A Renault revelou nessa última semana lá na Europa, o inédito SUV Austral, com visual sofisticado e tamanho imponente, ele chegará por lá no final do ano para aposentar o Renault Kadjar, e assim renovar a gama de SUVs da marca lá no velho continente, o modelo impressiona pelo visual e interior, terá apenas motorizações híbridas.
Índice desta matéria
O novo SUV Austral é uma das apostas da Renault para sair da crise em que se encontra a nível mundial, desde 2018 a marca francesa passou por três grandes choques, o primeiro foi a prisão do seu presidente Carlos Ghosn pela justiça do Japão, depois veio o Covid-19 em 2020, já que a Europa e principalmente a França fizeram longos e severos “lock downs”. Após isso, surgiu a falta de semicondutores em 2021, o que impediu a montadora de produz mais de 300.000 veículos.
Após anunciar prejuízo de oito bilhões de euros em 2020, a empresa finalmente voltou a dar lucro no ano passado 2021 (800 milhões de euros), porém os preços da ações da Renault refletem o momento difícil em que a empresa francesa atravessa, em 2018 os papeis chegaram a ser negociados por mais de 100 euros e hoje custam poucos em torno de 20 euros, uma queda de 80% no valor da empresa.
Essa dificuldade financeira é evidenciada no Brasil, a Renault fechou 2021 apenas como a 7ª montadora em vendas de automóveis no país, sendo que há alguns anos atrás eles eram a 4ª maior fabricante.
Para sair da crise e voltar aos bons tempos, a Renault passará a apostar em carros elétricos e SUVs, até 2025 eles prometem lançar mais de 20 modelos, sendo destes 7 novos no Brasil, ou seja, a Renault planeja uma grande ofensiva de lançamentos para os próximos anos.
O Renault Austral 2023 é um carro totalmente novo, ele também inaugura uma nova linguagem de design da marca, chamada de Sensual Tech, este novo estilo também será adotado em outros futuros SUVs, inclusive na nova geração do Captur, prevista para chega em 2024. Este novo visual é marcado principalmente pelo desenho da dianteira. Você gostou? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Lembrando que seu visual é totalmente diferente do Renault Kadjar (foto acima) lançado em 2015, modelo que está sendo substituindo pelo Austral no mercado europeu. Enquanto o Kadjar era uma espécie de versão maior do Captur, o Austral tem uma identidade própria, com aparência sofisticada e equilibrada.
Entre os elementos que chamam a atenção, estão o estilo da grade frontal que é formada por pigmentos cromados e ostenta um novo logo da Renault, os faróis usam uma moderna tecnologia Full LED Matrix auto ajustáveis a luminosidade do ambiente, destaque ainda para o estilo esportivo do para-choque e do capô.
Já de perfil, o Renault Austral 2023 tem um porte robusto, com amplas caixas de rodas, as versões mais caras terão rodas grandes de 20 polegadas, enquanto as mais baratas virão com rodas aro 17, há apliques em Black Piano nos para-lamas.
Enquanto a traseira segue a proposta da dianteira, conta com aparência futurista, porém ao mesmo tempo elegante. O conjunto de lanternas chama bastante atenção, linhas em LED se estendem até o centro da tampa dos porta-malas.
Como é tradição nos SUVs da Renault, o teto vem pintado em uma cor diferente do resto da carroceria, criando um contraste entre o teto e restante da carroceria.
O interior do Renault Austral 2023 é um show à parte, tão bonito e futurista que ainda parece um carro conceito. A ideia da marca foi criar uma cabine luxuosa, funcional e minimalista. Rouba a cena as duas telas de 12 polegadas, a que fica atrás do volante é um cluster digital totalmente configurável, enquanto a outra tela central, posicionada em pé no centro do painel, exibe os recursos do sistema multimídia, ela é voltada para o motorista.
O acabamento do Renault Austral é luxuoso e rico em detalhes, traz uma série de detalhes em couro, presente no painel, portas e console central, há ainda detalhes em alumínio, plástico de alto brilho Black Piano e até mesmo madeira, há ainda linhas em LED com cores configuráveis no painel e nas portas, além disso, o desenho do painel é bastante diferente e também agrada, o volante tem uma pegada esportiva, inspirados nos volantes dos carros de corrida traz topo e base achatados.
O Austral é classificado como um SUV médio, ele é o primeiro a usar a nova plataforma modular chamada CMF-CD, fruto de uma parceria da Renault com a Mitsubishi, o Renault Austral mede 4.52 metros de comprimento, por 1.83 m de largura e 1.63 m de altura, a distância entre eixos é ampla, 2.67 m. Entre os seus futuros rivais estão carros como Jeep Compass, VW-Tiguan, Peugeot 3008, além do Toyota RAV4 e Honda CR-V.
A Renault vai oferecer o Austral com uma ampla gama de motorização, todas equipadas com algum tipo de tecnologia híbrida, porém uma versão plug-in hybrid ficou de fora da lista.
O destaque fica por conta da versão E-Tech Full Hybrid, disponível com 158 CV ou 197 CV. Ela conta com um motor 1.2L, três cilindros, turbo, que trabalha em conjunto com um bloco elétrico de 67 CV, a potência chega as rodas por meio de uma caixa automática de sete velocidades, o consumo anunciado desta versão impressiona, alcançando até 25.9 km/l e não é necessário recarregar o motor elétrico, já que ele utiliza a energia gerada nas frenagens e o próprio motor a gasolina para recarregar suas baterias.
Há ainda um motor 1.3L quatro cilindros, turbo, a gasolina, disponível com 138 cv ou 158 CV, ambas equipadas com um sistema híbrido-leve de 48 volts, de acordo com a Renault a versão com 158 CV tem consumo de até 19 km/l. Como padrão ela vem com um cambio automático CVT.
A tração poderá ser 4×2 dianteira ou 4×4. Sendo que o novo chassi usado pelo Renault Austral estreia inovações, possui duas configurações, uma normal e outra mais avançada com suspensão traseira mais moderna, tipo multibraço, dotada da tecnologia inédita chamada 4CONTROL, na qual as rodas traseiras também viram, em velocidades elevadas as rodas traseiras acompanham a direção das rodas dianteiras para melhorar o comportamento do carro em curvas, enquanto em velocidades baixas, as rodas traseiras vão na direção oposta as dianteiras para assim facilitar as manobras, como na hora de estacionar.
Há ainda o MULTI-SENSE Advanced, com quatro diferentes tipos de condução Eco, Comfort, Sport e Personal, o sistema é acionado por um botão no painel.
Por fim o modelo traz uma versão atualizada do pacote de tecnologia de segurança ADAS, o que coloca o modelo como um veículo nível 2 em condução semiautônoma, ele anda freia e se mantem automaticamente na estrada, além de poder acompanhar de forma automática o veículo à frente no transito, tendo apenas o motorista permanecer com uma das mãos no volante, há ainda monitoramento de pontos cegos, piloto automático integrado com o GPS, câmera 360 graus em 3D, sistema de estacionamento automático Park Assist, alerta de trafego traseiro com frenagem automática e frenagem frontal automática.
Apesar de estar sendo apresentado na Europa agora em março, as vendas do novo Renault Austral começam por lá apenas no último quarto de 2022.
Pelo menos por hora a Renault não tem planos de vender o Austral no Brasil, ele certamente seria um lançamento interessante, porém teria um preço bastante salgado já que viria importado, e estamos falando de um dos carros mais caros da atual gama Renault, perdendo apenas para o Koleos, o novo Austral deve custar em torno dos 40 mil euros, com os impostos possivelmente custaria na casa dos R$ 250.000.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.