A Renault apresentou nessa última terça-feira na Índia, o Renault Kiger 2022, tratasse da aguardada versão SUV do Kwid, futuro rival de carros como Nissan Magnite e Hyundai Venue por lá, o compacto deve ser produzido no Brasil e chama atenção pelo visual moderno e esportivo.
Índice desta matéria
A carroceria do Renault Kiger é compacta, ela mede menos de 4 metros, isso se deve ao fato que na Índia carros com menos de 4 metros pagam menos impostos, com isso é estratégico que o carro tenha menos de 4 menos, por lá foi criado um segmento de SUVs sub-compactos, que inclui carros como Nissan Magnite, Hyundai Venue e Kia Sonet.
Apesar de ser montado sobre a mesma plataforma do Kwid, o Renault Kiger tem dimensões muito maiores, o comprimento é de 3.99 metros (21 cm maior), a largura do Kiger é de 1.75 m (17 cm mais largo que o Kwid), enquanto a altura é de 1.60 metros, 11 cm a mais em relação ao Kwid, por fim a distância entre-eixos do Kiger será de 2.50 metros, um aumento de 8 cm em relação ao Kwid.
A diferença no espaço interno do Kiger comparado com o Kwid será gigante, principalmente no banco traseiro e no porta-malas, só para compararmos, enquanto o Kwid leva 290 litros no porta malas, o Kiger terá espaço para 405 litros de acordo com a Renault, porém o Kiger será menor do que os outros SUVs comuns do mercado brasileiro, como por exemplo o Jeep Renegade e Nissan Kicks.
Este será um SUV sub-compacto (ficando abaixo dos SUVs compactos), principalmente pela curta distância entre-eixos, se compararmos o Kiger com um SUV como o Jeep Renegade, a diferença nas medidas são grandes, o Kiger é 20 cm menor, tem entre-eixos 7 cm menor, uma baita diferença, além de ser mais baixo e estreito, portanto não podemos esperar um grande espaço interno no Renault Kiger.
Visualmente o Renault Kiger 2022 traz um estilo que combina elementos visuais do Novo Kwid vendido na Índia, visual esse que será adotado no Kwid brasileiro nesse ano, com faróis divididos em dois grupos, mais acima, na altura da grade ficam os faróis diurnos e as setas, enquanto mais abaixo no para-choque ficam os faróis principais, no caso do Kiger todo o conjunto de luzes será em LED nas versões mais caras, enquanto as opções mais baratas terão apenas faróis em LED diurnos, enquanto os faróis principais serão comuns (foto abaixo).
Nas laterais o carro terá caixas de rodas largas, que conferirão uma aparência mais musculosa e imponente ao pequeno SUV, já visto de traseira, destaque para as lanternas em “C”, com luzes em LED e efeito 3D, elas se projetam para fora da carroceria. Há ainda visualmente falando soluções interessantes de estilo no Kiger, como o teto e as colunas que serão pintados em uma cor diferente da carroceria, além das rodas aro 16 com acabamento diamantado e pneus grandes 195/60 R16.
Lembrando que esta já é a versão final de produção, ou seja, o Kiger que chegará as lojas terá exatamente este visual, ou seja, o modelo terá um apelo visual bastante interessante e moderno.
Embora seja um carro popular (um SUV de entrada), a cabine do Renault Kiger 2022 agrada, o carro conta com um arquitetura moderna e bem desenhada, o nível do acabamento também aparentemente agrada, há diferentes texturas e tipos de plástico, além disso, o Kiger é bem equipado, o painel de instrumentos é do tipo digital com 7 polegadas e visual configurável, o volante é o semelhante ao usado em outros carros mais caros da Renault é multi-funcional e traz acabamento em Black Piano, destaque também para a central multimídia ao centro do painel que conta com tela de 8 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, há itens raros em modelos mais baratos, como saída de ar-condicionado para o banco traseiro e partida do motor por botão. Destaque ainda para a boa qualidade dos revestimentos dos bancos e das portas.
Outro destaque na cabine do Kiger é a ampla quantidade de porta-objetos espalhados no interior, há desde espaços para colocar o celular e carteira, até mesmo espaços na porta para acomodar garrafas de 1 litros, console central com um compartimento com tampa e espaço de 7,5 litros, e um porta-luvas gigante com 10 litros e um sub compartimento interno para guardar documentos ou papeis, o projeto do interior do carro é bastante inteligente, o banco traseiro é bi-partido na proporção 60/40, o que permite levar cargas maiores no porta-malas, mesmo com pessoas no banco traseiro.
O painel de instrumentos do Renault Kiger terá diferentes versões, mais acima a versão das versões mais baratas, enquanto mais abaixo você confere o painel das versões mais caras, que já contará com tela colorida 7 polegadas em TFT configurável, a tela do painel de instrumentos irá variar de acordo com o modo de condução escolhido.
O Kiger em sua versão mais cara terá o sistema MULTI SENSE, que permite ao motorista escolher entre três diferentes modos de condução: Normal, ECO e Sport. Sendo que em cada um destes modos é alterado o mapa do motor, as trocas de marchas (versões automáticas), a sensibilidade do volante, além do visual do painel de instrumentos. Por exemplo no modo ECO, o painel de instrumentos muda pra a cor verde, e há um novo display que ajuda ao motorista a manter uma condução para economizar combustível, enquanto no modo Sport, o painel fica vermelho e da um foco maior a rotação do motor e desempenho.
Entre os equipamentos de série do Renault Kiger 2022 estão itens como ar condicionado digital com saída para o banco traseiro, controle de cruzeiro, botão star/stop que dispensa o uso da chave para dar partida no motor, chave presencial, câmera de ré, tomada 12V dianteira e traseira, sistema de som da marca Arkamys com 8 alto falantes, além da sistema multimídia que traz integração com smartphones e conexão Wi-Fi.
Em termos de motores é esperado que o Renault Kiger conte com duas opções de motores, um bloco 1.0L três cilindros aspirado capaz de desenvolver apenas 72 CV e 9.8 kgfm de torque, o mesmo motor usado no Renault Kwid. Para quem busca algo mais potente, a marca vai oferecer ainda um motor 1.0L turbo com 100 CV de potência e 16.3 kgfm de torque. Na versão de entrada o câmbio será manual de cinco velocidades, enquanto a configuração mais cara vem de série equipada com uma caixa CVT, porém já um tanto antiga, que simula apenas 5 marchas de forma eletrônica.
Embora no momento a Renault não diz uma palavra sobre o lançamento do Kiger no Brasil, em sua nota de lançamento a marca confirmou que o carro vai estrear inicialmente na Índia e depois no resto do mundo, porém a montadora ainda não revelou quais países ele será vendido. Recentemente a Revista Quatro Rodas, afirmou que a marca trabalha em um novo suv-compacto que se posicionaria abaixo do Duster, além disso o Kiger compartilha plataforma com o Kwid e também com o Nissan Magnite, modelo que já teve lançamento confirmado para o Brasil, ou seja, são vários os fatos que comprovam que o Renault Kiger será vendido no Brasil.
No Brasil o Kiger deve ser lançado apenas no segundo semestre de 2022 no melhor do cenários, porém o mais provável é que a novidade chegue mesmo apenas me 2023.
Ainda é muito cedo para gente falar sobre preços que o Renault Kiger terá no Brasil, porém tendo como base o posicionamento de mercado do carro na Índia, o Kiger deve ter preço partindo de R$ 60 mil, chegando até os R$ 80 mil na versão mais completa turbo automática. Lembrando que ele ficará abaixo do Duster no mercado, que atualmente tem preço partindo de R$ 81 mil.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.