RAM

Ram 3500 chega por R$ 484.990 e tem motor diesel de 377 cv

Finalmente está chegando de forma oficial no Brasil a RAM 3500, o modelo chega para ser a mais impressionante das picapes disponível no mercado nacional, traz um super motor diesel de quase 400 cv, capacidade para puxar mais de 9 toneladas, além de um interior luxuoso e super tecnológico, são quatro versões de acabamento: Laramie, Laramie Night Edition e Limited Longhorn, os preços começam em R$ 484.990 e vão até R$ 529.990.

Preços da RAM 3500 2022: (março de 2022)

Ram 3500 Laramie: R$ 484.990
Ram 3500 Laramie Night Edition: R$ 509.990
Ram 3500 Longhorn: R$ 529.990

Dimensões de caminhão…

Pela lei brasileira a RAM 3500 é considerada um caminhão, ou seja, ela só pode ser conduzida por pessoas com habilitação própria para caminhão: “C” e “E”. As dimensões e o peso desta pick up chamam atenção e justificam esse fato.

As medidas da RAM 3500 são as seguintes: 6.06 m de comprimento, 2.12 m de largura, altura de 2.04 m, e distância entre-eixos de 3.78 metros, para termos uma ideia deste tamanho, somente entre os eixos da RAM 3500 cabe um Fiat Mobi que mede 3.56 m, ou seja, achar vaga para estacionar na cidade não será tarefa fácil.

Seu peso também chama atenção, a RAM 3500 pesa 3.5 toneladas, o tanque de combustível também condiz com o tamanho gigante da picape, são 117 litros, só para efeito de comparação a Chevrolet S10 2022 diesel tem tanque de 76 litros, e um automóvel de passeio comum como o Fiat Mobi tem apenas 47 litros.

Motor diesel Cummins de 377 cv…

Portanto não é exageiro afirmar que a RAM 3500 é um caminhão vestido de picape, tanto é que o modelo usa motor de caminhão, isso mesmo bloco Cummins, turbo diesel, 6.7 litros, 6 cilindros em linha, é praticamente uma versão modificada e atualizada do bloco ISB 6.7 litros da Cummins que já foi usado em vários caminhões de médio porte.

No caso da RAM 3500, este bloco da marca Cummins foi ajustado especialmente para trabalhar na picape americana, desenvolve 377 cv de potência e 2800 rpm (12 cv a mais comparado com a RAM 2500), o torque também chama a atenção, são 1150 Nm (115 kgfm) a 1700 rpm, ele usa o aditivo Arla 32 para diminuir o nível de emissões de poluentes.

O câmbio é automático de seis marchas, conta com relações próprias para puxar cargas, a tração é 4×4, com seletor eletrônico através de um botão no painel permite ao motorista escolher entre rodar 4×2 traseira, 4×4 ou 4×4 reduzida.

A RAM 3500 impressiona pela capacidade de transporte…

A RAM 3500 é uma “superpicape”, ela está em uma categoria superior as rivais, inclusive no mercado norte-americano, o modelo tem a maior capacidade de carga, além do maior tamanho e maior capacidade de reboque.

No Brasil a RAM 3500 não terá concorrentes, o modelo tem capacidade para levar na caçamba 1.752 kg de carga (1.687 kg versão Laramie) e rebocar até 9.021 kg  (8.958 kg – Laramie). No mercado brasileiro a única que chega próximo a esta capacidade é a sua irmã menor, a RAM 2500, porém mesmo assim a diferença entre elas é grande, a RAM 3500 tem capacidade de carga 664 kg menor na caçamba e puxa 1.160 kg a menos no reboque, lembrando que a RAM 3500 é uma picape categoria Heavy Duty nos EUA, uma categoria própria se tratando de carga.

Esta ótima capacidade de carga é devido também a suspensão traseira, que é exclusiva para a RAM 3500, a suspensão traseira da RAM 3500 é própria para lidar com pesos, possui feixe de molas igual ao de caminhões, enquanto a RAM 2500 tem suspensão com molas helicoidais, nos EUA a RAM 3500 tem como opcional a suspensão traseira a ar, própria para puxar cargas, porém que não será ofertada no Brasil.

Dois tipos de caçamba…

Há duas configurações de caçamba para a RAM 3500 no Brasil, uma com pré-disposição para reboque, já vem com uma caçamba especial com a quinta-roda (foto abaixo), um engate similar ao usado em caminhões que permite a picape transportar trailer maiores com engates do tipo gooseneck (pescoço de ganso), usado por trailers e carretas grandes (foto acima).

Acima o engate especial (quinta roda gooseneck) que pode vir na versão mais cara da RAM 3500

Esta configuração de caçamba estará disponível  apenas para a versão mais cara Limited, a caçamba tem 1628 litros, além de tomada interna com 115 v e duas tomadas próprias para ligar a parte elétrica dos trailers, com 7 e 12 pinos.

A caçamba normal, (versões Laramie da RAM 3500) tem os famosos RamBox, são duas gavetas de 122 litros cada, posicionadas uma em cada lado da caçamba, elas tem vedação contra chuva e são trancadas por chave, nesta configuração devido as RamBox a capacidade é menor na caçamba, são 1280 litros.

Em todas as versões da RAM 3500 vendidas no Brasil, a picape já terá um revestimento anti risco na caçamba, aplicado por spray, além de câmera na caçamba e iluminação em LED.

Interior da RAM 3500…

Por dentro também a RAM 3500 chama a atenção, o modelo ostenta uma cabine rica em detalhes, luxuosa e muito bem equipada, são três versões de acabamento Laramie, Laramie Night Edition e Limited Long Horn, esta é a primeira vez que uma picape da RAM tem tantas opções assim de acabamento no Brasil, só lembrando a RAM 1500 e a 2500 vendidas atualmente, são vendidas em versão única, no caso Rabel e Laramie respectivamente.

Versões e equipamentos da RAM 3500 no Brasil

RAM 3500 Laramie R$ 489.990

Em todas as versões a RAM 3500 vem bem equipada, vindo com sistema multimídia com tela gigante de 12 polegadas posicionada em pé no centro do painel, sistema de câmeras 360 graus, sistema de som premium da marca Alpine, 10 alto falantes e 1 subwoofer, bancos em couro com Alcantara, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento de pontos cegos, câmera na caçamba, iluminação em LED na caçamba, ar-condicionado digital dual zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos em 10 posições e memória para os ajustes, sistema de aquecimento para os bancos dianteiros e para o volante, uma exclusividade entre as picapes são os pedais com ajustes elétricos de profundidade, há ainda farois Full LED com comutação automática, rodas em liga leve aro 18 com pneus 275/70 R18, tudo isso presente na versão na versão mais “barata” Laramie R$ 484.990.

Ram 3500 Laramie Night edition

RAM Laramie Night Edition R$ 509.990

A versão intermediária da RAM 3500 é a Laramie com um pacote melhor em termos de equipamentos, chamado Night Edition, ela agrega itens como sistema de som ainda mais evolúido assinado pela marca Harman Kardon com nada menos do que 17 alto falantes e 1 subwoofer, estribos laterais elétricos retrateis – que se recolhem com as portas fechadas, visual externo com detalhes próprios como grade frontal, rodas e emblemas pintados em preto, Cab Lights – luzes similares as de caminhões posicionadas na capota, para-choques e moldura da grade e faróis pintados na mesma cor da carroceria – nas demais versões estas partes são cromadas, há ainda faróis e lanternas com lentes escurecidas.

No interior da Laramie Night Edition há um melhor acabamento, detalhes em madeira e a cor preta predominante no acabamento, além de retrovisor interno digital com câmera, bancos laterais traseiros com sistema de aquecimento.

A RAM Laramie Night Edition traz ainda o pacote de segurança ativa composto por piloto automático adapativo ACC, alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de saída de faixa e assistente de permanência na faixa de rolagem que é capaz de fazer correções no volante para evitar que a picape saia da estrada.

RAM 3500 Limited LongHorn

RAM 3500 Limited Longhorn – R$ 529.990

Por fim a versão mais cara Limited Longhorn, traz os itens acima (exceto acabamentos externos e internos escuros ou na cor da carroceria da Laramie Night Edition) somados de: Faróis Full LED com luzes mais avançadas do tipo Matrix LED, essas lâmpadas são capazes de se ajustarem de acordo com a luminosidade do ambinente e são direcionais, há ainda desenho exclusivo na grade frontal e nas rodas, que têm acabamento diamantado, há ainda detalhes cromados como nas molduras das janelas e nos ganchos de reboques.

Interior da RAM Limited Longhorn

O interior da Limited Longhorn conta com revetimento em couro marrom e detalhes em preto, tapetes especiais em carpete, madeira legítima no acabamento, emblema da versão Limited no console central, além da opção de pintura externa em dois tons (Branco Pérola com parte inferior da carroceria em Marrom Walnut).

 

Ficha técnica da nova RAM 3500 2022 brasileira:

Clique aqui e veja a ficha técnica completa da RAM 3500 2022 que será vendida no Brasil:

Equipe Encontracarros

Recentes

Novo Ford EcoSport 2025 – SUV deve voltar a vida no próximo ano

A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…

1 hora atrás

Toyota Hilux 2025 chega com novidades, preços partem de R$ 228.690 até R$ 339.400

A Toyota está lançando a linha 2025 da Hilux no Brasil com preços que vão…

2 horas atrás

Novo Mitsubishi Outlander 2025 deve finalmente chegar ao Brasil

Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…

8 horas atrás

Novo Porsche Macan 2025 chega ao Brasil apenas com motores elétricos, preços partem de R$ 560 mil

A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…

10 horas atrás

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

1 dia atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

4 dias atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.