A Land Rover está trazendo para o Brasil a Nova Range Rover Evoque 2020. Inteiramente renovado o SUV chega ao país importado inicialmente em versão única, custando a bagatela de R$ 312.900, ou R$ 322.900 com um pacote especial chamado Brasil. Em sua segunda geração o Evoque apesar de “aparentemente” não ter mudado radicalmente, ele está mais bonito, traz uma nova plataforma, conta com uma inédita motorização híbrida, porém surpreende mesmo pelo interior que subiu de nível.
Índice desta matéria
Logo de cara é possível ver a evolução do Land Rover, o Novo Evoque 2020 tem visual mais moderno e sofisticado. O utilitário britânico ostenta o nova identidade visual da marca, que estreou no ano passado no Range Rover Velar. O estilo traz faróis afinados e mais tecnológicos Full LEDs, grade frontal mais estreita e melhor integrada ao resto do conjunto, além de entradas de ar mais agressivas no para-choque, já de perfil o Evoque tem aspecto limpo, quase não há vincos e frisos, assim como no Velar as maçanetas das portas agora ficam escondidas nas laterais do carro, elas se projetam para fora da carroceria automaticamente quando o motorista chega perto com a chave no bolso e voltam a ficar escondidas após ele entrar no carro. Na traseira destaque para o novo conjunto óptico que é ligado por um filete em vidro escuro que corta a traseira de um lado ao outro, as lanternas agora são totalmente com LEDs e tem efeito 3D.
No interior as mudanças no Land Rover Evoque 2020 foram ainda mais robustas, a cabine que no modelo anterior já era refinada, ficou ainda mais luxuosa nesta nova geração, o nível subiu e está em linha com os carros mais luxuosos e caros da marca inglesa como o Velar e o Range Rover Sport.
O acabamento é sublime, sem duvidas esse é um dos melhores interiores do mercado entre os SUVs, há couro de alta qualidade revestindo o painel por completo e também nas portas, detalhes em alumínio e volante multifuncional com botões touch com acabamento em black piano. Destaque ainda para os equipamentos tecnológicos embarcados no novo Evoque 2020.
Há três telas digitais, sendo duas de 10 polegadas e uma de 12.3 polegadas, a central eletrônica de info-entretenimento é composta de duas telas, ambas com 10 polegadas, a tela posicionada mais acima no painel, exibe o GPS, controles de áudio, funções do carro e outros recursos do sistema de entretenimento, já a tela mais abaixo (foto acima) exibe os comandos dos bancos, ar-condicionado e ajustes de suspensão. A tela maior de 12.3 polegadas, atrás do volante, faz o papel do painel de instrumentos, ela pode ser totalmente customizada, mostrando por exemplo a rota do GPS, o sistema de câmeras, ou ainda ter funções básicas como velocímetro e conta-giros.
A lista de equipamentos do novo Evoque conta com itens como teto solar panorâmico que cobre também o banco traseiro, piloto automático inteligente adaptativo, frenagem automática com radar frontal, ar-condicionado digital automático dual zone, sistema de câmeras 360 graus com câmera na antena traseira, que substitui o retrovisor interno, alerta de saída e mudança de faixa, monitoramento de pontos cegos, sensor de fadiga do motorista, além de bancos em couro com ajustes elétricos, porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento, carregamento wireless para celulares, entre outros série de itens, que já são esperados para um carro desta categoria e preço.
O Novo Evoque 2020 é construído sobre a plataforma PTA (Premium Transverse Architecture), graças a nova base o Evoque está mais espaçoso, o comprimento se manteve o mesmo 4.37 m, porém a distância entre-eixos foi ampliada em 2.1 cm, passando para 2.68 metros, além disso, o porta-malas do Evoque 2020 aumentou seu tamanho em 10%, passando para bons 591 litros.
O Novo Evoque 2020 chegará ao Brasil inicialmente apenas importado (o antigo modelo era produzido no Brasil), na configuração top de linha Dynamic, ele virá equipado com conhecido motor 2.0L turbo a gasolina, com injeção direta, porém agora mais potente e equipado com tecnologia híbrida, capaz de gerar um total de 300 CV de potência e torque de 40.78 kgfm. A transmissão é automática de 9 velocidades feita pela marca alemã ZF e a tração integral nas quatro rodas com distribuição eletrônica. O auxilio do motor elétrico garante uma economia de cerca de 6% de gasolina em relação ao motor anterior, que tinha apenas 240 cv.
O desempenho não decepciona, apesar de não ser nada fora do comum, (já que a vocação do SUV não é ser um esportivo), o novo Land Rover Evoque vai de 0 a 100 km/h em 6.6 segundos, a velocidade máxima é de 242 km/h, o novo motor desta versão com seus 300 cv cumpre bem seu papel e faz do novo Evoque um modelo bastante ágil e dinâmico. De acordo com a fabricante a dirigibilidade do Evoque também evoluiu, a suspensão traseira tem agora um novo projeto, é independente (Integral Link), prometendo melhorar o conforto e a resposta na condução, além disso o novo chassi é 13% mais rígido que o anterior.
O habitat natural do utilitário provavelmente vai ser as ruas asfaltadas das grandes cidades, com paradas programadas em um estacionamento de um shopping de luxo, ou um restaurante caro. Porém, caso o proprietário de um Evoque decida se aventura no fora de estrada não precisa ter medo, como um autêntico Land Rover, o 4X4 inglês é capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno, de estradas de terra a trilhas alagadas e com lama.
O Evoque 2020 traz uma série de recursos para o “off-road”, como o sistema Hill Descent Control que segura o carro em descidas íngremes sem necessidade de pisar no freio, além do famoso sistema eletrônico off-road Terrain Response 2, que permite ajustar a tração, volante, câmbio, e acelerador de acordo com o tipo de terreno ou de forma automática de acordo com a necessidade, ainda para quem curte ir além do asfalto, o modelo conta com um novo recurso chamado ClearSight Ground View, dotado de câmeras na dianteira, elas permite ao motorista enxergar o que se passa entre as rodas frontais, como se o capô fosse invisível, este recurso é bastante útil para quem faz trilhas, ele projeta uma imagem em 3D no painel e permite saber com exatidão aonde as rodas estão indo, desviando de possíveis buracos ou obstáculos no caminho que estão fora do campo de visão do motorista.
Ainda de acordo com a marca o novo Range Rover Evoque pode enfrentar trechos alagados com até 60 cm de profundidade (10 cm a mais que a geração anterior), ele atravessa com facilidade um pequeno riacho ou trecho alagado. O difícil é ter coragem de colocar um carro de mais R$ 300.000 dentro de um alagamento.
De inicio a Land Rover está trazendo para o país apenas a versão top de linha do novo Evoque, batizada de R-Dynamic (P300), com valor de R$ 312.900, para quem quiser o modelo com visual diferenciado e outros detalhes em preto, além de pintura metálica e volante com ajuste elétrico, terá que desembolsar R$ 9.400 extras (R$ 322.300), no pacote chamado Brasil. Já em pre-venda as primeiras unidades devem ser entregues aos compradores a partir de julho. Ainda no segundo semestre de 2019 a marca deve trazer a versão P250 Flex com valor na casa dos R$ 270.000.
Ou seja, com a evolução o preço do Evoque subiu consideravelmente, lembrando que o modelo da geração anterior, que era produzido no Brasil tinha preço partindo de R$ 234 mil. A Land Rover ainda não revelou quando, ou se, passará a produzir esta nova geração do Evoque em solo brasileiro, por enquanto a novidade virá apenas importada da Inglaterra e também não terá versão com motor diesel.
Em resumo o Novo Land Rover Evoque 2020 traz uma série de evoluções em relação ao modelo anterior, o carro está mais luxuoso, bonito, valente e tecnológico, o ponto negativo fica por conta do preço que como era esperado subiu e assusta. Com o valor superior a R$ 300 mil do Novo Evoque é possível comprar quase dois exemplares usados do Land Rover Discovery Sport ano 2016 (que custam na média R$ 150 mil), o novo modelo custa muito mais do que concorrentes diretos como o Volvo XC60 (R$ 245 mil) e BMW X3 (R$ 276 mil), também custa mais caro que SUVs maiores com sete lugares e motor diesel como o Toyota SW4 (R$ 267.990) e Mitsubishi Pajero Sport (R$ 265.900), além da Chevrolet Trailblazer diesel R$ 231.990.
Ou seja, resta saber como as vendas do Land Rover Evoque irão se comportar nesta nova geração e preço, lembrando que a geração anterior, fez bastante sucesso, em 2018, ele emplacou 1454 unidades, uma média de 120 exemplares por mês, é o segundo carro mais vendido da Land Rover no país, perdendo apenas para o Discovery Sport que vende algo em torno de 200 unidades ao mês.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.