A Renault está bastante apagada no mercado brasileiro, faz um bom tempo que a montadora francesa não tem um lançamento de peso e com isso vem perdendo participação no nosso mercado. Porém isso talvez mude a partir do próximo ano, a Renault já prepara algumas novidades para o Brasil, assim como a Ford eles irão apostar em um processo de “gourmetização” da linha, passando a oferecer apenas carros mais luxuosos e caros no Brasil, como é o caso do SUV coupé Arkana, que inclusive já está rodando em testes por aqui.
Assista abaixo ao nosso vídeo sobre a vinda do Renault Arkana ao Brasil:
Índice desta matéria
Durante o Salão de Paris 2022, que ocorreu nesse mês na capital francesa, Fabrice Cambolive, um dos executivos chaves da Renault no mundo, confirmou que o Arkana será vendido no Brasil. Recentemente alguns exemplares do SUV, começaram a circular em testes aqui no país, reforçando que o lançamento está próximo de acontecer.
Feito sobre a plataforma CMF-B, ainda inexistente no Brasil, o Renault Arkana virá inicialmente importado da Coreia do Sul.
Como mostra o flagra acima, publicado pelo AutosSegredos.com.br, o Arkana já está rodando em testes no Brasil. foto: Victor Okumoto
O projeto do Renault Arkana é um tanto confuso, inicialmente o modelo foi apresentado apenas em mercados seletos, como Rússia e Coreia do Sul, onde é vendido como Samsung XM3, sua produção está localizada apenas na Coreia do Sul, na fábrica de Busan. Porém, com o sucesso do SUV nestes mercados, em 2021 a Renault fez algumas melhorias no modelo e passou a vender o Arkana também na Europa.
Chamando bastante atenção nas ruas por sua carroceira de estilo coupé, o Renault Arkana é uma espécie de Captur Coupé crescido.
De frente, o modelo traz a identidade padrão dos SUVs Renault na Europa, marcada pelos faróis Full LED que invadem o para-choque.
Outro destaque são as tomadas de ar dianteiras, que são amplas e conferem perfil agressivo e esportivo ao Arkana, porém este visual mais esportivo será restrito apenas as versões mais caras.
Na Europa as configurações top de linha trazem spoiler dianteiro inspirado nos carros da F1 alem de para choque de visual esportivo, enquanto as versões mais baratas (foto acima) tem para-choque dianteiro mais comportado e um tanto sem graça.
Compare nas fotos acima a diferença entre as duas versões.
De perfil, o Renault Arkana tem um porte musculoso, com amplas caixas de roda, que conferem um ar imponente e largo ao SUV. Porém o grande destaque é o teto, que tem desenho curvo e caimento suavizado na traseira, reforçando o estilo jovem e esportivo deste SUV. É o mesmo conceito visual visto no recém lançado Fiat Fastback, além do VW Nivus e BMW X4.
Destaque ainda para o desenho elegante da traseira, com lanternas do tipo full LED que atravessam a tampa do porta-malas de um lado ao outro, além das falsas saídas de ar no para-choque e das duas ponteiras cromadas de escapamento, elas ficam embutidas dentro do para-choque, reforçando a pegada esportiva do Arkana.
O Renault Arkana impressiona por seu tamanho, mede 4.56 metros de comprimento e tem distância entre-eixos de 2.72 metros, medidas suficientes para permitir ao modelo acomodar com muito conforto e espaço de sobra cinco passageiros adultos.
Vale lembrar que o Arkana é muito maior em relação ao Captur vendido no Brasil, estamos falando de uma diferença de quase 30 cm no comprimento e 5 cm extras na distância entre eixos, o modelo da Renault também é maior em relação a SUVs médios como o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, sendo maior inclusive do que o Kia Sportage e o Chery Tiggo 7 Pro, ou seja, ele ocupará uma categoria própria em relação a tamanho.
Um mostra do amplo espaço interno do Arkana, pode ser conferida em seu porta malas, que tem capacidade para 513 litros, ou 480 litros na versão híbrida.
SUV coupé da Renault deve ter motor híbrido no Brasil
Em termos de motores, o SUV pode ser oferecido no Brasil com o mesmo 1.3L turbo de 183 cv usado no Duster e Captur, porém a possibilidade mais forte é que a Renault aposte por aqui, apenas na motorização híbrida E-TECH, que traz o 1.6L TCe turbo hibrido de 94 CV, em conjunto com dois motores elétricos, resultando em uma potência total combinada de 145 cv.
Caso opte por essa última opção, a Renault reforçaria sua proposta ecológica e premium, já que praticamente todos os carros que a marca lançará no Brasil serão elétricos ou híbridos.
Na Europa, o Renault Arkana 2023 híbrido tem consumo de até 21 km/l com gasolina, um excelente desempenho para um carro desse porte, porém como no Brasil nossa gasolina tem quase 30% de etanol em sua composição, podemos esperar um consumo menor, algo em torno de 18 km/l.
Se o consumo do Renault Arkana 2023 impressiona, o mesmo não se pode dizer da sua performance, por ser um híbrido seu desempenho não é nada esportivo, a aceleração de 0 a 100 km/h fica em cerca de 10.2 segundos, já a velocidade máxima é de apenas 172 km/h.
Por dentro, o Arkana traz talvez um dos melhores interiores na atual gama Renault, a cabine tem desenho moderno e o acabamento é rico em detalhes, a versão mais cara RS vem com apliques em fibra de carbono no painel e também nas portas, além de bancos com revestimentos luxuosos, combinando couro com Alcantara.
Destaque ainda para a lista de equipamentos, ao centro do painel há uma generosa tela do sistema multimídia posicionada na vertical com tamanho de 9,2 polegadas, além de painel de instrumentos 100% digital com tela configurável de 7 ou 10,2 polegadas.
Entre os equipamentos estão itens como faróis Full LED, rodas em liga leve aro 18, bancos em couro, sistema start/stop que dispensa o uso da chave para dar partida e abrir as portas, ar-condicionado automático dual zone com saída para o banco traseiro, freio de estacionamento por botão com função auto hold, teto solar panorâmico, bancos dianteiros elétricos com sistema de aquecimento e ventilação.
As versões mais caras do SUV ainda contam com recursos de segurança como: Frenagem frontal automática, piloto automático adaptativo ACC, alerta de saída de faixa, alerta de trafego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos e farol alto inteligente.
Infelizmente como você já deve ter percebido, o Renault Arkana 2023 não deve ter preço barato no Brasil, até porque a expectativa é de que o modelo chegue, pelo menos inicialmente, importado o que também eleva o preço.
Esperamos um valor entre R$ 220.000 até R$ 240.000, tendo como base que o preço do modelo na versão mais cara na França é de 38.600 euros (R$ 195.000), isso somado a taxa de importação.
Caso a Renault opte por trazer realmente a versão híbrida, sua lista de rivais será o Kia Sportage e Chery Tiggo 7 Pro Hybrid, além das versões diesel do Jeep Compass. Todos com valores comecando entre R$ 200.000 até R$ 235.000.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários