A RAM prepara um lançamento literalmente de peso para o Brasil, a marca vai lançar em novembro por aqui, de acordo com informações do jornalista Jorge Moraes, a RAM 3500 2022. Tratasse de uma versão mais parruda da RAM 2500, o modelo deve ser mostrado à imprensa já agora em agosto, com previsão de inicio das vendas em novembro.
Índice desta matéria
Lançado nos EUA em dezembro em 2020, a nova RAM 3500 2022 é uma picape parruda, na verdade é um caminhão de reboque com carroceria de picape, ela tem capacidade de puxar até 17 toneladas em sua versão mais forte diesel, em outras palavras ela pode rebocar quase tudo que caiba em uma carreta com rodas, de um trailer até um iate, para isso ela conta com famosa versão HD (Heavy Duty) que tem rodado duplo no eixo traseiro ou seja, traz 4 pneus no eixo traseiro.
A RAM 3500 é tão parruda que pode puxar o peso equivalente a seis elefantes, ela é chamada orgulhosamente pela própria RAM como a picape mais “Heavy Duty” já feita na história, ou seja, ela oficialmente tem a maior capacidade de reboque entre as grandes picapes norte-americanas, consequentemente no mundo.
Como não poderia deixar de ser, a RAM 3500 Heavy Duty conta com um “motorzão” digno de um caminhão, a picape traz um bloco turbo diesel da marca Cummins com 6.7 litros, 6 cilindros em linha, 420 cv de potência, porém o que chama atenção neste bloco é o torque, ele é capaz de desenvolver impressionantes 148.6 kgfm de torque, maior do que o encontrado em muitos caminhões de grande porte.
O conjunto mecânico da RAM 3500 é completado pela tração 4×4 e por um câmbio automático de 6 marchas próprio para puxar cargas pesadas.
Outra opção de motor da RAM 3500 lá nos EUA é o já conhecido HEMI V8 a gasolina com 6.4 litros e 410 cv de potência, este é o mesmo motor usado pela RAM 1500 Rebel no Brasil, vindo com câmbio automático de 8 marchas.
Durante a apresentação a imprensa brasileira, a RAM deve antecipar as versões ou qual versão da 3500 que será vendida no Brasil. Entre as configurações que a picape conta lá nos EUA estão a Tradesman, Laramie, Long Horn, e Limited, possivelmente no Brasil teremos apenas as versões: Laramie ou Limited.
Lembrando que nos Estados Unidos, a RAM 3500 tem uma ampla gama de configurações disponíveis, tendo no total três opções de cabines: Normal (simples), Crew Cab (dupla) ou Mega Cab (dupla estendida), além de duas opções de tamanho de caçamba: Normal com 6 pés (1.85 m) ou alongada com 8 pés (2.44 m). A capacidade de carga na caçamba varia entre 1800 kg até 2 toneladas. Sendo que o rodado duplo no eixo traseiro é ofertado como um opcional, que aumenta a capacidade de carga e reboque do modelo 3500.
Sendo que o comprimento da RAM 3500 cabine dupla varia entre 6.02 metros até 6.62 metros dependendo do tamanho da caçamba, a distância entre-eixos padrão é de 3.80 metros, alcançando impressionantes 4.30 metros na versão com caçamba alongada. Independente disso, a largura da RAM 3500 é 2.01 metros (2.19 m com os retrovisores abertos), a altura fica em 1.99 metros.
Lembrando que pela capacidade de carga (PBT) no Brasil a RAM 3500 é considerada um caminhão, ou seja, apenas pessoas com habilitação categoria “C” ou “D” podem conduzi-la.
Além do tamanho e da alta capacidade de reboque, a RAM 3500 também se destaca pela sua cabine com acabamento de carro de luxo, com direito a muito couro e materiais nobres, além de uma ampla lista de equipamentos e itens tecnológicos.
Em suas versões mais refinadas Limited, Long Horn e Laramie, a RAM 3500 vem muito bem equipada, trazendo itens como piloto automático adaptativo, assistente que evita saída de faixa, assistente de estacionamento, câmeras 360 graus, frenagem automática frontal, bancos em couro com ajustes elétricos e aquecimento, central multimídia UConnect com tela grande de 12 polegadas posicionada em pé no painel – a maior tela na categoria, além de internet 4G e Wi-Fi à bordo.
Estas versões são tão refinadas que ainda pode vir opcionalmente com um sistema de som Harman Kardon com nada menos do que 17 altos falantes e 900 watts de potência, além de retrovisor inteligente eletrônico com câmera traseira embutida, que permite enxergar mesmo rebocando um trailer ou uma carreta, há ainda a opção de teto solar elétrico e suspensão traseira a ar ajustável, que permite baixar a picape para facilitar embarque ou desembarque da carga na caçamba, assim como acoplar uma carreta.
O preço da RAM 3500 2022 promete ser quase tão robusto quanto a sua capacidade de carga, nos EUA a versão mais refinada a diesel chega a custar na faixa dos 90.000 dólares, algo próximo a R$ 450.000, imagine então com impostos e custos de importação, possivelmente a RAM 3500 no Brasil deva custar na casa dos R$ 500.000 ou R$ 600 mil. Lembrando que atualmente a RAM 2500 2021 no Brasil sai por R$ 442 mil e a RAM 1500 Rebel V8 a gasolina de 400 cv sai por R$ 444 mil, valores bastante salgados.
Apesar do preço proibitivo, o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos no mundo, então o campo e o agronegócio brasileiro, contam com uma nata grande de fazendeiros endinheirados, para o qual preço não é um problema. Vale lembrar que a RAM 1500 Rebel lançada recentemente teve todos os seus 400 exemplares, que foram trazidos em um primeiro lote ao Brasil vendidos em cerca de 48 horas, isso apensar de custar R$ 400.000. E há fila de espera pela RAM, atualmente o prazo para entrega da RAM 2500 pode chegar até 180 dias (6 meses).
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.