Renault

Renault Clio 2024 tem visual atualizado na Europa

Um velho conhecido dos brasileiros está de cara nova. A Renault apresentou hoje (18/04) na Europa o Novo Renault Clio 2024. O hatch que é um dos poucos modelos que apesar da febre por SUVs, ainda consegue se manter vivo no mercado e com bons números de vendas. Na linha 2024 o Clio ficou ainda mais competitivo, passou por um facelift robusto, ganhou visual sofisticado e com identidade própria, além de ter ficado mais sofisticado e tecnológico, porém infelizmente, o modelo deve permanecer longe das lojas do Brasil.

Lançado na Europa em 1991, o Renault Clio chegou ao Brasil em 1994, onde foi produzido até 2016, alcançando bons números em vendas, sendo o grande responsável por popularizar a Renault no país

Esta é a quinta geração do Renault Clio

Atualmente o Clio está em sua quinta geração (MK5), lançada em 2019, sendo que a primeira foi apresentada na França em 1991 chegando ao Brasil a partir de 1994. Atualmente com mais de 16 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo o Renault Clio é um dos carros mais bem sucedidos da história da Renault. Não custa lembrar que o modelo da Renault foi um dos mais bem aceitos aqui no BR, sendo produzido no Paraná entre 1998 até 2016 nas gerações Mk2 e MK3 (fotos acima).

Com essas mudanças no Clio 2024 (foto acima), a Renault espera que o hatch consiga se manter atual pelos próximos anos, a expectativa é de que esta geração permaneça no mercado por mais quatro anos. Infelizmente, especulasse que esta seja a ultima do Clio como conhecemos, de acordo com a imprensa especializada europeia, infelizmente, o Clio poderia se transformar em um SUV a partir de 2026.

Design Renault Clio 2024

Logo de cara, percebemos que o Clio 2024 tem uma aparência muito mais sofisticada em relação ao modelo de 2019. O hatch é o primeiro carro da Renault a receber o novo padrão de estilo da marca. Marcado pelo faróis que agora passam a ser divididos em dois segmentos trazendo uma nova tecnologia de LED.

Na parte superior da dianteira estão os faróis principais, mais compactos e arrojados neste novo modelo, além de terem melhor qualidade de iluminação, passando a vir com 5 canhões de LED ao invés de três do modelo anterior, os faróis tem agora capacidade de se ajustarem de forma automática de acordo com a luminosidade do ambiente, variando entre o farol alto e baixo sem ofuscar os outros motoristas, é um tipo de tecnologia até então encontrada apenas em modelos mais caros.

Mais abaixo na dianteira ficam os inéditos faróis auxiliares em formato de bumerangue (foto acima), formado por diversos filetes de LED que vão do faróis principais até a parte inferior do para-choque, conferindo uma identidade visual própria e exclusiva ao hatchback da Renault, principalmente durante a noite.

Ainda na dianteira, outro diferencial do Renault Clio 2024 é a grade maior e com acabamento mais premium, dotada de filetes cromados de diferentes tamanhos que passam a sensação de movimento. O antigo emblema da Renault foi substituído por um novo logo, agora com iluminação por LED e estilo mais limpo e moderno. Além disso, as tomadas de ar do para-choque dianteiro foram ampliadas, reforçando a aparência mais esportiva do carro.

O facelift inclui ainda novas rodas em liga leve de 16 ou 17 polegadas. Na traseira as modificações foram mais tímidas, há um novo estilo para as lanternas, que apesar de manterem o mesmo desenho externo do modelo de 2019, recebeu novas lentes e disposição interna de luzes com efeito 3D de profundidade, a parte inferior do para-choque também foi redesenhada há novas saídas falsas de ar.

Apesar de não se tratar de uma nova geração o Clio mudou bastante, o carro ficou muito mais bonito e certamente chamará atenção nas ruas.

Interior Novo Renault Clio 2024

Por dentro, o Renault Clio 2024 traz apenas melhorias sutis como novos estofamentos nos bancos, que passam uma sensação maior de qualidade, além de novos revestimentos que mesclam diferentes tipos de tecidos como couro, Alcantara e um novo tipo de tecido sustentável chamado TENCEL, feito com fibras sintéticas e que é usado pela primeira vez em um carro.

Com relação aos equipamentos, o Clio 2024 ganhou um novo quadro de instrumentos digital de 7 polegadas ou 10 polegadas dependendo da versão, além de uma atualização no sistema multimídia que tem tela de 7 ou 9.3 polegadas posicionada na vertical. Não menos importante, o volante tem um novo acabamento com detalhes em alumínio, forração em couro e o novo logo Renault.

Segurança de carro premium

Embora na Europa o Clio seja um carro “popular” ele vem muito bem equipado, a lista inclui equipamentos como piloto automático adaptativo com função Stop and Go capaz de seguir o veículo à frente no transito, freios de emergência automática com detecção de pedestres e ciclistas, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, câmeras 360 graus – itens que no Brasil estão presentes apenas em modelos de luxo, tanto é que o modelo da Renault é classificado como um veículo autônomo LEVEL 2.

O posto de configuração top de linha do Clio fica por conta da nova versão Espirit Alpine, que conta com detalhes exclusivos, como rodas aro 17 e bancos esportivos da marca Alpine, além de ar-condicionado digital automático, freio de estacionamento elétrico por botão entre outros itens painel digital de 10 polegadas e multimídia de 9.3 pol.

Dimensões do Renault Clio 2024

Vale lembrar que as dimensões do Renault Clio 2024 não mudaram em relação ao modelo 2019, segue com 4,05 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,44 m de altura, a distância entre-eixos é de 2,53 metros. Apesar de ter dimensões amplas para a categoria, o Clio é menor do que o Renault Sandero brasileiro.

Motores Novo Renault Clio 2024

Em termos de motores o Renault Clio 2024 conta com opções para todos os gostos e bolsos, há oferta de blocos à diesel, gasolina, gás natural (LPG) e híbrido. A principal variante é a TCE 90, que traz um bloco 1.0L TCe, turbo, 3 cilindros a gasolina capaz de desenvolver 90 CV e 16 kgfm de torque. Essa força chega às rodas dianteiras por meio de uma caixa manual de seis velocidade ou opcionalmente automática de CVT.

A variante a gás usa esse mesmo bloco 1.0L porém mais potente com 100 CV e 17 kgfm, o câmbio manual de seis velocidades é o mesmo da outra variante, de acordo com a Renault, o Clio movido à gás natural veicular chamado na Europa de LPG, pode rodar mais de 1.000 km com um tanque.

Há ainda a configuração diesel Blue DCI 100, que conta com um 1.5L DCI capaz de desenvolver 100 CV e 26 kgfm, lembrando que este motor diesel já conta com sistema de recirculação de gases similar aos usados em caminhões para diminuir a poluição. O câmbio é manual de seis velocidades.

Para quem quer economizar, a versão mais barata do Clio na Europa usa um modesto motor 1.0 aspirado (SCe 65), três cilindros com 65 cv de potência e 9.5 kgfm de torque, vindo com câmbio manual de cinco marchas.

Clio híbrido (E TECH 145)

Do outro lado da moeda quem quiser pagar por mais tecnologia e potência, a Renault oferece a versão híbrida E-Tech 145 que combinada um motor 1.6 aspirado 4 cilindros com 94 cv, com dois outros motores elétricos, sendo um motor de 36 kW e um gerador de 18 kW. Este conjunto entrega uma potência combinada de 145 cv tem o melhor desempenho da linha, faz de 0 a 100 km/h em 9.9 segundos, além de vir com câmbio automático CVT Xtronic de seis marchas.

Sendo que na cidade o motor elétrico empurra o carro em 80% das vezes, representando uma economia de 40% no consumo de combustível comparado com o motor a gasolina. O Clio híbrido faz na cidade mais de 27 km/l. Além disso, o motorista não precisa se preocupar em recarregar as baterias do motor elétrico, já que são carregadas de forma automática pelo motor gerador.

Tudo muito bom a não ser o preço, na Europa o Clio híbrido de 145 cv custa caro, o equivalente a R$ 145.000, lembrando que estamos falando de um hatchback compacto de 4 metros de comprimento.

Quando chega o  Renault Clio 2024

Renault Clio ficou mais caro

O Novo Renault Clio 2024 começará a ser vendido na Europa a partir de junho e como ninguém da almoço grátis, devido as melhorias os preços do modelo subiram em torno de 1500 euros, começam em 17.450 euros (R$ 95.250) isso para a versão com motor 1.0 aspirado de 65 cv. Infelizmente pelo custo elevado, você já deve ter entendido porque o Clio não deve voltar a ser vendido no Brasil.

Recentemente começou a circular a informação que a Renault poderia escolher o nome Clio para batizar seu novo SUV compacto que recentemente vazou na web e chega em 2024 ao Brasil para concorrer com Fiat Pulse e VW Nivus. Porém essa informação ainda não foi confirmada pela marca, lembrando que o nome Clio tem ainda muito prestigio no país.

Equipe Encontracarros

Ver comentários

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.