RAM

RAM 1500 Classic – Em detalhes a RAM mais “acessível” que chega ao Brasil em setembro por R$ 350.000

A gama de picapes da RAM no Brasil ficará maior a partir de setembro, a marca norte-americana começará a vender no país a RAM 1500 Classic, tratasse da 1500 antiga, de quarta geração (lançada em 2008), com preço estimado de R$ 350.000, a picape chega para ser uma opção mais barata em relação a modelos como a RAM 1500 Rebel e a RAM 2500 Laramie, ambas atualmente custam R$ 457.000.

Recentemente o grupo Stellantis publicou um vídeo teaser, antecipando um novo lançamento da marca RAM no Brasil, embora não tenha sido confirmado oficialmente, é praticamente certo que esse nova picape seja a RAM 1500 antiga, que será oferecida em sua configuração Classic. Já que desde o inicio desse ano, exemplares da RAM 1500 Classic estão rodando em testes no Brasil (foto abaixo), o que reforça o seu lançamento.

Foto: Marlos Ney Vidal/AutosSegredos, como mostra o flagra acima publicado no inicio do ano, a RAM 1500 Classic já está rodando em testes no Brasil

RAM 1500 Classic virá importada do México

Diferente da RAM 1500 Rebel que vem importada dos EUA, a RAM 1500 Classic será trazida do México, com isso se beneficiará do acordo de livre importação entre o Brasil e México, não pagando a carga tributária de importação, que pode elevar o preço de um veículo em até 30%.

Rival para Hilux, S10 e Ranger ?

Além de ser uma alternativa mais acessível em relação a 1500 Rebel, a 1500 Classic também tentará roubar clientes de picapes médias como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, modelos que hoje em dia, em suas versões mais caras já custam mais de R$ 300.000.

A Ram 1500 Classic é um modelo já antigo

As picapes RAM, são conhecidas por terem visual clássico, mudando pouco entre as gerações e versões, os modelos são bastante parecidos entre si, com exceção da dianteira é difícil para os mais leigos, diferenciar a RAM 1500 de quarta geração (2008) do modelo de quinta geração lançado em 2019, porém apesar de não parecer, a 1500 Rebel traz praticamente tudo diferente da 1500 Classic.

Acima o teaser divulgado pela Stellantis no final do mês passado, apesar de não ter revelado o nome, tudo indica que seja a 1500 Classic

Motor HEMI V8 a gasolina

Antes de desistir de comprar sua Toyota Hilux ou Chevrolet S10 0km, e correr para reservar uma RAM 1500 Classic, aqui vai o grande “porém” desta picape norte-americana, ela usa motor a gasolina, daqueles que é melhor nem perguntar o consumo para não se assustar.

A RAM 1500 Classic 2022 chegará ao Brasil equipada apenas com clássico e poderoso, “bigblock” HEMI V8, 5.7 litros, capaz de desenvolver 395 CV de potência e torque de 55.9 kgfm. Essa força chegará às 4 rodas por meio de uma caixa de câmbio automática, feita pela fabricante alemã ZF, dotada de oito velocidades. A tração é 4×4.

Apesar da arquiterura do V8 HEMI da 1500 Classic ser a mesma do V8 HEMI da 1500 Rebel, há no modelo de 5° geração muito mais tecnologia embarcada. Principalmente para reduzir o consumo de combustível, inclusive o V8 da Rebel tem alguns cavalos a mais em relação a Classic.

Qual é o consumo da RAM 1500 Classic?

De acordo com dados da RAM lá do México, a média combinada de consumo (cidade/estrada), fica em 7,5 km/l. Portanto podemos supor algo em torno de 5 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.

Capacidade de reboque e de carga

Um dos principais diferenciais em relação as concorrentes é sua robustez, a picape tem uma capacidade de reboque impressionante de 4.500 kg, suficiente para puxar um pequeno barco, um trailer ou até mesmo um trator, é uma capacidade, cerca de 1 tonelada maior, em relação as picapes comuns no Brasil.

Em contrapartida, assim como  acontece com a RAM 1500 Rebel, a capacidade de carga na caçamba é muito ruim, fica em apenas de 554 kg, ela leva menos do que a Fiat Strada (650 kg).

Suspensão traseira multi-link

Um dos motivos da baixa capacidade de carga RAM 1500 Classic é o projeto da suspensão traseira, que é do tipo multi-link, favorece o conforto e a dirigibilidade, porém não aguenta muita carga em relação aos tradicionais feixes de molas, usado comumente em picapes e caminhões.

Interior da RAM 1500 Classic

Interior da RAM 1500 Classic é conservador, porém bem equipado, painel conta com um multimídia mais simples do que a vista na RAM 1500 de quinta geração, enquanto o modelo mais novo tem uma tela maior que lembra um tablet a picape antiga tem tela de 8.4 polegadas.

Embora seja um modelo antigo, lançado em 2008 nos EUA e reestilizado em 2019, a RAM 1500 Classic 2022 tem uma cabine muito interessante, o acabamento é rico em detalhes, se posiciona em um patamar superior as picapes nacionais, a lista de equipamentos será inferior ao modelo de nova geração (1500 Rebel), porém superior as picapes médias do nosso mercado.

Inclui itens como ajuste elétrico para o banco do motorista e do passageiro, ar-condicionado automático digital, bancos em couro, central multimídia com tela touch de 8.4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, câmera e sensores de ré, porta-copos para os passageiros do banco de trás e console central gigante entre os bancos dianteiros, diversos porta objetos, rodas aro 20, há a possibilidade até mesmo da picape vir com teto solar elétrico.

Importante salientar que ao contrário da irmã mais nova a 1500 Rebel, o modelo Classic não traz itens de segurança como piloto automático ACC, frenagem automática, câmeras 360 graus e por ai vai.

Acima a RAM 1500 Classic com o kit Sport

A 1500 Classic poderá ser oferecida no Brasil com o kit Sport (foto acima), que inclui detalhes na cor preta na carroceria, como a grade, retrovisores além de rodas de liga leve também na cor preta.

Dimensões da RAM 1500 Classic

Apesar da 1500 Classic ser a menor picape na família RAM, ela é muito maior em relação as picapes médias no Brasil, enquanto S10, Hilux e Ranger tem comprimento na casa dos 5.30 metros e distância entre eixos de 3 metros, a RAM 1500 Classic mede 5,80 metros, tem entre eixos tem 3.57 metros, largura de 2.02 metros, a altura também chama atenção são 1.94 metros.

É importante falarmos que a diferença no tamanho da Classic para as irmãs mais novas também é grande, a RAM 1500 Rebel mede 5.95 metros e tem distância entre eixos de 3.67 m (10 cm maior), enquanto a RAM 2500 tem 6.03 metros de comprimento e entre eixos de 3.80 metros.

Analise

Enfim a RAM 1500 Classic 2022 será uma ótima opção para quem busca algo mais exclusivo, maior e potente em relação as picapes médias do Brasil, como Toyota Hilux e Chevrolet S10, sem precisar desembolsar quase meio milhão pela RAM 1500 Rebel ou a 2500.

É verdade que a 1500 Classic está longe de ser uma pechincha, já é um projeto antigo e usa motor a gasolina. Porém certamente este modelo tem tudo para se tornar o mais vendido da marca, afinal a RAM é provavelmente a marca preferida dos fazendeiros brasileiros, e apesar dos seus modelos custarem um preço de um apartamento, há fila de espera para você comprar uma RAM no Brasil.

 

Fonte: Stellantis

Fotos: Autofilou.at

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.