velocidades de cruzeiro em estradas, ou seja, quando os 400 cv não são necessários. Este motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados.
Além disso, a grade frontal tem aletas dinâmicas que se abrem ou fecham de acordo com a necessidade, por exemplo, em partidas com o motor frio elas se fecham para ajudar o motor a aquecer mais rápido e diminuir o consumo. A grande dianteira só se abre quando realmente é necessário uma maior ventilação, diminuindo assim o arrasto aerodinâmico e o consumo de combustível.
No Brasil a RAM 1500 terá câmbio automático de oito marchas TorqueFlite com acionamento eletrônico, não há alavanca, as mudanças de marchas são feitas por um seletor giratório no painel localizado próximo ao volante.
Este câmbio chamado internamente pelo código de 8HP75, ajusta a relação de marchas de acordo com a necessidade, são mais de 40 mapas individuais para otimizar as trocas de marchas, visando desempenho, economia de combustível ou dirigibilidade fora de estrada.
Por falar em fora de estrada, a tração da RAM 1500 será 4×4 com opção de rodar 4×2 traseira, 4×4 ou 4×4 reduzida. O motorista escolherá o tipo de tração através de botões ao lado do seletor do câmbio no painel.
De acordo com a RAM, a 1500 Rabel 2022, terá a segunda maior capacidade de reboque do Brasil, podendo puxar até 5.062 kg, perdendo apenas para sua irmã maior, a RAM 2500, que tem motor diesel e puxa impressionantes 7.861 kg.
Porém a capacidade de carga na caçamba da RAM 1500 é pouca, fica em torno dos 610 kg, muito menor do que as picapes médias como S10, Hilux, Ranger que levam todas mais de 1000 kg. Essa baixa capacidade de carga da RAM 1500 se deve ao alto peso da carroceria e seus componentes como motor e câmbio que são gigantes, só para termos uma ideia, descarregada e sem passageiros a RAM 1500 já pesa pesados 2.610 kg.
Alias, a baixa capacidade de carga foi um dos motivos para a RAM 1500 não ter motor diesel no Brasil, já que pela nossa legislação todo veículo de passeio para usar motor diesel no país tem de ter capacidade de carga superior a 1000 kg, computando o peso dos passageiros e a carga.
Infelizmente a FCA não tem planos de trazer para o Brasil a versão diesel da RAM 1500, esta que nos EUA conta com o motor Ecodiesel de 3.0 V6 de 264 cv e 66.2 kgfm, o que certamente irá decepcionar muita gente fã da pick up.
O interior é outro ponto alto da picape norte-americana, como era de se esperar de um carro que custa na faixa dos R$ 400.000, a RAM 1500 Rebel virá de série muito bem equipada. Antes de falamos dos equipamentos de série, merece destaque a qualidade dos materiais na cabine, há muito couro nobre revestindo o painel e as portas. Seguindo a proposta das linhas externas, a arquitetura interna é relativamente sóbria, o painel tem estilo “quadradão”, porém a qualidade no acabamento é digna de um carro de luxo.
Há ainda diversos porta-objetos e compartimentos escondidos dentro da RAM 1500, como embaixo do banco traseiro e no assoalho, somando todos os compartimentos há um espaço de 151 litros dentro da cabine. Por exemplo, é possível guardar um notebook de 15 polegadas dentro do console central entre os bancos dianteiros, há ainda espaços no assoalho do banco traseiro que servem para armazenar chaves e ferramentas.
Há ainda no interior 9 saídas USB, sendo 4 do tipo “C” para carregamento de alta velocidade, além de duas tomadas de 115 volts.
E o espaço interno é impressionante, principalmente no banco traseiro, o piso plano garante que todos os ocupantes independente de onde esteja sentado tenha um espaço fora do comum para as pernas, o banco traseiro é como se fosse uma sofá de sala de estar.
A Ram 1500 Rabel 2022 vem de série equipada com teto solar panorâmico elétrico, algo inédito nas picapes do Brasil, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 12 posições, aquecimento em todos os bancos, ajustes elétricos de distância dos pedais, ar condicionado digital automático com duas zonas de temperatura.
Além da central multimídia UConnect que traz tela touchscreen gigante de 12 polegadas com GPS integrado, ela é posicionada em pé e tem conectividade total com smartphones, através de Android Auto e Apple Car. O quadro de instrumentos é digital colorido em TFT com 7 polegadas, há ainda carregador wireless para smartphones, além de freio estacionamento elétrico por botão, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, retrovisores com rebatimento elétrico, bancos em couro, volante multifuncional com aquecimento entre outras mordomias.
Outro destaque na lista de itens da RAM 1500 Rabel no Brasil é o pacote de segurança e condução automática, a pick up virá de fábrica com piloto automático inteligente adaptativo (que mantém a velocidade programa além de conservar uma distância segura do veículo à frente), frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem (a pick up faz pequenas correções no volante para se manter na estrada automaticamente), sistema de estacionamento semiautomático Park Assist que faz a manobra de estacionamento praticamente sozinho em vagas paralelas ou perpendiculares, o motorista tem apenas de acelerar e frear quando pedido.
Há ainda de série faróis totalmente em LED, faróis de neblina em LED, lanternas traseiras em LED, acendimento automático dos faróis, limpadores do para-brisa com acionamento automático entre outros itens como seis airbags, auxilio para partidas em ladeiras e freio a disco nas quatro rodas, controles de tração e de estabilidade, além controle de reboque que promete maior segurança quando for rebocar algum trailer ou carreta.
A difícil missão de estacionar a enorme RAM 1500 é facilitada por meio de câmeras posicionadas 360 graus ao redor da carroceria, as imagens destas câmeras são mostradas na tela de 12 polegadas no painel, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e caso você ainda ache dificuldade há um sistema de estacionamento automático.
Caso o cliente deseje, é possível adquirir a Ram 1500 Rebel 2022 com um pacote opcional chamado “Level II”, que adiciona itens como um sofisticado sistema de som Harman Kardon com 900 KW de potência e nada menos do que 19 alto-falantes. O kit opcional inclui ainda head-up display que projeta informações no para-brisa e sistema de cancelamentos de ruídos, o que aumenta o silencio na cabine, retrovisor interno com tela LCD que mostra a imagem da câmera de ré na traseira, além da caçamba multifuncional. Lembrando que as 100 primeiras unidades da RAM 1500 no Brasil, já virão com este kit opcional.
A Ram 1500 Rebel começou a ser vendido nessa última semana no Brasil, porém inicialmente apenas no regime de pré-venda, inicialmente a FCA trouxe um lote de 100 exemplares que será totalmente entregue aos seus compradores até abril do próximo ano. Além disso, a marca deve lançar no país uma outra versão da RAM 1500 mais “barata”.
Para quem pensa que pelo fato de vir com motor a gasolina e custar R$ 400 mil reais a RAM 1500 não iria vender bem, parece que aposta da FCA de tornar o modelo mais exclusivo, oferecendo uma lote inicial de apenas 100 unidades deu muito certo. Em apenas 48 horas após ter sido anunciado o lançamento, a FCA anunciou que já vendeu todos os 100 exemplares da RAM 1500 Rabel, o que significa que em 48 horas a FCA conseguiu faturar R$ 45 milhões de reais.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários