A Ford revelou ao mundo agora no final de fevereiro a nova geração da Range Raptor, a versão extrema, aventureira e esportiva da picape Ranger tem visual imponente, que certamente chamará muita atenção nas ruas, além de uma cabine mais requintada, porém a principal atração está sob o capô, a Range Raptor 2023 virou uma espécie de mini Ford F-150 Raptor. Ela conta com um poderoso V6 bi-turbo, calibrado para desenvolver até 400 CV de potência, infelizmente ela seguirá longe do BR.
Índice desta matéria
Começando pelo visual, esse é sem duvidas um dos principais atributos da nova Range Raptor 2023, a picape teve suas linhas inspiradas na Nova Ford F-150 Raptor, lançada pela Ford no último ano lá nos EUA, ela conta com uma série de elementos exclusivos em relação a versão normal da nova Ranger 2023, apresentada recentemente lá na Ásia e que chegará ao Brasil no ano que vem.
A nova Ford Ranger Raptor 2023, traz como destaque os faróis full-LED do tipo Matrix em formato de C com com máscara negra, outro diferencial é a grade frontal que traz um desenho exclusivo e o nome “FORD” em letra garrafais, a parte inferior do para-choque também é exclusivo contando um “skid plate” de aço reforçado, que protege o motor de pancadas com o solo ou pedras, o para-choque é também mais curto para permitir ao modelo encarar e superar obstáculos com maior liberdade.
Outro diferencial são as caixas de rodas que são mais largas em relação a Ranger comum, elas trazem ainda apliques em plástico, deixando a Ranger Raptor com um perfil mais largo e robusto, reforçando o caráter off-road do design do carro, as caixas de rodas acomodam rodas de liga leve de 17 polegadas reforçadas, opcionalmente a pick up pode vir calçadas por pneus todo terreno super altos, outro diferencial são os estribos laterais que tem a missão de ajuda a entrar e sair da picape, os estribos são feitos em alumínio forjado, sendo mais resistentes contra impactos, além de possuírem pintura anti-risco.
Na traseira, o destaque fica por conta das lanternas com iluminação em LED e efeito 3D de profundidade, além de lentes escurecidas, há ainda um novo para-choque, e um sistema de escapamento especial com duas ponteiras grandes, uma em cada lado da traseira, que denuncia que esta não é uma Ford Ranger normal.
Alias o sistema de escapamento da Ranger Raptor 2023 é ativo, são 4 opções de ronco, que variam de acordo com o modo de condução escolhido pelo motorista, indo do mais silencioso ao mais agressivo com o escapamento quase aberto.
No interior, assim como as demais versões da Nova Ranger, a Range Raptor 2023 se destaca pela tecnologia e conectividade à bordo, ao centro do painel chama a atenção a gigante tela de 12 polegadas do sistema multimídia, o equipamento exibe os recursos do sistema multimídia SYNC 4 da Ford, que conta com internet 4G e oferece conectividade com smartphones por meios de Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda uma outra tela de 12.4 polegadas, configurável que faz o papel de quadro de instrumentos.
Essa configuração Raptor da Nova Ranger 2023, conta em seu interior com alguns elementos exclusivos, os bancos esportivos por exemplo são exclusivos desta versão, de acordo com a Ford foram inspirados nos assentos dos caças de guerra, além disso, o acabamento da cabine é mais caprichado, o painel e as portas têm revestimentos em couro aveludado Alcantara, há ainda uma série de apliques em plástico brilhante como os envoltos da saídas de ar com acabamento em preto e vermelho.
Entre os equipamentos há mimos como sistema de som Bang Olufsen com 10 alto falantes, bancos elétricos dianteiros, luzes internas em LED configuráveis no painel e nas portas, borboletas atrás do volante feitas em magnésio para as trocas de marchas, além de recursos como piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, câmeras 360 graus, assistente de permanência na faixa e frenagem automática.
Além de bonita e luxuosa, a Range Raptor 2023 conta ainda com uma incrível capacidade off-road, uma série de sistemas do carro foram adaptados para garantir um excelente desempenho fora do asfalto, o sistema de suspensão é exclusivo, além de contar com molas mais altas, possui amortecedores especiais para off-road, desenvolvidos pela renomada marca FOX SHOCKS, os braços da suspensão também são mais leves e resistentes, são feitos em alumínio forjado.
A tração é 4×4 integral inteligente, conta com duas caixas de transferência e bloqueio dos diferenciais traseiro e dianteiro, o carro pode escolher para qual roda enviará a tração de forma automática, ou o motorista escolhe, tendo a possibilidade de enviar a tração até 100% para as rodas traseiras.
Há cinco modos de condução, sendo três para on-road: Normal, Sport e Escorregadio, além de quatro modos off-road: Pedra, Areia, Lama e Baja (modo mais extremo off-road). O modelo conta ainda com interessante sistema de condução autônoma para off-road, que funciona em velocidades de até 32 km/h, quando acionado acelera e freia o carro de forma automática, permitindo que o motorista concentre toda a sua atenção apenas no volante.
A motorização da Ford Range Raptor 2023 irá variar de acordo com cada mercado, na Tailândia e Austrália por exemplo, ela virá com um bloco V6 3.0L EcoBoost, bi-turbo a gasolina, calibrado para desenvolver impressionantes 400 CV de potência e 59.9 kgfm de torque, este motor também deve ser utilizado nos EUA.
Porém na Europa a Ranger Raptor será mais civilizada, equipada com esse motor 3.0 V6 Ecoboost bi-turbo, porém com uma calibração mais mansa, com “apenas” 288 CV de potência e 49.1 kgfm de torque, isso devido aos rigorosos padrões de emissão da União Europeia.
Em alguns mercados como na Europa, a Ranger Raptor 2023 também terá a partir da metade de 2023 a opção do motor 2.0 turbo diesel ECOBLUE, porém ainda não foram revelados detalhes sobre este bloco.
Independente da configuração do motor, o câmbio é sempre automático de 10 marchas.
A expectativa é de que a nova Ford Ranger Raptor chegue às ruas apenas segundo semestre de 2022, seu preço não será nada barato, deve na Europa ficar na faixa das 50.000 libras (R$ 350 mil). Um valor que é bem salgado para a realidade europeia.
Por enquanto a Range Raptor 2023 não deve ser vendida no Brasil, porém caso viesse ela teria um valor bem salgado, certamente com os valores atuais custaria acima dos R$ 400.000, já que hoje a Ranger (de antiga geração) mais cara Limited, já supera os R$ 310.000.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.