*Atualizado em 19 de fevereiro de 2024
A Renault que já chegou a ser quarta maior montadora do Brasil, atualmente vive uma fase dificil no país, com vendas cada vez menores. Há uma série de motivos para essa queda, como o aumento da concorrência e a falta do lançamentos. Sabendo disso, a montadora francesa promete mudanças radicais em sua gama de produtos no Brasil. O primeiro desta nova safra de modelos é o inédito SUV compacto Kardian, na verdade trata-se do novo Sandero Stepway europeu com uma roupagem exclusiva para o Brasil, estreando uma plataforma inédita e novos equipamentos na Renault brasileira. Mirando diretamente modelos como Fiat Pulse e VW Nivus, o Renault Kardian chegará em três versões: Evolution, Tecno e Premiere, tendo preços partindo de R$ 112.790 até R$ 132.790, todas já com motor 1.0 turbo e câmbio automático.
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Vale comentar que, apesar de ser baseado no Dacia Sandero Stepway da Europa (foto acima), o Renault Kardian (foto abaixo) terá elementos inéditos no visual e no interior, para justamente deixa-lo mais sofisticado, moderno e caro – lembrando que o Dacia Sandero na Europa é um carro de entrada, enquanto no Brasil o Kardian terá ares e preço de carro premium.
O Renault Kardian mede 4.12 m de comprimento, 1.59 m de altura e 1,77 m de largura, praticamente as mesmas medidas do Fiat Pulse que é apenas 1 cm mais curto e 1 cm mais baixo, porém, em materia de espaço interno o Kardian leva grande vantagem sobre o rival Fiat, graças a distância entre eixos de 2,60 m contra apenas 2,53 m do Pulse. Esta diferença de 7 cm resulta em um maior conforto a bordo do Renault, principalmente para quem viaja no banco traseiro, além de maior espaço no porta-malas.
Comparado com o VW Nivus, o Kardian perde no comprimento, sendo 14 cm mais curto, porém leva vantagem no interior, graças a distância entre-eixos 3 cm mais comprida em relação ao SUV da Volks.
Destaque para o porta-malas do Kardian com capacidade de 410 litros, supera com folga o Fiat Pulse que leva 370 litros, perdendo por pouco para o Volkswagen Nivus que tem 415 litros.
O Renault Kardian deve ser um divisor de águas para a operação da Renault no Brasil, a marca aposta neste SUV para ser seu novo carro chefe em vendas. Além de trazer a nova base europeia CMF-B ao Brasil, o Kardian também trará ao país o motor 1.0 turbo 3 cilindros, da Renault, com potência de 125 cv e torque de 22 kgfm, este bloco conhecido como TCe 110 conta com injeção direta de combustível e estreou na Europa em 2021, por lá desenvolve 110 cv de potência para 20 kgfm de torque, porém, como aqui no Brasil foi convertido para rodar também com etanol, ganhou alguns cavalos extras e apresenta o maior torque da categoria.
O câmbio também será exclusivo, uma caixa automatizada EDC de seis velocidades e dupla embreagem banhadas a óleo, chamado pelo código de DW23, esta nova transmissão fará sua estreia mundial aqui no Brasil e também será usada em outros modelos da Renault na América Latina. Um detalhe importante é que este novo câmbio conta com embreagem umida (wet clutch), além de acionamento eletrônico, sem cabos, tendo joystick ao invés de alavanca, é um sistema parecido com o utilizado por modelos mais caros da CAOA Chery Tiggo 8, alías, esta transmissão da Renault é feita pela Magna na China.
Sim, o Kardian tem câmbio automátizado e não automático, mas calma que aqui a tecnologia é diferenet, o fato da embreagem ser mergulhada em óleo, aumenta consideravelmente a durabilidade do conjunto em relação aos antigos câmbios automatizados de dupla embreagem a seco, como o DSG da Volkswagen e o polêmico Powershift da Ford.
Lembrando que a vantagem de usar a dupla embreagem ao invés de um câmbio automático comum ou do tipo CVT é o ganho consideravel no desempenho. O câmbio de dupla embreagem engata de forma prévia a próxima marcha, diminuindo a perda de potência entre as trocas, principalmente em relação ao CVT usado por exemplo na Duster.
Há rumores que a Renault pode lançar uma versão mais barata do Kardian, equipada com o conhecido motor 1.6 SCe aspirado de 116 cv presente atualmente no Stepway, além de câmbio manual, porém, oficialmente nãó há qualquer informação sobre isso, acreditamos que vai depender muito da receptividade que o carro terá no mercado.
Apesar de ser baseado no Dacia Sandero Stepway europeu, o Renault Kardian tem visual exclusivo e indentidade própria, o conjunto frontal é totalmente novo, tendo uma ampla grade com o logo da Renault ao centro em destaque. O conjunto óptico, assim como nos carros da Renault vendidos na Europa, será dividido em dois segmentos distintos, setas, luzes de posição e luzes diurnas ficarão separados mais acima em um conjunto afinado formado por uma única lâmina de LED, enquanto mais abaixo, em um outro segmento separado, estarão os farois principais – também do tipo Full LED, por fim no pé do para-choque, estarão os faróis de neblina também em LED.
Nas laterais, os para-lamas dianteiros e as chapas externas das portas têm visual diferente em relação ao Dacia Stepway europeu, alias toda as chapas da carroceria foram redesenhadas para este modelo nacional. O mesmo acontece na traseira que trará tudo novo em relação ao primo europeu. O conjunto de lanternas no Brasil terá estilo moderno e futurista, com desenho em “C” e iluminação em LED com efeito 3D de profundidade – que parecem saltar para fora da carroceria.
No teto, o Kardian virá com barras lontigudinais inteligentes, com capacidade de suportar até 80 kg, o diferencial destas barras é que elas podem ser ajustadas, é possivel colocar-las na transversal, sendo muito mais funcionais em relação as presentes nos rivais Pulse e Nivus.
Claro que não pode faltar no visual o famoso pacote aventureiro urbano, com suspensão elevada, apliques em plástico sem pintura por toda a carroceria, além de rodas grandes, aro 17, com pneus elevados, que além reforçar o apelo esportivo do Kardian também contribuem para aumentar a altura em relação ao solo, que é de 20,9 cm, a maior da categoria, superando com folga os rivais Nivus (16,9 cm) e Pulse (19,6 cm).
Apesar de ser um carro com vocação urbana, o Renault Kardian terá capacidade para ir além do asfalto, graças aos bons ângulos de entrada e de saída, 20º e 36º graus respectivamente, ou seja, dificilmente raspará em entradas de garagens, calçadas ou desniveis.
Tirando exceções como o Megane, os modelos da Renault no Brasil sempre tiveram fama de terem cabines simples e pouco tecnológicas, além de soluções polêmicas para economizar na produção, podemos dizer que o Kardian fica no meio termo, traz muitas inovações para a marca no Brasil, principalmente com relação a tecnologia e segurança, porém mantém alguns erros chatos da marca.
O painel do Kardian é exclusivo, tem desenho bonito com linhas retas, aparência sóbria e boa construção, destaque para o console central elevado com direito a freio de estacionamento por botão e alavanca de câmbio curta ao estilo joystick na qual basta apenas um leve e suave toque para selecionar as marchas, itens inexistentes nos rivais. O quadro de instrumentos é sempre digital de 7 polegadas, assim como os faróis Full LED, o ar-condicionado digital automático, borboletas atrás do volante e as rodas em liga leve aro 16, são de série desde a verão mais barata do Kardian, ponto positivo para a Renault.
Há ainda detalhes legais no acabamento, como material softouch na faixa central do painel com costuras aparentes, detalhes em black piano com LED nas portas e acabamento em preto nas colunas e no teto, os bancos dianteiros são largos e prometem bom conforto em viagens mais longas. Porém, o modelo da Renault escorrega em alguns pontos que acabam indo contra a proposta premium que prometia entregar.
As portas não tem forrações, é tudo em plastico duro, nas portas traseiras não há sequer revestimento em tecido no apoio de braço, para economizar, a Renault estranhamente não repetiu o mesmo acabamento das portas dianteiras, com Black Piano e LED. A versão mostrada pela marca nestas fotos é a top de linha, mas há bancos em tecido ao invés de couro e não há saída de ar-condicionado para o banco traseiro como acontece nas versões mais caras do Nivus e do Pulse.
Outro ponto que pode decepcionar, é que a central multimídia do Renault é simples, tem tela de apenas 8 polegadas com baixa resolução, contra telas muito mais modernas dos rivais que já contam com 10 polegadas. Além do tamanho da tela, no Renault não há recursos como a internet e Wi-Fi a bordo, existentes nos rivais. Outro ponto polêmico é que a Renault ainda insiste em usar aquela chave presencial do tipo cartão, sim, aquela mesma usada no Megane.
Outra evolução do Kardian é trazer ao Brasil equipamentos inexistentes nos defasados Renault nacionais até então, como 6 airbags (nenhum Renault produzido no Brasil até então tinha seis airbags) frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos que funciona entre 30 até 140 km/h, sendo um item inédito na categoria.
Há ainda alerta de proximidade do carro a frente, que funciona entre 30 até 180 km/h, sistema de câmeras laterais, traseira e na dianteira, o condutor pode selecionar a através da tela da multimídia as câmeras, outra inovação do modelo Renault na categoria.
Porém o maior destaque é o piloto automático adaptativo ACC, que funciona a partir dos 30 km/h, que além de manter a velocidade programada, também conserva de forma automática uma distância segura do veículo a frente, lembrando que no Brasil na categoria apenas o Nivus conta com este recurso.
A boa noticia é que parte destes itens, como frenagem frontal automática e alerta de colisão já vem a partir da versão intermediária Techno que custa R$ 122.990, enquanto o pacote completo de segurança vem de série na configuração top de linha que custa R$ 132.790, praticamente o mesmo preço do VW Nivus Comfortline, que já vem com estes itens.
Principais equipamentos de série:
Todos os equipamentos da versão evolution mais:
Todos os equipamentos da versão techno mais:
Com preços entre R$ 112.000 até R$ 130 mil o Renault Kardian chega para ser uma aposta interessante frente aos SUVs tradicionais que hoje estão caros demais para a maioria dos brasileiros, e nesta proposta o modelo da Renault vale sim a pena, não chega a ser um SUV de verdade, mas entrega bem o que promete, dentro da sua proposta e custo.
O preço, apesar de não ser barato, está dentro do padrão do mercado, sendo até atrativo frente aos equipamentos que entrega, você não vai achar hoje um carro desta categoria, com faróis Full LED, painel digital, ar-condicionado automatico, motor turbo e câmbio automático por R$ 112 mil, o visual moderno e exclusivo do Kardian também conta pontos importantes, assim como a boa altura em relação ao solo.
Porém há alguns erros chatos que a Renault cometeu, que talvez afastem aqueles clientes mais exigentes, como a central mutimídia já ultrapassada e o acabamento interno que fica devendo, porém são deslizes que a montadora pode acertar facilmente nas atualizações futuras do modelo.
O Renault Kardian 2024 é construido sobre a plataforma CMF-B. A mais atual e popular da Renault na Europa, a mesma utilizada no Novo Clio 2024. Será a primeira vez que esta plataforma será produzida além da Europa, possibilitando um novo leque de lançamentos locais, além do uso de tecnologias híbridas e elétricas.
Lembrando que no Brasil, a Renault desde 2007 utiliza a velha e já utrapassada plataforma BO, presente em modelos como Sandero, Logan e Duster.
A produçã do Kardian será localizada em Pinhais no Paraná, na mesma planta onde são montados Kwid, Sandero, Logan, Duster e Oroch. O Kardian será apenas o primeiro membro de uma nova família de carros no Brasil. A Renault confirma esta informação, porém não da detalhes sobre quais serão os futuros lançamentos, apenas afirma que a nova base pode dar origem a modelos com diferentes tamanhos de carroceria, com 4 até 5 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,60 m até 3 metros, ou seja, podem surgir desde hatchs, sedans ou até mesmo SUV ou picapes.
Segundo informações apuradas pelo Mobi Auto. A Renault deve transferir parte da produção do Kwid do Paraná para a Colômbia, visando abrir espaço na fábrica brasileira para o Kardian que deve ser exportado para cerca de 10 países.
Nesta reestruturação na Renault brasileira e de sua fábrica no Paraná, o SUV Captur já saiu de linha sem deixar substituto, enquanto o Sandero, o Stepway e o Logan devem ser retirados do mercado ainda este ano.
Kardian e o Duster ocuparão a mesma faixa de mercado? Sim, mas não por muito tempo. Com a chegada do Kardian, a Renault reposicionará seus SUVs, o Duster será reestilizado em 2024 e subirá um pouco de nível. Não é uma nova geração, porém, assim como aconteceu na Europa o modelo será melhorado, ganhará um novo cojunto dianteiro e traseiro em LED, além de novos equipamentos no interior.
De acordo com o site AutosSegredos a Renault deve em breve começar a rodar com os protótipos do Duster 2025 brasileiro, sendo que o lançamento deve ocorrer no primeiro semestre de 2024. Outra mudança importante é que o Duster abandonará o 1.6 para dar lugar ao 1.0 turbo, passando a ter apenas câmbio automático CVT. Seu preço também deve aumentar, deve partir da casa dos R$ 130.000, ou seja, abrindo espaço para o Kardian.
Ainda falando no Duster é bom não confundirmos com a terceira geração totalmente nova do SUV (Dacia Duster 2025) que está em desenvolvimento pela Dacia na Europa, este modelo mudará completamente, porém ainda não tem data de vir ao Brasil, já que trocará de plataforma pela primeira vez, adotando também a CMF-B, além de ter uma inédita versão Bigster com 7 lugares.
Outra mudança importante é que a picape Oroch terá sua produção encerrada no Brasil em 2024, a previsão é surja uma nova geração em 2026 (baseada no conceito Renault Niagara mostrado na foto acima), porém, a picape deixará de ser produzida no Paraná para ser montada em Santa Isabel na Argentina, sobre uma nova plataforma feita em parceria com a Nissan.
Fonte: Renault
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