Atualizado em fevereiro de 2024
Semana passada a Renault apresentou na Europa a totalmente nova geração do SUV Duster, o modelo europeu mudou tudo, trocou de plataforma, ficou maior, mais luxuoso e tecnológico, inclusive ganhou a opção do motor híbrido e, ficou muito mais caro. Como não é novidade, no Brasil os lançamentos demoram bastante para estrear. Para manter o modelo nacional vivo a espera desta nova geração, que deve estrear apenas no final de 2025 ou 2026 por aqui, a Renault brasileira acabou de revelar o nosso “novo” Duster 2024, como já era previsto, o modelo recebeu apenas leves e superficiais mudanças, talvez a maior evolução seja os airbags laterais que finalmente passam a existir no Duster.
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Este já é o nosso Duster 2025 ? Não. A Renault já vende o Duster 2024 no Brasil desde outubro de 2023, e este modelo novo continuará sendo 2024, porém para diferenciar esta versão melhorada, será adotado o Plus em seu nome, ou seja, oficialmente o modelo atualizado será Duster Plus 2024, este detalhe é importante na hora da compra e também da revenda, lembrando que há uma diferença em média de R$ 5.000 do Duster 2024 atualizado para o modelo 2024 até então nas lojas.
Compare na foto acima o novo Duster 2025 apresentado pela Renault na Europa e o modelo nacional 2024 na foto abaixo
Intense Plus Manual – R$ 122.290
Intense Plus CVT – R$ 131.190
Iconic Plus CVT – R$ 139.890
Iconic Plus 1.3 Turbo CVT – R$ 153.890
Visualmente as mudanças no novo Renault Duster 2024 são sutis, os faróis mantiveram o mesmo desenho, porém, passam a vir em todas as versões com um novo desenho interno e luzes em LED, com DRL (luzes de condução diurna) de estilo “inspirado”na nova geração lançada na Europa, este pequeno detalhe deixou o Duster com um aspecto muito mais moderno, o acabamento da frontal também foi atualizado.
Os retrovisores foram redesenhados e têm agora um perfil mais moderno e aerodinâmco, além de repetidores de seta em LED e acabamento em Black Piano na versão mais cara Iconic. Haverá ainda novas opções de rodas, que podem ser aro 16 ou 17 diamantadas.
Enquanto na traseira, o que mudou foram apenas as lentes das lanternas, mas foi uma mudança sutil, a Renault refez apenas o desenho interno das luzes, agora há iluminação por LED com desenho de uma espécie de “Y” deitado.
As versões mais caras Iconic do Duster 2024 (Plus) passam ainda a vir com uma nova e maior barra no teto, além de novos skis frontal e traseiro com acabamento na cor cinza.
Lembrando que este visual mais robusto do carro mostrado nas fotos, com para-choque aventureiro, dotado de faróis auxíliares extras, além de apliques nas laterais nas portas, tudo isso será ofertado no pacote opcional Outsider, que custa R$ 1800, disponível apenas para a versão mais cara Iconic 1.3 turbo.
Assim como por fora, por dentro também não há consideráveis mudanças no Duster 2024, você que esperava um SUV mais tecnologico, dotado de itens como painel digital, uma nova multimídia, ou itens de segurança como frenagem automática de emergência, certamente vai se decepcionar. A multimídia segue a mesma, a já ultrapassada com tela de apenas 8 polegadas e uma larga borda, como novidade há um novo descansa braço central, maior e com porta objetos, além de um novo grafismo para o quadro de instrumentos. Vale comentar que o desenho da painel do Duster ainda permanece moderno, foi redesenhado em 2020 e o acabamento é de boa qualidade.
Com relação aos recursos de segurança, com exceção dos airbags laterais, totalizando agora 6 bolsas, infelizmente não há qualquer outra evolução. A lista de equipamentos do Duster foi melhorada sim, mas talvez não como o esperado, a opção mais cara Iconic ganhou novidades como sensor de chuva e carregador wireless para smartphones, além de uma nova padronagem para os revestimentos dos bancos com detalhes e costuras na cor laranja, mas é só.
Comparado aos rivais, podemos dizer que o Renault Duster, antes defasado, ficou um pouco mais parecido com os adversários, porém, nada que vá mudar a cotação do dolar, ou fazer o SUV da Renault disparar em vendas, principalmente porque junto com as mudanças a Renault também aumentou os preços de todas as versões. Lembrando que o modelo na versão mais cara já encosta nos R$ 154 mil.
De série todas as versões do novo Duster Plus 2024 sairão de fabrica equipadas com seis airbags, sanando uma critica pesada que caia sobre o SUV da Renault por ser até então o único da categoria a não ter airbags laterais, além disso, a versão mais barata Intense, ficou mais completa, tendo de série faróis em LED e luzes de condução diurna DRLs, além de apoio de braço central frontal e 4 tomadas USB, inclusive duas tomadas para o banco traseiro.
A lista de itens ainda na versão mais básica Intense conta com sistema multimídia com 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay com conexão sem fio, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, rodas em liga leve aro 16, faróis de neblina, sistema Start Stop – que desliga o motor em paradas momentâneas, vidros elétricos nas quatro portas com função one touch e funçaõ anti esmagamento, retrovisores elétricos, piloto automático, volante multi-funcional, controles de tração e de estabilidade, assistente de partidas em rampas, modo de condução ECO, direção elétrica, ajuste de altura e de profundidade para o volante, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado manual, alarme, chave do tipo canivete com controle remoto, volante revestido em couro, além de barras longitudinais no teto e assistente de frenagem de emergência AFU – um sistema que trabalha junto com o ABS ajudando a controlar a tragetória do veículo nas frenagens mais serveras, lembrando que o câmbio aqui é manual de seis marchas.
Traz exatamente o mesmo pacote da Intense MT, acrescido de câmbio automático CVT, porém, assusta a Renault cobrar salgados R$ 9 mil extras apenas pelo câmbio automático.
A versão Iconic tem uma lista de equipamentos muito interessante, apesar de custar quase R$ 140 mil acrescenta sistema de câmeras 360 graus Multiview com quatro câmeras ao redor do carro, ar-condicionado digital automático, sensor de pontos cegos, chave presencial com cartão e partida do motor por botão, rodas em liga leve aro 17 com acabamento diamantado, carregador de celular por indução, acendimento automático dos faróis, além de apliques em plástico nos para-lamas e adesivo nas laterais.
Tendo ainda a opção de vir com o pacote aventureiro Outsider (custo extra de R$ 1.800).
A versão top de linha tem o mesmo pacote da Iconic normal, mas troca o modesto motor 1.6 de 120 cv, pelo potente 1.3 turbo com 170 cv.
Chegou a ser cogitado que a Renault fosse equipar este Duster 2024 com o seu novo motor 1.0 turbo de 130 cv, que estreará no crossover Kardian, mas infelizmente isso não vai acontecer, pelo menos por enquanto, o Duster 2024 segue sem mudanças mecânicas.
Ou seja, vem com o veterano motor 1.6 16v 4 cilindros, aspirado SCe, com potência máxima de 120 cv e 16.2 kgfm de torque, presente em todas as versões menos na mais cara, unica a dispor do famoso 1.3 turbo com injeção direta TCe, feito em parceria com a Mercedes Benz que entrega bons 170 cv de potência e 27.5 kgfm de torque.
Com exceção da opção mais barata (que vem com câmbio manual de seis marchas), todas as demais configurações do Duster vêm com câmbio automático CVT que simula eletrônicamente 8 velocidades. Todas as versões também têm tração 4×2 dianteira.
A falta de um motor turbo nas versões mais baratas do Duster, fica nítida ao observamos os dados de consumo, na qual o modelo com 1.6 CVT tem números muito ruins, conseguindo ser superado inclusive pela versão 1.3 turbo, que é 50 cv mais potente.
Etanol: 8,1 km/l cidade e 8,5 km/l estrada
Gasolina: 11,6 km/l na cidade e 12,3 km/l estrada
Etanol: 7,2 km/l cidade e 8,1 km/l estrada
Gasolina: 10,5 km/l na cidade e 11,5 km/l estrada
Etanol: 7,7 km/l cidade e 8,4 km/l estrada
Gasolina: 10,8 km/l na cidade e 11,5 km/l estrada
Como ninguém, principalmente no Brasil, da almoço gratís, todas as versões do Duster 2024 encareceram entre R$ 4.000 até R$ 6.000. A opção de entrada Intense custava R$ 118.690, agora partirá de R$ 122.290, enquanto a opção mais cara saltou de R$ 148.000 para R$ 154.000, o que de certa forma pode tornar o Duster menos competitivo no mercado.
Até então um dos chamarizes do SUV da Renault era seu preço mais acessível, que proporcionava uma boa relação de custo-benefício para o Duster, o que mudou bastante com esta atualização. A opção de entrada Intense 2024, que custa agora R$ 122.290 é mais atrasada em relação aos rivais, trazendo câmbio manual, enquanto todos adversários já são automáticos.
O Nissan Kicks já com câmbio automático CVT parte de R$ 112.990, ou seja, R$ 10 mil a menos que o Renault Duster, o VW T-Cross Sense sai por R$ 122.000 e já vem com motor 1.0 turbo e câmbio automático, outro exemplo é o Chevrolet Tracker que por R$ 7 mil a mais que o Duster já entrega câmbio automático e motor 1.0 turbo.
Apesar das evoluções necessárias, o aumento de preços e a falta de um apelo maior do Duster, podem complicar a vida do modelo que já não estava bem, colocando o para competir em uma categoria que definitivamente ele não tem armas para vencer. Um exemplo disso, pode ser visto nos números de venda do Duster, que perde feio para todos os rivais na categoria.
Durante todo o ano de 2023 o SUV da Renault emplacou apenas 26.506 unidades, sendo um dos menos vendidos da categoria, enquanto rivais como: Kicks e Renegade fecharam na casa das 50.000 unidades, e os líderes T-Cross, Tracker e Creta superaram as 60 mil unidades. Lembrando que, o Duster é atualmente o único SUV da Renault no Brasil, o Captur saiu de linha, justamente por vender pouco.
Tudo indica que sim, a nova geração do Renault Duster virá ao Brasil, porém não tenha pressa, com estas mudanças o Renault Duster atual ganhar pelo menos mais 2 anos na ativa, a previsão é que o nova geração do SUV apresentada na Europa deva chegar ao Brasil somente no final de 2025, já como Duster 2026.
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