Goste ou não, o futuro é dos carros elétricos. Até mesmo as picapes norte americanas, que com seus “big blocks” a gasolina, eram símbolos do consumo excessivo de combustível, começam a se render a eletricidade. Depois de Chevrolet e Ford, agora foi a vez da RAM apresentar sua primeira pick-up 100% elétrica, a 1500 Revolution BEV, tratasse ainda de um modelo conceitual, porém que ganhará versão de produção em 2024, com previsão de chegar as lojas nos EUA no início de 2025, prometendo revolucionar não só pela motorização.
Com visual futurista e bastante diferente dos atuais modelos da RAM, a 1500 Revolution chegará às ruas com a missão de desafiar rivais como a Chevrolet Silverado EV e a Ford F-150 Lightning, além da Tesla CyberTruck e a Rivian R1-T.
Por enquanto os carros elétricos representam apenas cerca de 5% do mercado automotivo, porém, a expectativa é que este tipo de veículo se torne maioria dentro de 10 anos ou 15 anos. Sim amigos, definitivamente estamos testemunhando o fim dos carros com motores a gasolina e diesel.
Índice desta matéria
Ram 1500 Revolution 2024 autonomia
De acordo com a Stellantis, a RAM 1500 Revolution BEV 2024 conta com uma arquitetura elétrica de impressionantes 800 volts. Esta verdadeira usina elétrica, permitirá uma autonomia estimada superior a 800 km com uma carga completa das baterias, a autonomia real ainda não foi divulgada, porém caso se confirme, será a maior em relação as rivais Ford e Chevrolet.
Além disso, chama atenção também a super capacidade de recarga, de acordo com a Stellantis, somente com 10 minutos plugada em uma tomada de alta potência (350 kw), a RAM 1500 Revolution já será capaz de rodar mais de 100 milhas (160 km).
Motor da RAM 1500 Revolution
A picape será equipada com dois motores elétricos, um sobre cada eixo, a potência ainda não foi revelada. Como uma autêntica RAM, a tração será 4×4 integral nas quatro rodas, enquanto a suspensão será totalmente a ar, com três modos de atuação: carga e descarga / aero / off-road.
Além disso, as rodas traseiras tem sistema de articulação, elas se rotacionam em até 15º graus, visando facilitar as manobras ou melhorar a capacidade off-road da picape.
Para não tomar espaço no compartimento de carga nem dos passageiros, as baterias ficam localizadas na parte central do chassi.
Carro em feira de eletrônicos
O protótipo da Ram 1500 elétrica curiosamente foi revelado na semana passada na CES, a principal feira de eletrônicos do mundo e que acontece nos EUA.
Até um passado bem recente, a CES era frequentada apenas por empresas que produzem aparelhos eletrônicos como LG, Sony, Nvidia e Samsung, porém ao longo dos últimos anos, este evento passou a atrair uma série de montadoras de automóveis, que querem mostrar as novas tecnologias de seus carros.
Design com soluções diferentes
Visualmente a RAM 1500 Revolution 2024 promete ser mais futurista e aerodinâmica do que as outras picapes elétricas já no mercado, como a Rivian R1-T e a Ford F-150 Lightning. Enquanto as rivais contam com uma carroceria mais tradicional, com a forma tradicional de picape e visual mais “quadradrão”, a nova RAM 1500 Revolution terá um estilo mais esportivo e aerodinâmico.
Na dianteira chama atenção os faróis em LED, interligados com a grade e o simbolo RAM, alias, o desenho da dianteira é completamente diferente do visual clássico das picapes RAM, inclusive o logo.
Por não ter motor, a dianteira é baixa e curta (no lugar do motor há um porta-malas), a cabine fica 10 cm mais avançada em relação as picapes atualmente no mercado.
Por não ter câmbio nem eixo cardã, o piso da cabine é rebaixado, o que permite que a 1500 Revolution tenha uma cabine muito mais baixa em relação as picapes atuais, o que também ajuda na estabilidade e na aerodinâmica.
Apesar da cabine ser baixa, a altura do chassi é elevada, o modelo usa rodas gigantes aro 24.
No lugar do compartimento onde normalmente ficaria o motor, na RAM 1500 Revolution tem um porta-malas
Soluções inovadoras (Pass-Through Storage)
A ausência do motor e do câmbio, permitiu aos engenheiros da RAM criar um conceito no aproveitamento do espaço bastante diferente. Por exemplo, a parede interna frontal da cabine, onde normalmente fica a parede corta-fogo, tem uma espécie de escotilha removível central (onde ficaria o túnel da transmissão), o mesmo acontece com parede traseira, que divide a cabine com a caçamba e é totalmente removível.
Essa solução permitiu criar um piso plano central de 5.48 metros de comprimento, que atravessa toda a pick up, da caçamba até chegar ao compartimento frontal (onde iria o motor), passando o interior entre os bancos.
Este espaço pode ser modulado, permite inclusive estender o tamanho da caçamba, é possível remover por completo a parede traseira da cabine, dobrar os bancos traseiros e assim acomodar cargas compridas, invadindo o interior do veículo.
O piso da caçamba também pode ser aumentado, há uma espécie de piso metálico que pode ser puxado para fora. A tampa da caçamba conta com um sistema de abertura bastante diferente, pode ser aberta de forma tradicional para baixo, ou em duas partes separadas, com uma parte da tampa para cada lado.
A diferença deste sistema em relação ao usado atualmente na RAM 1500 é que a tampa da caçamba vira uma espécie de extensão lateral da caçamba (foto acima).
Interior da RAM 1500 Revolution é impressionante
Por dentro o protótipo da RAM 1500 Revolution faz jus ao nome, revolucionando o conceito que a gente tem sobre picapes. O modelo mostrado na CES parece ter saído de um filme de ficção cientifica.
A cabine é um verdadeiro show de tecnologia e inovações. Um dos itens que mais chama atenção é o sistema multimidia com duas telas de 14.2 polegadas ao centro do painel, o sistema é do tipo retrátil e sem bordas, é possível criar uma espécie de painel central único gigante com 28 polegadas.
Como as telas são deslizantes, o motorista pode usar as telas de acordo com seu gosto e necessidade. É possível utilizar as duas telas ao mesmo tempo, usar uma tela e meia, ou deixar somente a tela mais acima e remover a de baixo, que pode ser usada como um tablet gigante, inclusive fora do carro (confira nas fotos acima e abaixo).
O console central é dividido em duas partes, sendo que uma das partes virá uma espécie de mesinha rotacional em até 90 graus, que pode ser usada para apoiar um notebook.
Há ainda um projetor na dianteira, que permite montar um cinema ao ar livre.
Outro destaque é o sistema de abertura das portas, não há coluna central, as portas são do tipo suicidas (as portas traseiras tem abertura ao contrário das dianteiras).
Todas as portas tem ângulo de abertura de até 90 graus, o que facilita o acesso a cabine, capaz de acomodar até seis passageiros em três fileiras de bancos. Isso mesmo, são três fileiras nesta picape.
Reconhecimento da digital
Assim como em seu smartphone, a RAM aposta que os carros no futuro não precisarão mais de chave, o motorista irá acessar o veículo e ligar o motor usando apenas a impressão digital, a RAM 1500 Revolution já conta com este sistema biometrico. As maçanetas ficam escondidas dentro da portas e se projetam para fora assim que o motorista se aproxima.
Ao tocar na macaneta. O carro ja identifica quem é o motorista e além de liberar o acesso a partida, também já carrega todas as configurações salvas por este condutor. Como ajustes dos bancos, retrovisores, volante, rádio e etc.
Andará totalmente sozinha e atenderá a comandos de voz
A RAM ainda promete “Level 3” de autonomia na direção, ou seja, o veículo poderá ser pilotado de forma totalmente automática. Lembrando que os carros da Tesla atualmente são “Level 2”, ou seja, dirigem de forma automática, porém exigem o motorista ao volante.
No caso da RAM 1500 Revolution, a coluna do volante é dobrada e o volante é guardado quando o sistema automático de condução for ativado, para permitir maior espaço na cabine para o motorista ! Sim isso mesmo.
E ai, você teria coragem de estar no banco do motorista de uma picape de 2.9 toneladas sem um volante a sua frente? Deixe sua opinião nos comentários.
Esta picape elétrica será capaz de entrar e sair de uma vaga de forma automática e remota. Será possível comandar o carro por comandos de voz, a RAM não especificou os detalhes, mas aparentemente, será possível chamar a 1500 Revolution a distância através da fala, o veículo sairá da vaga que estiver estacionada e virá ao seu encontro de forma totalmente automática.
Primeira picape com três fileiras de bancos na história
Ainda como inovação, a RAM 1500 Revolution será a primeira picape da história a vir com três fileiras de bancos. Por padrão ela virá configurada para 4 ocupantes, sendo que os bancos traseiros são do tipo individuais, ao estilo poltrona, com ajustes elétricos e sistema de reclinação com ajuste elétrico de distância (eles correm sobre trilhos), porém, para quem tem familiar maior ou precisa ocasionalmente levar mais pessoas a RAM desenvolveu uma terceira fileira…
Há dois bancos dobráveis, ampliando a capacidade da picape para levar um total de 6 ocupantes. Para isso basta mover os bancos traseiros mais para frente e puxar os bancos extras, que ficam embutidos na parede traseira da cabine (foto acima).
Claro que esta terceira fileira de bancos não tem o mesmo espaço e conforto dos bancos normais, são pequenos e destinados a crianças ou levar adultos em viagens curtas.
O teto é todo de vidro, inclusive não há divisão entre o teto e o para-brisa, o que cria uma sensação de amplitude muito legal e diferente no interior.
Há iluminação em LED por todas as partes e os revestimentos dos bancos, painel e das portas são compostos por couro aveludado Alcantara, material usado apenas em modelos de luxo, já que não é nada barato.
Claro que o modelo mostrado na CES ainda é um carro conceito, ou seja, mostra o que os engenheiros da marca estão pensando em fazer, mas não necessariamente quer dizer que tudo isso estará na versão de produção.
Há problemas inclusive com os custos de produção, afinal não adiantar a RAM fazer uma picape futurista e revolucionária, porém cara demais, ao ponto de ninguém ter dinheiro suficiente para comprar.
Quando chega e o preço da RAM 1500 2024 elétrica
A expectativa é de que a Ram 1500 Revolution ganhe uma versão de produção em meados do próximo ano (2024), porém, o modelo deve chegar às revendas apenas nos primeiros meses de 2025, ou seja, dentro de dois anos.
A RAM evita em falar de preços, porém segundo o pessoal da imprensa lá dos EUA, deve começar em 55.000 dólares, algo próximo de R$ 290.000.