Foi apresentado nessa última terça-feira (07 de novembro) nos EUA uma pesada atualização para a RAM 1500, a picape rival de modelos como Chevrolet Silverado e Ford F-150, ganhou uma série de melhorias em sua linha 2025, mudanças que vão de um novo design externo a inédita opções de motores, passando pelo interior que está ainda mais luxuoso e tecnológico. Confira em detalhes a nova RAM 1500 2025.
Índice desta matéria
Visual atualizado
Logo de cara é possível perceber as mudanças no visual da RAM 1500 2025, a parruda picape está mais imponente e esportiva, a dianteira ostenta uma grade maior, novos para-choques mais envolventes e novos faróis Full-LED de série na versão Limited e superiores (lembrando que o acabamento e o desenho dianteiro varia de acordo com a versão), como opcionais há novos faróis adaptativos em LED (chamados de AFS) que podem ajustar sua luminosidade de acordo com o ambiente, sem ofuscar os demais motoristas.
Na laterais há novos frisos na parte inferior da carroceria e novas opções de rodas com aspecto esportivo, enquanto que na traseira o destaque fica por conta das novas lanternas, agora com desenho em “L” invertido, dotadas de lentes que invadem a tampa da caçamba e também se projetam para fora da carroceria.
Outra evolução é a nova tampa elétrica da caçamba, que pode ser aberta ou fechada de forma por um botão na chave, porém este novo conjunto traseiro não será para todas as versões, as configurações mais baratas terão um desenho mais tradicional e simples (foto abaixo).
Quando chega?
Esssas mudanças serão aplicadas na linha 2025 da RAM 1500 que começará a ser produzida lá em Michigan, EUA, a partir do primeiro quarto de 2024. Ainda não há previsão oficial de lançamento no Brasil, mas acreditamos que o modelo atualizado desembarcará no nosso país no segundo semestre de 2024. Um detalhe curioso é que apesar da RAM 1500 ser montada nos Estados Unidos, vários de seus componentes mecânicos, inclusive o motor Hurricane serão produzidos no México, mais precisamente na fábrica da Stellantis na cidade de Saltillo. Lembrando que a RAM já monta os modelos 2500 e 3500 lá no México.
Novos motores mais econômicos e menos poluentes
Apesar de chamar atenção, as mudanças no visual são apenas coadjuvantes. O grande destaque da RAM 1500 2025 fica por conta das novas e “exóticas” opções de motores. O famoso “bigblock” V8 americano, ainda amado por muita gente, infelizmente está entrando em extinção. Por uma série de fatores ou uso desse tipo de motor de grande cilindrada vem sendo repensado pela industria. Os dias das picapes com motores V8 a gasolina estão contados e a nova RAM 1500 da inicio a esta nova fase.
Sai o V8 entra o V6
A RAM 1500 2025 abandonou o bom e velho HEMI V8 de 5.7 litros em favor de blocos mais eficientes, menos polêmicos e também menos divertidos. Pela primeira vez não haverá mais a opção do V8, o motor básico da RAM será o 3.6 Pentastar V6, que desenvolve 305 CV de potência e 37.4 kgfm de torque.
Para quem busca algo mais potente, a RAM oferecerá duas outras opções de V6 mais fortes, os motores 3.0 Hurricane com turbina maiores, utilizado nos carros mais caros da Jeep como o Wagoneer e Grand Wagoneer, porém, como na RAM 1500 o uso será mais severo, este bloco contará com partes forjadas como virabreguim e bielas, haverá dois níveis de potencia: 420 CV ou 540 CV. Independente da motorização escolhida, o câmbio será sempre automático de oito velocidades, uma caixa chamada TorqueFlite e a tração 4×2 traseira ou 4×4.
A ideia da RAM foi reduzir o consumo de combustível em favor de oferecer algo mais racional e ecológico, sem comprometer a robustez da picape, de acordo com a fabricante, a capacidade máxima de reboque da RAM 1500 2025 na versão mais potente será de 11.580 libras, cerca de 5 toneladas e meio, apenas um pouco inferior ao modelo atual equipado com motor V8 HEMI, que pode rebocar até cerca de 5.780 kg.
RAM 1500 plugin híbrida
Outra novidade da RAM 1500 2025 é a inédita configuração “RAM 1500 Ramcharger”, trata-se de uma versão plugin híbrida que buscará ser um meio termo entre as opções V6 e a versão totalmente elétrica (RAM 1500 REV) que deve chegar ao mercado apenas em 2025.
Alias a RAM 1500 Ramcharge é construída sobre a mesma plataforma da RAM 1500 REV (versão totalmente elétrica), conta com uma potente bateria com capacidade de 70,8 KWh, que fornece autonomia para a pick up rodar 230 km no modo puramente elétrico. De acordo com a fabricante, esta capacidade permitirá ao dono da RAM Ramcharger rodar no dia a dia apenas no modo elétrico sem precisar de gasolina.
Acima o chassi especial da RAM 1500 Ramcharger com dois motores e uma mega bateria ao centroPara não perder a capacidade de ir além da cidade, o que é bastante comum se tratando de uma picape, o motor elétrico aqui trabalhará em conjunto com um bloco V6 a gasolina, permitindo a RAM Ramcharger ter a autonomia total para rodar mais de 1.100 km com um tanque cheio. Além disso, a RAM 1500 2025 Ramcharger tem maior capacidade de reboque em relação as demais versões V6 a gasolina, puxando 14,000 libras, cerca de 6.450 kg.
As picapes elétricas estão virado moda nos EUA e já conseguem ter autonomia semelhante a de uma caminhonete tradicional com motor a combustão, porém, quando são obrigadas a transportar uma carga muito pesada ou rebocar algo extremo como um barco ou pequeno trailer, sua autonomia despenca de modo considerável, a RAM 1500 Ramcharger busca também resolver esse problema das picapes elétricas.
Infelizmente, essa versão ainda vai demorar um bom tempo para chegar às ruas, a previsão é que a produção começe apenas no final de 2024. O preço ainda não foi divulgado, porém, deve ser consideravelmente maior em relação as versões V6 normais.
Interior da RAM 1500 2025
Por fim, merece destaque o novo interior da RAM 1500 2025, a picape estará disponível com uma ampla gama de acabamento: Tradesman, Big Horn/Lone Star, Laramie, Rebel, Limited Longhorn, Limited, além do inédito acabamento Tungsten, que passa a ocupar o posto de top de linha da 1500. A cabine da RAM 1500 2025 apresenta diversos upgrades em relação ao modelo atualmente nas lojas.
Os estofamentos dos bancos e os revestimentos do painel passam uma imagem mais premium e cara a picape, trazendo um toque mais aconchegante a cabine principalmente na nova versão Tungsten que tem novos bancos dianteiros. Há ainda um novo volante com mais botões, bancos dianteiros com até 24 opções de ajustes e um novo HUD display que projeta informações no para-brisa.
Outro diferencial na cabine é o novo quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas. Além do novo sistema multimídia agora com tela ainda maior com 14,5 polegadas, que roda o novo sistema operacional Uconnect 5. Pela primeira vez no segmento, a RAM conta com alto falantes posicionados no encosto dos bancos traseiros (foto acima).
Tela para o passageiro dianteiro
Outra exclusividade entre as picapes no mundo é uma terceira tela no painel com 10,25 polegadas destinada ao passageiro dianteiro, localizada acima do porta luvas, ela será uma espécie de tela para o co-piloto visando auxiliar ao motorista, permitindo ter acesso ao sistema de navegação, câmeras, além da conexão mais simples de smartphones ou mídias ao carro, é possivel plugar via HDMi um smartphone, tablet ou notebook, controlando estes dispositivos através desta tela.
Fonte Caranddriver