O carro mais vendido da Renault no Brasil está de cara nova, a Renault está lançando agora em janeiro de 2022, o Renault Kwid 2023, sim o modelo já é 2023, a versão renovada do Kwid chega trazendo novidades como um visual mais moderno e sofisticado, ficou muito mais equipado e ganhou um acabamento interno melhorado, porém o preço pode estragar a alegria, o Kwid ficou mais caro, agora parte R$ 59.890, alcançando até R$ 67.690. Achou caro ? Pois saiba que mesmo com este aumento o Renault Kwid segue sendo o carro mais barato do país.
Índice desta matéria
Kwid Zen: R$ 59.890
Kwid Intense: R$ 64.190
Kwid Outsider: R$ 67.690
Embora as mudanças tenham basicamente se concentrado na dianteira, esse atualização visual fez muito bem para o Renault Kwid. A dianteira do hatch ganhou linhas muito mais modernas e atraentes, a principal atualização está no conjunto de faróis, que agora passou a ser dividido em dois segmentos separados, na parte superior em um conjunto mais afinado, estão agrupadas as luzes de condução diurnas e as setas, tudo em LED, enquanto que mais abaixo no para-choque ficam agora os faróis principais do Kwid, eles não são em LED, ainda mantém as lâmpadas comuns.
O Kwid também recebeu uma nova grade, com maior abertura e visual inspirado nos carros da Renault na Europa, assim como o para-choque que também foi redesenhado recebendo novas e maiores tomadas de ar e um estilo mais agressivo. A versão intermediária Intense, passa a ter a opção do teto bitone, ou seja, pintado em uma cor diferente do resto da carroceria.
Já de perfil praticamente não houve mudanças, a não ser novas calotas e rodas em liga leve redesenhadas e com um acabamento mais sofisticado diamantado e com detalhes em preto brilhante, a versão top de linha, Outsider virá com rodas aro 14 com acabamento diamantado de série, porém elas serão opcionais na intermediária Intense, e sim o Kwid segue sendo o único carro do Brasil a ter rodas com apenas 3 parafusos.
Na traseira também as mudanças foram tímidas, pessoas menos detalhistas terão dificuldade em diferenciar o novo modelo do carro anterior no mercado desde 2017, de mudança mesmo apenas o desenho das luzes nas lanternas, que agora passam a ter assinatura em LED (a partir da versão intermediária Intense), e tem ainda uma nova disposição de luzes, o para-choque ganhou um novo desenho em sua parte inferior, recebendo ainda novas luzes refletoras próximas as laterais, no mais tudo seguiu sem mudança.
Passando para o interior, a principal novidade no Renault Kwid 2023 é o novo quadro de instrumentos digital, que tem mostradores coloridos em LED (foto abaixo), e virá de série desde a versão de entrada, ele oferece grafismos mais modernos e uma melhor visualização, sendo que a velocidade agora é marcada por um display preto e branco no centro, neste mesmo display o carro exibe as informações do computador de bordo, enquanto que no lado esquerdo fica o conta giros, e no canto direito os mostradores da temperatura do motor e nível do combustível.
Outro diferencial do Renault Kwid 2023 é a nova central multimídia de 8 polegadas, chamada de Media Evolution, que virá de série da versão Intense em diante, a peça mede 1 polegada a mais em relação a central que era oferecida nas versões mais caras do Kwid até então, além disso conta com respostas mais rápidas e oferece conectividade com smartphones sem o uso de cabo, através de Android Auto e Apple CarPlay.
A nova multimídia do Kwid ainda traz funções como uso de aplicativos como: Spotfy, Waze e Whatsapp na tela, além de um botão “push to talk” que permite ao motorista ativar comandos por voz, ela traz ainda marcador de temperatura externa, e um peculiar recursos chamado “Driving Eco2”, não não é nenhum modo de condução econômico, de acordo com a Renault a multi-mídia é capaz de detectar o modo de condução do motorista e assim fornecer dicas para ele economizar combustível, algo talvez não muito pratico ou útil no dia a dia, seria melhor que tivesse um botão que ao apertar ajudasse a economizar combustível.
A Renault ouviu aos donos do Kwid e tratou de melhorar o modelo brasileiro, que inclusive traz evoluções exclusivas para o nosso mercado, o painel ganhou um novo acabamento na parte superior, as saídas dar ar agora tem apliques em Black Piano, ou plástico brilhante colorido variando de acordo com a versão, a parte central do painel, aonde fica a tela da multimídia agora virá com um acabamento em Black Piano.
Ainda falando no acabamento, as maçanetas das portas, bastante criticadas no modelo anterior por serem frágeis, vindo até a quebrarem durante o uso, agora são mais resistentes, são aparentemente em aço e tem acabamento cromado, há ainda novas frisos nas portas.
Porém a principal mudança no acabamento está nos bancos, que receberam novas padronagens, a partir da versão intermediária “Intense” o modelo conta com bancos com tecido mais sofisticado, com detalhes na cor azul nas laterais e também no encostos, enquanto a versão mais cara Outsider tem bancos com tecido mais claro e diferentes texturas, além de detalhes na cor verde Citron (quase amarelo), presentes nos bancos, encosto e também na coifa da alavanca de câmbio (foto abaixo).
Além de se destacar como o único da categoria a vir de fábrica com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais (fato que só acontece no Brasil) de série em todas as suas versões, o Renault Kwid 2023 ganhou novos recursos se segurança, como controle de estabilidade ESP, assistente de partidas em rampas, HSA que impede que o carro volte em uma ladeira, o modelo também passa a trazer alerta de não uso dos cintos de seguranças também no banco traseiro, além de sistema de monitoramento da pressão dos pneus TPMS, tudo isso de série. Ficou de fora apenas o controle de tração, porém o modelo da Renault já se coloca como o mais equipado com relação a rivais como o Fiat Mobi e VW Gol, que sequer contam com tais equipamentos.
Até então o Renault Kwid era tido um carro de baixo custo, porém esta imagem mudou neste novo modelo 2023, o modelo ficou mais equipado, agora desde a versão mais barata Zen, já traz de série ar-condicionado, vidros elétricos, sistema de som com MP3, Bluetooth, USB e 2 alto falantes, computador de bordo, luzes diurnas em LED, direção elétrica, travas elétricas, sistema Start/Stop que desliga o motor quando o carro para e volta a liga-lo assim que o motorista pisa no acelerador, além de todos os itens de segurança citados mais acima, ou seja, é uma lista bem interessante.
Apesar das evoluções sofridas no interior, faltou ainda algumas melhorias, como por exemplo o volante, que infelizmente ainda segue sem botões, a Renault até tentou minimizar esta falha, porém adotou uma solução pouco pratica, trouxe de volta aquele velho e estranho comando satélite apenas para o rádio, localizado atrás do volante, usado nos carros da marca antigamente, ainda falando no volante ele não tem qualquer tipo de regulagem, como altura ou profundidade, assim como o banco do motorista que segue também sem ter regulagem de altura.
Infelizmente ainda não foi desta vez que o Renault Kwid ganhou vidros elétricos nos bancos traseiros, nem mesmo como opcional, alias, vale apena comentarmos que a posição pouco pratica dos vidros elétricos dianteiros e do botão para destravar as portas, que são localizados na parte central do painel abaixo da multimídia, foi mantida neste novo modelo, esta é outra crítica comum dos donos do carro, que não entende porque a Renault não coloca os botões nas portas, como acontece com 90% dos carros.
Em termos de motor não há grandes novidades, porém há pequenas evoluções. O Renault Kwid 2023 segue equipado com o conhecido motor 1.0L SCe três cilindros, 8v, este bloco foi atualizado e ganhou alguns cv extras, agora desenvolve 71 CV com etanol (alta de 1 cv em relação ao modelo 2022) e 68 CV com gasolina (alta de 2 cv). Já o torque segue sendo de 9.4 kgfm com gasolina e 10 kfgm com etanol (0.2 kgfm a mais).
Com pouca potência e com um peso de apenas 820 kg. O Renault Kwid 2023 se destaca também pelo seu baixo consumo de combustível, que foi aprimorado no modelo 2023, que ficou até 7% mais econômico, graças a soluções como o sistema Start/Stop que desliga o motor de forma automática nas paradas temporárias como nos semáforos, além do sistema ESM (Energy Smart Management) que recupera energia do motor quando o motorista tira o pé do acelerador, e envia esta energia para a bateria, diminuindo o roubo de potência do alternador para recarregar a bateria, o modelo ainda ganhou pneus com baixa resistência de rolagem.
Com estas inovações o novo Renault Kwid 2023 roda na cidade com etanol 10.8 km/l, já com gasolina essa marca vai 15.3 km/l, isso mesmo, segundo dados do Inmetro, novo Kwid tem um consumo de 15.3 km/l na cidade com gasolina, se isso se confirmar na realidade, o Kwid 2023 é disparado o carro não híbrido, mais econômico do Brasil.
Na estrada os números de consumo ficam em 11 km/l com etanol no tanque, e 15.7 km/l com gasolina.
O câmbio é manual de cinco velocidades em todas as versões.
Ao todo o Renault Kwid 2023 conta com três versões de acabamento, a antiga configuração de entrada Life foi descontinuada no modelo 2023. Com isso o posto de entrada passa para a Zen, que chega custando R$ 59.890, ela vem de fábrica com:
4 airbags (2 frontais e 2 laterais)
Controle eletrônico de estabilidade (ESP)
Assistente de partida em rampa (HSA)
Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes
Sistema Start & Stop
Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
Painel de instrumentos com mostradores em LED
Indicador de temperatura externa
Computador de bordo
Tacômetro
Direção elétrica
Ar-condicionado
Rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes
Travas elétricas das portas
Vidros dianteiros elétricos
Abertura interna para o tanque de combustível
Abertura elétrica da tampa do porta-malas
Na sequencia temos a configuração Intense (R$ 64.190), que adiciona itens como a central multimídia de 8 polegadas, câmera de ré, além disso a partir dessa versão o cliente pode opcionalmente comprar o carro com uma cor diferente do resto da carroceria, segue abaixo a lista completa:
Todos itens da versão Zen mais:
Maçanetas externas pintadas na cor da carroceria
Retrovisores externos pintados em preto brilhante
Calotas Flex Wheel 14″ Bíton
Retrovisores elétricos
Chave tipo canivete
Câmera de ré
Media Evolution com tela touch de 8″ com Espelhamento de smartphone Android Auto® e Apple CarPlay®, funções Eco Coaching e Eco Scoring integradas ao multimídia
Comando satélite de áudio
Lanternas com assinatura em LED
Opcional: pintura bíton e rodas de liga leve diamantadas 14” bíton
Já o posto de versão top de linha fica por conta da Outsider (R$ 67.690), traz rodas de liga leve aro 14, ao contrário das demais onde as rodas são de aço, bancos com revestimento exclusivo e rack de teto, confira a lista completa:
Principais itens de série: todos da versão Intense mais
Barras de teto
Molduras de proteção lateral
Skis frontais e traseiros
Bancos exclusivos com detalhes na cor verde Citron
Rodas de liga leve diamantadas 14” bíton
O Renault Kwid é atualmente o carro mais bem sucedido da Renault no Brasil, lançado julho de 2017, o Kwid já atingiu a marca de 277.368 unidades vendidas até dezembro de 2021. Sozinho, praticamente vem salvando as contas da Renault no mercado brasileiro, aliás a fabricante não está em uma fase boa, modelos que no passado fizeram sucesso como Sandero, Logan e Duster, hoje já não tem a mesma procura, fazendo com que a marca amargasse apenas o 7º lugar em vendas entre todas as montadoras que atuam no Brasil.
Ou seja, a Renault tem uma alta dependência do Kwid, porém o preço mais elevado neste novo modelo 2023, pode acabar matando o Kwid no mercado brasileiro, vamos explicar.
Grande parte do sucesso do Renault Kwid era devido ao seu preço mais baixo, o carro chegou ao mercado brasileiro em 2017 custando R$ 30.000 e hoje já parte de R$ 60.000, ou seja, dobrou de valor em apenas 4 anos. Fato é que apesar de ter evoluído na linha 2023, o Kwid já não tem o apelo do preço baixo como o seu maior destaque.
As pessoas estão preferindo por comprar carros maiores e mais equipados. Isso também está acontecendo com o Fiat Mobi, que encareceu bastante e atualmente vive uma situação difícil no mercado, tendo apenas duas versões restando em produção e preço entre R$ 61.000 a R$ 63.000, hoje o Fiat Mobi já vende menos do que modelo bem mais caros como Jeep Compass, VW T-Cross e Toyota Corolla.
Só lembrando que o VW Up, outro sub-compacto que também sofreu com a supervalorização, não aguentou e foi retirado do mercado em 2021 pela Volkswagen, por ter vendas muito baixas. Agora mais caro será que o Renault Kwid irá por este mesmo caminho?
Menos importante, o Kwid 2023 estreia uma nova opção de pintura, a azul Iron, disponível como um opcional a partir da versão intermediária Intense. Além das cores já existentes vermelho Fogo, branco Glacier, prata Étoile e preto Nacré. O teto bi-color só esta disponível para a versão Intense.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.