De olho em que busca algo diferenciado no mercado de picapes a Ford está lançando no Brasil uma nova versão da Ranger. Chamada de Storm, a nova variante se destaca pelo visual aventureiro e mais agressivo, trazendo uma série de elementos visuais exclusivos como a grade frontal em preto fosco, arcos de plásticos nos para-lamas, rodas de liga leve aro 17 com desenho exclusivo e adesivos, o preço nas revendas é de R$ 150.990.
Índice desta matéria
Confira abaixo nosso vídeo de analise da Nova Ranger Storm 2020:
Design da Ranger Storm agrada…
Semelhante a picapes como a antiga L200 Savanna e a Frontier Attack, o principal destaque da nova Ranger Storm 2020 é o visual aventureiro, que sem duvidas promete chamar bastante atenção nas ruas, logo de cara você já percebe uma série de mudanças em relação as versões convencionais da picape, ao começar pela vistosa grade do radiador que traz acabamento em preto fosco com letras garrafais o nome STORM estampado, a peça foi inspirada na Range Raptor, versão esportiva lançada nos EUA no último ano.
Para reforçar o apelo off-road, as caixas de rodas contam com molduras em plástico preto, outros diferenciais sãos as rodas de liga leve aro 17 e os adesivos alusivos a versão no capô e nas laterais, além do santo-antônio na caçamba, estribos nas laterais e retrovisores também pintados em preto. Na traseira o toque diferente fica por conta das lanternas com mascara negra, emprestadas da série especial Wildtrack.
Como opcional a Ford oferece dois itens, capota marítima e snorkel (cerca de R$ 3.000), porém ambos serão oferecidos como brindes aos 60 primeiros compradores da Ranger Storm.
Motorização da nova Ranger Storm 2020:
O apelo off-road da nova Ranger Storm 2020 promete não ficar apenas no visual, a picape vem de série equipada com tração 4X4, transmissão automática de seis marchas e diferencial traseiro blocante. A robustez é garantida ainda pelo motor Duratorq 3.2L, 5 cilindros, turbo diesel, capaz de debitar 200 CV de potência e torque de 47.9 kgfm, esse bloco foi emprestado das versão mais caras da picape, Limited.
Para completar, as rodas de liga leve aro 17 são calçadas por pneus tipo “todo terreno” Scorpion AT Plus, eles foram desenvolvidos exclusivamente para a Ranger Storm brasileira em parceria com a fabricante Pirelli. Segundo a Ford, foram realizados uma séries de testes de resistência em vários países da América Latina e na Ásia, tudo para assegurar que a picape terá um bom desempenho, tanto dentro quanto fora do asfalto.
Desempenho e consumo da Ford Ranger Storm 2020
Com esse conjunto a nova Ford Ranger Storm pode atingir velocidade máxima de 180 quilômetros por hora e precisa de em torno de 11 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Já o consumo da Ranger Storm de acordo com o INMETRO em trechos urbanos fica em cerca de 8.5 km por litro, enquanto na estrada ela faz 10.1 km/l.
Interior e equipamentos da nova Ranger Storm
Assim como nas demais versões da Ranger, o interior da versão Storm é espartano e despojado, o acabamento é pobre em detalhes, há excesso de plástico, a cabine parece datada e monótona, tudo é cinza, faltou um acabamento que combinasse mais com o visual aventureiro da versão, alguns detalhes em preto brilhante ou em vermelho no painel já fariam uma grande diferença.
Apesar disso, a lista de equipamentos da Ranger Storm é muito boa, traz equipamentos de série como direção elétrica, ar condicionado do tipo digital com duas zonas de temperatura, faróis de neblina, computador de bordo, volante multi-funcional com ajuste de altura (mas não profundidade) além de sete airbags, câmera e sensores de ré e a terceira geração do sistema multimídia SYNC, as imagens são exibidas em uma tela de 8 polegadas e há conectividade com smartphones, destaque ainda para o painel de instrumentos que conta com duas telas coloridas digitais de alta resolução, detalhe vindo da versão top de linha Limited.
Preço Ranger Storm 2020 é um dos atrativos
A Ranger Storm 2021 chega as ruas custando R$ 150.990, um valor interessante frente aos rivais, em especial a Frontier Attack (que custa R$ 155,000) com 190 cv, concorrente mais próxima em preço e proposta, além da Toyota Hilux SR 4×4 diesel, tendo um visual mais básico, e motor mais fraco com 178 cv porém custa mais caro R$ 169.490, lembrando que a Ranger além de ser mais barata, tem o motor mais potente com 200 cv.
Na atual gama da Ranger, a Storm vai se posicionar abaixo das versões XLT (que sai por R$ 189.490) e Limited (R$ 205.000) ambas com motor 3.2 tração 4×4 e câmbio automático, e acima da XLS 2.2 diesel 4X4 automática diesel que de acordo com a tabela FIPE tem preço sugerido de R$ 141.656.