A gama de picapes da RAM no Brasil ficará maior a partir de setembro, a marca norte-americana começará a vender no país a RAM 1500 Classic, tratasse da 1500 antiga, de quarta geração (lançada em 2008), com preço estimado de R$ 350.000, a picape chega para ser uma opção mais barata em relação a modelos como a RAM 1500 Rebel e a RAM 2500 Laramie, ambas atualmente custam R$ 457.000.
Recentemente o grupo Stellantis publicou um vídeo teaser, antecipando um novo lançamento da marca RAM no Brasil, embora não tenha sido confirmado oficialmente, é praticamente certo que esse nova picape seja a RAM 1500 antiga, que será oferecida em sua configuração Classic. Já que desde o inicio desse ano, exemplares da RAM 1500 Classic estão rodando em testes no Brasil (foto abaixo), o que reforça o seu lançamento.
Foto: Marlos Ney Vidal/AutosSegredos, como mostra o flagra acima publicado no inicio do ano, a RAM 1500 Classic já está rodando em testes no Brasil
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Diferente da RAM 1500 Rebel que vem importada dos EUA, a RAM 1500 Classic será trazida do México, com isso se beneficiará do acordo de livre importação entre o Brasil e México, não pagando a carga tributária de importação, que pode elevar o preço de um veículo em até 30%.
Além de ser uma alternativa mais acessível em relação a 1500 Rebel, a 1500 Classic também tentará roubar clientes de picapes médias como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, modelos que hoje em dia, em suas versões mais caras já custam mais de R$ 300.000.
As picapes RAM, são conhecidas por terem visual clássico, mudando pouco entre as gerações e versões, os modelos são bastante parecidos entre si, com exceção da dianteira é difícil para os mais leigos, diferenciar a RAM 1500 de quarta geração (2008) do modelo de quinta geração lançado em 2019, porém apesar de não parecer, a 1500 Rebel traz praticamente tudo diferente da 1500 Classic.
Acima o teaser divulgado pela Stellantis no final do mês passado, apesar de não ter revelado o nome, tudo indica que seja a 1500 Classic
Antes de desistir de comprar sua Toyota Hilux ou Chevrolet S10 0km, e correr para reservar uma RAM 1500 Classic, aqui vai o grande “porém” desta picape norte-americana, ela usa motor a gasolina, daqueles que é melhor nem perguntar o consumo para não se assustar.
A RAM 1500 Classic 2022 chegará ao Brasil equipada apenas com clássico e poderoso, “bigblock” HEMI V8, 5.7 litros, capaz de desenvolver 395 CV de potência e torque de 55.9 kgfm. Essa força chegará às 4 rodas por meio de uma caixa de câmbio automática, feita pela fabricante alemã ZF, dotada de oito velocidades. A tração é 4×4.
Apesar da arquiterura do V8 HEMI da 1500 Classic ser a mesma do V8 HEMI da 1500 Rebel, há no modelo de 5° geração muito mais tecnologia embarcada. Principalmente para reduzir o consumo de combustível, inclusive o V8 da Rebel tem alguns cavalos a mais em relação a Classic.
De acordo com dados da RAM lá do México, a média combinada de consumo (cidade/estrada), fica em 7,5 km/l. Portanto podemos supor algo em torno de 5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.
Um dos principais diferenciais em relação as concorrentes é sua robustez, a picape tem uma capacidade de reboque impressionante de 4.500 kg, suficiente para puxar um pequeno barco, um trailer ou até mesmo um trator, é uma capacidade, cerca de 1 tonelada maior, em relação as picapes comuns no Brasil.
Em contrapartida, assim como acontece com a RAM 1500 Rebel, a capacidade de carga na caçamba é muito ruim, fica em apenas de 554 kg, ela leva menos do que a Fiat Strada (650 kg).
Um dos motivos da baixa capacidade de carga RAM 1500 Classic é o projeto da suspensão traseira, que é do tipo multi-link, favorece o conforto e a dirigibilidade, porém não aguenta muita carga em relação aos tradicionais feixes de molas, usado comumente em picapes e caminhões.
Interior da RAM 1500 Classic é conservador, porém bem equipado, painel conta com um multimídia mais simples do que a vista na RAM 1500 de quinta geração, enquanto o modelo mais novo tem uma tela maior que lembra um tablet a picape antiga tem tela de 8.4 polegadas.
Embora seja um modelo antigo, lançado em 2008 nos EUA e reestilizado em 2019, a RAM 1500 Classic 2022 tem uma cabine muito interessante, o acabamento é rico em detalhes, se posiciona em um patamar superior as picapes nacionais, a lista de equipamentos será inferior ao modelo de nova geração (1500 Rebel), porém superior as picapes médias do nosso mercado.
Inclui itens como ajuste elétrico para o banco do motorista e do passageiro, ar-condicionado automático digital, bancos em couro, central multimídia com tela touch de 8.4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, câmera e sensores de ré, porta-copos para os passageiros do banco de trás e console central gigante entre os bancos dianteiros, diversos porta objetos, rodas aro 20, há a possibilidade até mesmo da picape vir com teto solar elétrico.
Importante salientar que ao contrário da irmã mais nova a 1500 Rebel, o modelo Classic não traz itens de segurança como piloto automático ACC, frenagem automática, câmeras 360 graus e por ai vai.
A 1500 Classic poderá ser oferecida no Brasil com o kit Sport (foto acima), que inclui detalhes na cor preta na carroceria, como a grade, retrovisores além de rodas de liga leve também na cor preta.
Apesar da 1500 Classic ser a menor picape na família RAM, ela é muito maior em relação as picapes médias no Brasil, enquanto S10, Hilux e Ranger tem comprimento na casa dos 5.30 metros e distância entre eixos de 3 metros, a RAM 1500 Classic mede 5,80 metros, tem entre eixos tem 3.57 metros, largura de 2.02 metros, a altura também chama atenção são 1.94 metros.
É importante falarmos que a diferença no tamanho da Classic para as irmãs mais novas também é grande, a RAM 1500 Rebel mede 5.95 metros e tem distância entre eixos de 3.67 m (10 cm maior), enquanto a RAM 2500 tem 6.03 metros de comprimento e entre eixos de 3.80 metros.
Enfim a RAM 1500 Classic 2022 será uma ótima opção para quem busca algo mais exclusivo, maior e potente em relação as picapes médias do Brasil, como Toyota Hilux e Chevrolet S10, sem precisar desembolsar quase meio milhão pela RAM 1500 Rebel ou a 2500.
É verdade que a 1500 Classic está longe de ser uma pechincha, já é um projeto antigo e usa motor a gasolina. Porém certamente este modelo tem tudo para se tornar o mais vendido da marca, afinal a RAM é provavelmente a marca preferida dos fazendeiros brasileiros, e apesar dos seus modelos custarem um preço de um apartamento, há fila de espera para você comprar uma RAM no Brasil.
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