RAM

Ram Rampage 2024 é lançada, confira as versões, preços, capacidades, motores e equipamentos

Um dos lançamentos mais aguardado de 2023 no Brasil acaba de acontecer, a RAM Rampage 2024 foi revelada oficialmente nesta essa terça feira (20/06). A picape que foi concebida exclusivamente para o Brasil é um misto de Fiat Toro com RAM 1500 e promete criar uma nova categoria de picapes no Brasil. Seus preços vão de R$ 239.990 até R$ 269.990, distribuída inicialmente em três versões de acabamento: Rebel, Laramie e R/T, tendo opções de motores diesel ou gasolina com até 272 cv, totalizando cinco configurações diferentes. A pré-venda da Rampage começa no próximo dia 22 de junho, sendo que as primeiras unidades serão entregues aos donos a partir do mês de agosto.

Preços e versões RAM Rampage

Rebel diesel – R$ 239.990
Rebel gasolina – R$ 249.990
Laramie diesel– R$ 249.990
Laramie gasolina – R$ 259.990
R/T gasolina – R$ 269.990

A estratégia ousada da RAM para o Brasil

Fruto de um investimento de R$ 1,3 bilhão, a Rampage sem duvidas é um dos lançamentos mais importantes, não apenas para a RAM, mas para todo o grupo Stellantis.

Depois de fazer muito sucesso com as suas picapes de grande porte no Brasil, como a 1500 e a 2500, que apesar de custarem na casa dos R$ 500 mil têm hoje até fila de espera no nosso país. A RAM resolveu apostar alto e desenvolver um modelo do zero, pensado exclusivamente para o mercado brasileiro (algo feito pela primeira vez na história da marca norte-americana).  Sua produção ficará localizada no Polo Stellantis de Goiana, Pernambuco, sendo que do Brasil ela será posteriormente exportada para outros mercados da América Latina.

Com preços que vão de R$ 240.000 até R$ 270.000, a RAM Rampage praticamente criará um novo patamar de picapes no Brasil, ficando acima da Fiat Toro e abaixo das picapes médias tradicionais como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, hoje com valores médios na casa dos R$ 300.000.

Misto de Fiat Toro com RAM 1500 ?

Vale comentar que a Ram Rampage é feita sobre uma variante da plataforma Small Wide, usada por exemplo na Fiat Toro e no Jeep Compass. A Rampage mede 5.02 m de comprimento por 1.88 m de largura e 1.78 m de altura, seu entre eixos tem 2.99 metros. Para nos situar com relação ao tamanho, o espaço interno é praticamente o mesmo da Fiat Toro (já que ambas têm a mesma distância entre eixos de 2,99 metros), porém a Rampage é cerca de 10 cm mais comprida, tem 4 cm extra na largura e 3 cm a mais na sua altura comparado com a picape Fiat.

Porém quando comparada com as picapes maiores como Toyota Hilux e Chevrolet S10, a Ram Rampage é consideravelmente menor, estamos falando de uma diferença de cerca de 30 cm no comprimento da carroceria e 10 cm a menos no tamanho da cabine.

Caçamba da Ram Rebel tem 980 litros e leva 1015 kg

Capacidade de carga de 1 tonelada !

Incomum com a Fiat Toro também é a boa capacidade de carga da Ram Rampage, as versões diesel levam 1015 kg na caçamba, enquanto a versão a gasolina comporta 750 kg. Vale comentar sobre o bom e robusto projeto da suspensão traseira da Rampage, dotada molas do tipo Multi-link este projeto é herdado da Fiat Toro, porém com uma calibragem exclusiva para a Ram.

Merece os devidos créditos o projeto de engenharia da Stellantis do Brasil (foram mais de 800 engenheiros envolvidos, contando com supervisão e apoio do time da Ram nos Estados Unidos), a Rampage leva mais na caçamba do que sua irmã maior a Ram 1500, superando com folga as capacidades de outras picapes deste tamanho como a Ford Maverick, que leva apenas 617 kg.

Com seus 1015 kg na versão diesel, a Ram Rampage praticamente empata com modelos maiores como Toyota Hilux (1005 kg), Mitsubishi L200 (1.000 kg) e Nissan Frontier (1,025 kg), algo importante para quem for realmente utilizar a picape para transporte de cargas.

A Ram Rampage tem caçamba de 1.05 metros por 1,38 m de largura com altura de 0,59 m, o volume é de 980 litros. Para efeito de comparação a Fiat Toro tem 937 litros e a Toyota Hilux cerca de 1000 litros.

Motor a gasolina com 272 cv (a mais potente produzida na América Latina)

Para fazer sucesso a nova picape brasileira aposta em uma receita diferente das rivais. Basicamente oferecerá todas as qualidades já conhecidas das picapes RAM por um preço mais acessível. A Rampage tem visual robusto e chamativo, interior espaçoso, muita tecnologia e motores potentes.

Nas configurações a gasolina, o modelo terá temperamento esportivo, usará o bloco 2.0L turbo quatro cilindros a gasolina chamado de Hurricane 4 rende impressionantes 272 CV e 40.8 kgfm. Com este motor a Rampage na versão R/T dispara de 0 a 100 km/h em apenas 6.9 segundos enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente aos 220 km/h por questões de segurança.

Um desempenho sem duvidas de tirar o folego, principalmente para uma picape produzida em solo brasileiro. A Rampage será a picape mais potente e veloz produzida na América Latina. Lembrando que este motor a gasolina Hurricane 4 é o mesmo usado no famoso Jeep Wrangler produzido nos EUA e que no Brasil custa a partir de R$ 460 mil. Ou seja, é um motor com grandes referências de qualidade, afinal, este jipe que é conhecido mundialmente por sua valentia no off-road.

Acima o potente motor 2.0 turbo de 272 cv da Rampage

Motor diesel é o mesmo do Compass e da Toro…

Para quem é fã dos motores diesel, de inicio a Rampage usará um bloco já conhecido entre os brasileiros, o 2.0 Multijet II de 170 cv de potência e 38,8 kgfm de torque, este é o mesmo motor empregado atualmente na Fiat Toro, Jeep Compass e Jeep Commander.

Apesar de não confirmar há rumores que a Stellantis trabalha para lançar em 2024 em uma versão mais potente e atualizada deste propulsor 2.0 diesel, a potência deve aumentar para cerca de 205 cv e o torque para 40 kgfm. Vamos aguardar.

 

Tração 4×4 e câmbio de 9 marchas

Todas as versões, inclusive as movidas a gasolina sairão de fábrica com tração 4×4 automática de acionamento eletrônico e reduzida, além de câmbio automático de 9 marchas. É o mesmo conjunto já visto também na Toro, Compass e Commander em suas respectivas versões diesel.

Design

O visual da Ram Rampage também promete ser destacar nas ruas, a picape traz estilo robusto e imponente herdado dos modelos maiores da marca norte-americana. A dianteira claramente foi inspirada nas picapes RAM vendidas no mercado americano, como a 1500, destaque para a generosa grade do radiador, com desenho que varia de acordo com a versão. Chama atenção ainda os faróis FULL-LED, com luzes inteligentes dinâmicas (as setas se movimentam na direção da curva) o que conferem uma aparência moderna a picape, esta é a primeira picape produzida no Brasil com esta tecnologia de LED dinâmicos.

Ram Rampage Rebel

Rebel:

Um detalhe é que desenho da grade e o estilo da carroceria irá variar bastante de acordo com a versão, na opção mais barata Rebel (foto acima) a grade, os para-choques, retrovisores e os apliques da carroceria têm estilo despojado, seguindo uma proposta mais aventureira com acabamento em preto fosco sem pintura. Na Rebel as rodas são aro 17 e os pneus são do tipo todo terreno (terra e asfalto) medidas 235/65 R17.

Ram Rampage Laramie

Laramie:

Na versão intermediária Laramie (foto acima) a grade tem acabamento cromado, assim como os retrovisores e os friso nas janelas, enquanto os para-choques e os apliques da carroceria são pintado na mesma cor do resto do veículo. As rodas são aro 18 com acabamento diamantado e pneus exclusivos para asfalto, medidas 235/60 R18.

Ram Rampage R/T

R/T:

Por fim na versão top de linha R/T (foto abaixo) a grade frontal, retrovisores, rodas e os para-choques recebem acabamento em Black Piano, há ainda adesivos exclusivos no capô e nas laterais para deixar a picape com uma pegada mais esportiva e jovem. Esta versão traz ainda como diferencial as rodas maiores, aro 19 com pneus de perfil mais baixo de perfil esportivo 235/55 R19.

Laterais lembram a Fiat Toro

De perfil a RAM Rampage 2024 lembra um pouco a Toro, tanto é que a sessão intermediária da picape é mais afinada em relação a dianteira e a traseira. Na traseira o modelo buscou inspiração nos modelos da Ram, tendo lanternas grades em LED com desenho que remete a bandeira dos Estados Unidos, o para-choque é envolvente, tendo nas versões mais caras duas enormes saídas de escapamento embutidas, assim como nos modelos mais caros da marca, que usam motor V8.

Lembrando que esta é uma picape que usa chassi do tipo monobloco, ou seja, é um chassi de carro de passeio e não de pickup (que tem cabine e caçamba montados sobre chassi de longarinas), por isso a caçamba da Rampage é colada junto com o resto da carroceria.

Ram Rampage Laramie tem interior com acabamento em couro bege

Interior da Rampage é bem acabado e muito equipado

Uma característica chave das picapes Ram é sua cabine, nos EUA são famosas pelo alto padrão no acabamento e uma enormidade de itens de tecnologia à bordo. Com a Rampage a história é a mesma, a cabine tem acabamento e tecnologia em um nível até superior as picapes mais caras brasileiras, humilhando inclusive a Ford Maverick que é vendida no Brasil por R$ 244 mil.

O painel possui revestimento em material soft touch, e couro, a versão mais barata Rebel tem acabamento interno em couro preto, a opção intermediária Laramie tem revestimentos em couro bege, enquanto a versão top de linha R/T traz até Suede (tecido aveludado) revestindo o painel, portas e as bordas dos bancos. Além de bonitos ao olhos, as partes revestidas em couro e material macio ao toque ajudam a deixar a cabine mais silenciosa.

O console tem acabamento em Black Piano e botões feitos neste mesmo material o que deixa o interior com aspecto limpo e elegante, destaque ainda para o seletor de marchas giratório feito em alumínio, que substitui a tradicional alavanca de câmbio, não há alavanca de freio de mão, o acionamento é feito por botão.

Interior da Ram Rampage na versão Laramie

O conjunto de equipamentos de todas as versões é praticamente o mesmo, todas as versões vêm com tração 4×4 com reduzida e câmbio automático de 9 marchas. A lista de equipamentos desde a versão mais barata (Rebel) já conta com central multimídia de última geração Uconnect com tela grande de 12.3 polegadas (a maior já usada em uma picape brasileira), com conectividade com smartphones sem o uso de cabo com possibilidade de parear ao mesmo tempo dois smartphones, internet 4G com hotspot WiFi para conectar até 8 aparelhos.

Acima o interior da versão de entrada Rebel

Há ainda painel digital configurável com tela de 10,3 polegadas, banco do motorista com regulagens elétricas em 12 níveis, volante com regulagem de altura e profundidade revestido em couro, ar condicionado digital automático com duas zonas de temperatura e saída independente para o banco traseiro, caçamba com abertura elétrica por botão na chave, e amortecimento para baixar de forma suave e facilitar o levantamento, a caçamba ainda traz iluminação em LED.

Chama atenção ainda um compartimento dentro do console central chamado RamCharger, com carregador de celular por indução e uma saída de ar condicionado exclusiva para refrigerar o aparelho durante as recargas, se o seu smartphone não tem ainda carregamento por indução, saiba que também há seis tomadas USB, sendo 3 do tipo C para carregamento de alta potência.

Acima os bancos esportivos da versão Rampage R/T

Ainda de série em todas as versões há retrovisores com rebatimento automático, sistema keyless com partida do motor por botão e abertura e travamento das portas por aproximação, sensor de chuva e de acendimentos dos faróis, e um sistema de conexão remota com o veículo Ram Connect, que permite ao proprietário fazer operações e consultas sobre o carro via smartphone de forma remota, com ligar o motor e o ar-condicionado, saber a localização do veículo 24 horas por dias, consumo de combustível, calculo de autonomia, detalhes como pressão dos pneus e próxima revisão. Alguns destes serviço serão pagos, porém os compradores ganharam 12 meses grátis, assim como um pacote com 60 GB de internet para usar no Wi-Fi do veículo.

Itens de segurança inéditos nesta faixa de preço

Podemos com certeza afirma que pelo preço que custa a Ram Rampage é a picape que mais oferece equipamentos de segurança no Brasil.

Há ainda de série em todas as versões piloto automático adaptativo ACC com função Stop and Go capaz de acompanhar de forma automática a velocidade do veículo à frente na estrada ou no trânsito, farol alto automático que não ofusca os demais motoristas e com acendimento automático, monitoramento de pressão dos pneus em tempo real, frenagem de emergência automática com detecção de pedestres e ciclistas, sensores que mantém a picape dentro da faixas de rodagem na estrada, alertando ao motorista quando ele sai da faixa sendo inclusive capaz de fazer pequenas correções no volante, monitoramento de pontos cegos, detecção de trafego cruzando a traseira do veículo na hora de dar marcha ré.

Além de itens mais básicos hoje em dia como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freios de mão eletrônico com função Auto Hold, assistente de partida em rampa, sete airbags. É bom lembrarmos que atualmente estes itens só são ofertados nas versões mais caras das picapes maiores, que custam acima dos R$ 300 mil, enquanto a Rampage com todos estes itens sai por R$ 240.000.

Ram Rampage R/T interior

Opcionais da Ram Rampage

Ou seja a Rampage não é uma picape barata porém vem muito bem equipada desde a versão mais acessível. É oferecido ainda como opcional, o “Pack Elite” que inclui equipamentos como sistema de som premium da marca Harman Kardon com 10 alto falantes, subwoofer de 6 polegadas e potência total de 360 watts. Ainda neste pacote Elite há banco do passageiro com ajuste elétrico com 12 níveis, e iluminação ambiente em LED pelo valor de R$ 6.000. Este pacote pode ser adquirido para qualquer uma das três versões de acabamento.

O nível do acabamento da Ram Rampage chama atenção, iluminação em LED e sistema de som Harman Kardon são opcionais

Desempenho da Ram Rampage a gasolina

Como dissemos mais acima em sua versão top de linha R/T a picape vai de 0 a 100 km/h em 6.9 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h. Já a Rebel e Laramie percorrem a mesma marca em 7.1 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h.

Consumo Ram Rampage a gasolina

Porém a esportividade cobra o preço no consumo. A versão R/T faz 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto as versões Laramie e Rebel tem consumo ligeiramente inferior 7.9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada, esta diferença no consumo entre as versões com o mesmo motor se deve a tamanho das rodas e tipo de pneu.

Desempenho Ram Rampage diesel

O desempenho do bloco diesel é bastante inferior ao potente motor a gasolina, algo em torno de 2 segundo mais lento nas acelerações, afinal estamos falando de uma diferença de mais de 100 cv. Na versão Rebel diesel ela faz de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, enquanto na Laramie 9.9 segundos, em ambas a velocidade máxima é de 189 km/h.

Consumo Ram Rampage diesel

Se o desempenho da versão diesel não empolga tanto, ela faz bonito com relação ao consumo, a Ram Rampage diesel 2024 faz 9.9 km/l na cidade ou 12.4 km/l na estrada. Ou seja, quem optar pelo diesel rodará em média 2 km a mais por litro em relação a versão a gasolina.

Tanque de combustível e autonomia

Como estamos falando do consumo, não custa informar que as versões a gasolina tem tanque de 60 litros, enquanto as versões diesel 55 litros, o que garante uma autonomia para rodar 682 km com tanque de diesel ou cerca de 600 km com tanque na gasolina, isso claro tendo como base o consumo médio na estrada.

Maiores informações no site da RAM (Ram.com.br/rampage)

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.