A Renault pode lançar no mercado brasileiro ao longo de 2022 duas picapes, uma delas será a nova geração da Duster Oroch (que já está em desenvolvimento) e a outra é a picape média Alaskan, modelo que já está sendo vendido na Argentina e deve chegar ao Brasil importada do nosso país vizinho. Em uma entrevista à agência de notícias argentina Telam, Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina, afirmou que a Renault Alaskan deve começar a ser exportada ao longo de 2022 para o Brasil, Chile e Colômbia. A Renault já inclusive trouxe para o Paraná, algumas unidades da Alaskan, possivelmente para testes de adaptação.
Índice desta matéria
A Renault Alaskan foi lançada na Europa em 2016, ela é fruto de uma parceria com a Nissan, usa a mesma base da Nissan Frontier. Porém devido ao baixo volume de vendas, a picape Renault acabou saindo do mercado europeu em 2020.
Em 2018 a Renault Alaskan foi uma das atrações da Renault no Salão do Automóvel de São Paulo, na época a montadora afirmou que tinha planos de vender a picape no mercado brasileiro, assim que o modelo tivesse iniciada a sua produção na Argentina, porém no ano passado 2020, a Renault do Brasil voltou atrás e afirmou que não tinha mais planos de vender a Alaskan no Brasil. Mas agora em 2021 parece que a Renault recuou do recuo.
Foto: 16Valvulas
Segundo Pablo Sibila, a ideia da operação da montadora na América Latina, é que a Alaskan seja exportada da Argentina para o Brasil, assim como para os demais países vizinhos ao longo de 2022, de acordo com o executivo, para que a operação da Renault na Argentina volte a ser lucrativa, é essencial aumentar a exportação para os países vizinhos.
Lembrando que a Renault realizou um mega-investimento de $600 milhões de dólares em sua fábrica de Santa Isabel lá na Argentina, porém atualmente o mercado argentino vive uma grave crise com vendas de veículos muito em baixa, portanto o mercado local argentino não está sendo mais suficiente para compensar a produção da pick up Alaskan por lá.
Um detalhe importante é que no mundo todo, apenas a fábrica da Renault na Argentina ainda segue produzindo a Alaskan, antes o modelo era montado também na Espanha e no México.
Recentemente a Quatro Rodas entrou em contato com a Renault, que confirmou haver planos de trazer a Alaskan para o Brasil, porém por enquanto isso não tem data para acontecer, atualmente a picape está em fase de homologação.
Baseado na Nissan Frontier, a Renault Alaskan começou a ser vendida na Argentina no ano passado, a picape conta com duas opções de motores e câmbio, a versão mais simples traz motor 2.3L turbodiesel de 160 CV e 41 kgfm de torque, enquanto as mais caras têm o mesmo 2.3L só que bi-turbodiesel e preparado para desenvolver 190 CV de potência e 45.9 kgfm de torque. Lembrando que estes são exatamente os mesmos motores usados na Nissan Frontier.
Foto: Stefan Gruber
Há duas opções de câmbio para a Renault Alaskan: manual de seis marchas ou automático com sete velocidades, assim como de tração que pode ser 4X2 e 4X4.
A Renault Alaskan 2022 tem um visual bem robusto, sua carroceria promete chamar atenção nas ruas pelo porte imponente, a dianteira ostenta a tradicional identidade da Renault, com grade e farol lembrando os outros modelos recentes da Renault, como o Duster. Embora compartilhe plataforma com a Nissan Frontier, a picape da Renault tem identidade própria, lembrando muito pouco a irmã da Nissan.
Na Argentina há três níveis de equipamentos para a Renault Alaskan: Life, Zen e Iconic. Em sua versão top de linha a picape vem equipada com itens como faróis em LED, central multimídia com tela de 8 polegadas, ar condicionado digital com duas zonas de temperatura, bancos forrados com couro, banco do motorista com ajustes elétricos, botão start/stop que dispensa o uso da chave para dar a partida e abrir as portas, teto solar elétrico, seis airbags, capota marítima, sistema de áudio com seis alto falantes, câmeras de 360 graus ao redor do carro, sensor crepuscular e de acendimento dos faróis, rodas em liga leve aro 18 com pneus todo terreno, além de controles de tração, estabilidade, assistente de rampa e de ladeiras.
No Brasil, a Renault Alaskan 2022 terá a missão de concorrer com pick ups tradicionais como: Toyota Hilux, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Ford Ranger, usando como referencia os preços atuais das rivais, é certo que a Alaskan custe na faixa dos R$ 200.000 no Brasil. Lembrando que sua irmã de plataforma, Nissan Frontier 2022, parte atualmente de R$ 191.000 na versão de 160 cv, 4×4 e câmbio manual.
Foto: Stefan Gruber
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.