Está chegando agora em maio ao Brasil a Ram 1500 Limited 2023, tratasse da versão mais luxuosa do modelo 1500. Ela conta com uma série de equipamentos presentes apenas em carros de luxo, como sistema de som Harman Kardon com 19 alto falantes, além de um acabamento interno rico em detalhes, chama atenção também o visual mais elegante, o motor V8 de 400 cv a gasolina combinado com um sistema de tração 4×4 e suspensão a ar exclusivos, porém seu preço assusta, a 1500 Limited custará entre R$ 529.990 a R$ 539.990, se colocando como o modelo mais caro da marca à venda no Brasil.
Índice desta matéria
Duas versões da RAM 1500 Limited no Brasil
Serão duas versões da nova picape Ram no Brasil: 1500 Limited por R$ 529.990 e 1500 Limited Night Edition por R$ 539.990, basicamente a diferença entre elas é o acabamento externo, a Night Edition troca os detalhes cromados na carroceria pelo preto brilhante (modelo nas fotos acima) deixando o picape com um aspecto mais sóbrio e agressivo.
Lembrando que a linha 1500 no Brasil ainda conta com a versão 1500 Rebel, que tem uma pegada mais off-road e despojada, trazendo conjunto diferenciado de grade e faróis, além de custar mais barata R$ 469.990.
Preço elevado assusta…
A RAM 1500 Limited Night Edition será o modelo mais caro ofertado pela marca no Brasil, superando inclusive a gigante 3500 Laramie, que é maior, mais forte e mais robusta (usa motor diesel da Cummins com 390 cv e sai por R$ 529.990). O motivo do preço tão elevado da 1500 Limited é que picape virá importada dos Estados Unidos e pagará imposto de importação, enquanto os demais modelos da RAM (1500 Classic, 2500 e 3500) vêm importados do México e não pagam taxa de importação.
Novo segmento de picapes de luxo no Brasil
Embora seja uma picape com um preço que poucos podem pagar, a vinda da RAM 1500 Limited não deixa de ser uma ótima notícia, mostra que o Brasil entrou de vez na mira das montadoras com relação as picapes grandes de luxo.
Até alguns anos atrás as principais montadoras como Chevrolet e Ford apostavam apenas nas picapes médias no Brasil, acreditando que devido ao preço salgado que os modelos maiores teriam por aqui. Porém a RAM mostrou que isso não é verdade, há um mercado de luxo sedento por este tipo de caminhonete, embora cheguem a custar mais de meio milhão de reais, as picapes da RAM contam hoje com fila de espera que pode chegar a seis meses no Brasil, devido a alta demanda.
Não acredita? Apenas na noite de estreia que ocorreu ontem (18 de maio) a Ram vendeu 540 unidades da 1500 Limited, o que impressiona bastante, afinal estamos falando de um veículo que custa R$ 530.000.
O lançamento da 1500 Limited é uma resposta da Ram a concorrência que está trazendo novos modelos nesta categoria até então inexistente no Brasil. Como a Ford F-150 que chegou ao país no mês passado com preços entre R$ 480.000 até R$ 510.000, nos próximos meses chegará também a Chevrolet Silverado (ainda sem preço definido), com isso a RAM que estava reinando absoluto entre as picapes grandes terá que se mexer para não perder seu espaço.
As picapes grandes são bastante procuradas por empresários do agronegócio, como fazendeiros, porém com os carros comuns cada vez mais caros, muita gente está buscando este tipo de caminhonete para rodar nas cidades, pela robustez, segurança, conforto, espaço interno e luxo à bordo.
Visual exclusivo da RAM 1500 Limited
Enquanto a Ram 1500 Rebel chegou ao Brasil em 2020 com uma proposta mais off-road e esportiva, a 1500 Limited terá um apelo mais sofisticado e elegante, o modelo possui grade frontal exclusiva para a versão, com acabamento em preto brilhante ou cromado, além das rodas grandes aro 22. Os faróis também tem desenho próprio para a versão Limited.
Interior da RAM 1500 Limited
Porém o grande destaque da Ram 1500 Limited 2023 fica por conta do seu interior, que traz uma série de acessórios exclusivos da versão, sua cabine não fica devendo em nada para sedans de luxo, o acabamento é rico em detalhes. Há muito couro nobre, alumínio, aço escovado e madeira. Destaque ainda para os bancos traseiros reclináveis eletricamente que também são exclusivos para esta versão, sendo algo nunca visto em uma picape no Brasil.
Equipamentos da RAM 1500 Limited
A lista de equipamentos também impressiona, inclui bancos dianteiros e traseiros com sistema de refrigeração e aquecimento, assentos traseiros com reclinagem elétrica em até 8º graus, suspensão a ar que garante um excelente nível de conforto, sistema de áudio premium da marca Harman Kardon com nada menos do que 19 alto falantes 900 watts de potência, com um exclusivo sistema ativo de cancelamento de ruído externo, além dos equipamentos presentes na 1500 Rebel, como central multimídia com tela de alta definição posicionada em pé de 12 polegadas, quadro de instrumentos digital também de 12 polegadas (este painel de instrumentos é novidade porém também será aplicado as outras versões da 1500).
Há ainda de série ar condicionado digital dual zone, bancos e revestimento em couro, head-up display (HUD) que projeta informações no para-brisa, retrovisor interno digital que funciona através de câmeras, capota marítima, gavetas no assoalho traseiro, RAM BOX (gavetas multi-uso nas laterais da caçamba), teto solar elétrico panorâmico duplo com quase 1 m², sistema de câmeras 360 graus, monitoramento de pontos cegos, sistema de estacionamento automático Park Assist, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freio de estacionamento elétrico por botão, volante com ajuste de altura e profundidade e aquecimento.
Funcionalidades exclusivas da RAM
Pensando na funcionalidade os pedais contam com ajuste elétrico de distância, os bancos dianteiros tem memória para salvar dois ajustes, entre os bancos dianteiros há um console central gigante que acomoda duas tomadas de 115 volts, uteis por exemplo para recarregar um notebook, há nada menos do que 9 portas UBS à bordo sendo 4 delas do tipo “C” para carregamento rápido, o piso traseiro é plano, o que aumenta em muito o conforto de quem viaja no banco traseiro, embaixo do banco traseiro há duas espécies de gavetas escondidas no assoalho com capacidade para acomodar até um notebook grande com tela de 15 polegadas.
Rambox
No total há mais de 115 litros em espaços e nichos para armazenar objetos no interior da Ram 1500. Enquanto do lado de fora há os famosos Rambox, compartimentos impermeáveis fechados por chave nas laterais externas da caçamba, são duas caixas uma de cada lado da caçamba, cada uma com capacidade de 117 litros, iluminação interna e tomada de força de 115 volts.
Estribo lateral retrátil
Para facilitar a operação de entrada e saída do veículo, a RAM 1500 Limited conta com estribos laterais retrateis de forma elétrica, ao abrir as portas o estribo salta para fora da carroceria e volta a para baixo do carro quando as portas são travadas.
Itens de segurança da Ram 1500 Limited
A RAM 1500 Limited também traz um arsenal de equipamentos de segurança, são mais de 100 itens, a lista inclui recursos como frenagem automática de emergência frontal, aviso de trafego cruzado traseiro, aviso de invasão da faixa ao lado, auxílio para manter o carro dentro da estrada capaz de fazer pequenas correções no volante, farol em LED ajuste automático de altura e que acompanham a direção do volante nas curvas e não ofuscam os outros motoristas, além de piloto automático adaptativo ACC com função stop & go que acompanha o fluxo da via de forma automática, andando e parando seguindo o veículo à frente.
Motor V8 5.7 a gasolina
Sob o capô a 1500 Limited conta com o já conhecido bloco HEMI V8 5.7 L a gasolina, capaz de debitar 400 cv de potência e 56 kgfm de torque, essa potência chega às rodas por meio de uma caixa de câmbio automática de oito velocidade, a tração é 4X4, com opção de rodar 4×2 ou 4×4 reduzida.
Tração 4×4 exclusiva…
O sistema de tração 4×4 da Ram 1500 Limited é exclusivo, possui o modo Auto, inexistente na 1500 Rebel, este sistema distribui a tração de forma automática por igual entre as rodas de acordo com a necessidade, aumentando a segurança na condução, inclusive no asfalto. Esta tração inda possui as opções 4×4 High e 4×4 Low (reduzida próprio para off-road e trilhas mais extremas).
Porém como o foco da 1500 Limited é o uso no asfalto, o modelo conta com um diferencial mais longo (3,94 contra 3,21 da 1500 Rebel), na pratica este diferencial permite a picape rodar com rotação mais baixa no motor, diminuindo o consumo de combustível e reduzindo o nível de ruído do motor.
Suspensão a ar auto ajustável
Outra particularidade da Ram 1500 Limited é a exclusiva suspensão a ar ajustável Active-Level™, conta com um modo automático de ajuste, na qual o sistema ajusta de forma automática muda sua altura e o amortecimento, quando detectado uma carga na caçamba ou um trailer, o sistema faz os ajustes de forma automática alinhando a altura do carro para o seu normal.
Porém o que chama atenção são os diferentes modos de uso da suspensão a ar da 1500 Limited, são nada menos do que 5 modos:
– NORMAL a picape tem tem 211 mm de altura em relação ao solo.
– AERO a suspensão é rebaixada em 15 mm de forma automática, para melhorar a aerodinâmica e estabilidade (este modo é ativo de forma automática acima dos 100 km/h)
– Off Road 1 – O vão livre em relação ao solo sobe para 24.1 cm
– Off Road 2 – A altura do solo chega até 26.2 cm.
– Park – Parada a suspensão baixa ficando um vão livre do solo de 15,9 cm, facilitando a entrada e saida dos ocupantes e a colocação ou retirada de carga das caçamba.
Capacidade de carga e reboque da RAM 1500 Limited
De acordo com dados da RAM, a 1500 Limited pode puxar até 3.647 quilos é a maior capacidade entre as picapes V8 do mercado, porém a capacidade de carga na caçamba é baixa, fica em apenas 675 kg, pouca coisa a mais em relação a 1500 Rebel que leva 610 kg.
Consumo da RAM 1500 Limited
De acordo com dados da RAM aqui do Brasil, o consumo da 1500 Limited fica em 5,5 km/l na cidade ou 7,2 km/l na cidade. Lembrando que estamos falando de uma picape grande com motor V8 de 400 cv a gasolina, ou seja, não daria para esperar economia.
Porém nos EUA, a versão Limited conta com sistema híbrido leve de 48v que em algumas situações, como em acelerações nas cidades, ajuda a empurrar a picape. Não sabemos se esta versão híbrida leve virá ao Brasil, porém seu consumo é mais racional: 7 km/l na cidade ou 9 km/l na cidade.
Certo é que por aqui o modelo contará com sistema que desativa até 4 dos 8 cilindros do motor, além de cortar a injeção de combustível em algumas situações, como em desacelerações, este recurso já é usado na 1500 Rebel vendida no país.
O tanque de combustível da Ram 1500 Limited tem 98 litros.
Dimensões da RAM 1500 Limited
Apesar de ser menor em relação a RAM 2500, o tamanho da 1500 impressiona, mede 5.91 metros de comprimento, 2.08 m de largura, 1.97 m de altura, a distância entre eixos é de 3.77 metros, o que garante um excelente espaço interno no banco traseiro.
A caçamba mede 1.71 metros de comprimento, a largura mínima no piso da caçamba é de 1.20 metros e na parte superior tem 1.68 metros, tendo volume de 1414 litros.
RAM 1500 TRX virá ao Brasil?
Vale lembrar que a Limited é a segunda versão mais cara da gama RAM 1500, o posto de versão top de linha fica com a RAM 1500 TRX (foto acima) que custa mais de 80.000 dólares no mercado americano. Além de ter suspensão modificada, pneus e freios próprios para off-road, o grande destaque da RAM TRX é seu motor V8 “tunado”, um HEMI Hellcat 6.2 litros, V8, capaz de entregar 702 cavalos de potência, vai de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e tem velocidade máxima limitada por razões de segurança aos 190 km/h.
Por enquanto não há informações sobre a vinda da RAM 1500 TRX ao Brasil, não de forma oficial, porém atualmente já é possível adquirir uma dessas no país através de importadoras independentes, o problema é o preço astronômico, fica próximo aos R$ 1,500,000.
Para mais informações acesse: Ram.com.br
Ficha técnica da RAM 1500 Limited