Parece que o Renault Kardian já agradou o mercado brasileiro, o SUV compacto já vende algo em torno de 3.000 unidades ao mês, praticamente o mesmo número de VW Virtus, Fiat Pulse e Toyota Corolla, um dos motivos deste “sucesso” é o seu custo benefício, principalmente nas versões mais baratas, hoje o Kardian parte de R$ 106.990 na versão Evolution com câmbio manual. Nesta matéria vamos conhecer a versão de entrada o Kardian e compara-la com as opções mais baratas dos rivais Fiat Pulse e Citroën Basalt.
Índice desta matéria
A versão de entrada do Renault Kardian que custa R$ 106.990 realmente é muito interessante, entregando inclusive mais do que os rivais. Tem motor 1.0 turbo, três cilindros, com duplo comando de válvulas variável VVT, flex, desenvolve 120 cv com gasolina ou 125 cv com etanol, chama atenção também o bom torque deste motor do Kardian tendo 22,4 kgfm (com etanol), superando inclusive SUVs maiores como o Hyundai Creta (16,2 kgfm) e VW T-Cross (20 kgfm).
Em uma comparação, o Fiat Pulse mais barato, a versão Drive 1.3 Manual parte de R$ 107.990, ou seja é R$ 1.000 reais mais cara em relação ao Kardian, aqui é o motor mais antigo e muito menos potente, o Pulse mais barato vem com motor 1.3 Fire aspirado, 4 cilindros de apenas 98 cv com gasolina ou 107 cv com etanol, para um torque de modestos 13,7 kgfm, torque 60% menor em relação ao Kardian.
Traduzindo esta diferença na pratica, o Pulse Drive 1.3 Manual faz de 0 a 100 km/h em demorados 13,9 segundos, contra 11 segundos do Kardian Evolution Manual. A coisa piora ao analisarmos os dados de retomada, segundo testes do Motor1.com.br, o Pulse 1.3 MT retoma de 80 km/h para 120 km/h em 13 segundos, enquanto o Renault retoma na casa dos 7,5 segundos.
Outra vantagem do Renault Kardian sobre o Pulse são suas dimensões internas, apesar do Pulse e o Kardian terem praticamente as mesmas dimensões externas (na faixa dos 4.10 m), o espaço interno no Renault é maior devido a distância entre eixos, o Kardian tem 2,60 m de entre eixos contra 2,53 m do Pulse, podemos ver essa diferença principalmente no espaço do banco traseiro e porta malas, consideravelmente maiores no Kardian, o compartimento de carga no Renault tem 410 litros, contra 370 do Fiat.
A versão mais barata do Kardian já vem muito bem equipada, tem itens como painel digital de 7 polegadas, 6 airbags, multimídia de 8 polegadas já com Android Auto e Apple Carplay sem fio, ar-condicionado digital automático, faróis full LED, lanternas em LED, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, piloto automático, limitador de velocidade, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, volante com ajuste de altura e profundidade, volante multifuncional, sistema Start/Stop que desliga o motor para economizar combustível, monitoramento da pressão dos pneus, rack funcional no teto, modo ECO de condução, além de rodas aro 16 “flexwhell” que apesar de serem rodas em aço, graças a uma calota especial que cobre toda a roda, passa a impressão de se tratar de uma roda em liga leve diamantada.
Outro ponto positivo do Renault Kardian frente aos rivais é seu acabamento interno, mesmo na versão mais barata (fotos acima e abaixo) o SUV compacto da Renault já entrega uma cabine razoavelmente bem acabada, os bancos têm tecidos de boa qualidade com costuras em vermelho, no painel há uma aplique em black piano e as maçanetas tem acabamento brilhante assim como as versões mais caras, além disso, o teto do Kardian tem revestimento em tecido escurecido, também o mesmo padrão das versões mais caras. Merece elogios os bancos dianteiros bastante largos e com bons apoios laterais, estes detalhes passam a sensação de se estar em um carro mais premium.
O Fiat Pulse (R$ 107.990) tem também bom acabamento interno, porém em um nível inferior ao Kardian, outro ponto que também poderia ser melhorado no Fiat é sua lista de equipamentos, a versão mais básica Drive 1.3 tem ainda painel de instrumentos tradicional analógico, a central multimídia apesar da moldura de 10 polegadas possui tela de 8,4 polegadas – praticamente o mesmo tamanho do Kardian, por fim o Pulse mais barato tem apenas 4 airbags (dois frontais e dois laterais somente), contra 6 bolsas de ar no Renault (2 frontais, 2 laterais e 2 do tipo cortina, basicamente o Pulse Drive não oferece proteção lateral com airbags para os passageiros traseiros.
Você deve estar pensando – Hoje em dia o melhor custo benefício é o Citroën Basalt Feel que parte de R$ 89.990 ! Ok, realmente hoje (dezembro de 2024) por este valor o Basalt tem o melhor custo, porém há alguns pontos que valem ser comentarmos.
O SUV coupé da Citroën está com valores promocionais, ou seja, é um lançamento e por isso os preços estão quase R$ 10 mil mais baratos. A versão de entrada anunciada por R$ 89.990, na verdade custará em breve R$ 96.990, a versão Feel Turbo CVT automática que hoje é anunciada por interessantes R$ 96.990 sairá por R$ 112.290.
Outro ponto contra a versão mais barata do Basalt é o fato de ser equipada com o modesto motor 1.0 Fire, 3 cilindros, aspirado de apenas 71 cv com gasolina ou 75 cv com etanol. Além disso, o SUV da Citroën é menos equipado em relação a Pulse e Kardian, tem somente 4 airbags, os faróis usam lâmpadas comuns ao invés de LED, porém o principal ponto fraco é o acabamento interno demasiadamente simples, os vidros traseiros com acionamento compartilhado entre motorista e passageiro no console central é um exemplo desta simplicidade exagerada para custar menos.
Infelizmente, o Basalt passa aquela imagem de carro de barato, enquanto o Kardian já tem um aspecto de SUV premium, mesmo em sua versão mais barata.
Agora se você busca um SUV de entrada pelo espaço interno, ai não tem o que argumentar, o Citroën Basalt é o melhor, ele mede 4.34 m e tem distância entre-eixos de 2,64 metros, resumindo o espaço interno no banco traseiro e no porta malas é com folga o melhor da categoria, o Basalt tem porta malas de 490 litros, maior inclusive do que SUVs como VW T-Cross e Hyundai Creta.
Os dados de consumo do Renault Kardian manual são interessantes, faz com gasolina 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, enquanto com etanol 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
Apesar do motor do Fiat Pulse ser quase 30 cv mais fraco em relação ao Kardian, a diferença no consumo entre os dois modelos não é tão grande, a explicação é simples, a vantagem do Renault ter bloco menor 999 cilindradas, além de injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas, enquanto o Pulse 1.3 Fire tem ainda injeção tradicional multiponto MPI, comando de válvulas tradicional e 1333 cilindradas.
O Pulse 1.3 Drive MT faz 12,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, já com etanol os números são os seguintes 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.
Claro que o Basalt por ter o motor mais fraco de todos com apenas 75 cv leva vantagem no consumo, verdade que a comparação não chega nem a ser justa pela diferença nos preços dos modelos, o Citroën faz 13 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina. Enquanto que com etanol no tanque os números são os seguintes: 9,3 km/l cidade e 10,2 km/l estrada, lembrando que aqui estamos falando de um carro 50 cv mais fraco em relação ao Renault Kardian e 32 cv mais fraco comparado com o Pulse Drive 1.3.
O Renault Kardian Evolution Manual por R$ 106.990 tem na nossa opinião o melhor pacote entre os modelos de entrada nesta categoria de SUV, com destaque para o motor turbo de 125 cv, o bom espaço interno e a lista de equipamentos do Kardian. O Fiat Pulse agrada pela lista de equipamentos, porém fica difícil justificar seu preço de R$ 107.990 tendo motor 1.3 aspirado de 95 cv / 107 cv.
Já o Citroën Basalt de entrada se destaca pelo bom espaço interno, disparado o melhor na categoria, além claro do preço que hoje custa R$ R$ 17.000 mais barato que o Kardian, porém os valores atuais são promocionais esta diferença real nos próximos meses deve ficar em R$ 10 mil, porém o motor 1.0 Fire de 75 cv usado no Fiat Mobi colocado na versão de entrada do Basalt não casa nada bem.
Renault Kardian Evolution 125 cv MT 2025 – R$ 106.990
Fiat Pulse Drive 1.3 Fire 108 cv MT 2025 – R$ 107.900
Citroën Basalt Feel 1.0 Fire 75 cv MT 2025 – R$ 96.990 (valor promocional R$ 89.990)
Este é o Jaguar Type 00, um carro ainda conceito que mostra a nova e…
Agora no final de novembro está chegando as lojas do Brasil o novo BYD Song…
O Renault Kwid passará por mudanças no Brasil no próximo ano, nessa última semana já…
Projeção acima feita por: Kolesa.ru A Land Rover já está preparando a nova geração da…
A Kia já está vendendo em suas lojas no Brasil o modelo 2025 do Stonic,…
A Ford está vivendo uma fase complicada na Europa, com a aposentadoria do Fiesta e…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.