Agora em agosto chega as revendas da Renault o Kwid, um modelo que deve elevar os padrões dos carros de entrada no Brasil, feito para custar barato, porém o Kwid vai além do preço, consegue ser bem equipado e ter uma carroceria estilosa e imponente, inspirada nos SUVs compactos. Com esta interessante receita o Renault Kwid chega em três versões, Life, Zen e Intense, com preços partindo de R$ 29.990 até R$ 39.990.
A receita do Kwid…
O Kwid foi concebido como um carro de baixo custo, porém não é um modelo sem graça ou pelado, a Renault conseguiu essa importante meta, graças a uma receita inteligente de economizar em tudo o que se pode na construção do modelo e suas soluções, literalmente cada parafuso usado no Kwid foi pensado se é realmente necessário, para baixa o custo de produção e poder oferecer o carro a um preço mais acessível ao consumidor.
Porque é barato…
Há soluções peculiares como as rodas que tem apenas 3 parafusos de fixação, enquanto praticamente todas as rodas do mercado brasileiro tem 4, o limpador de para-brisa possui apenas uma palheta grande, ao invés de duas pequenas como o usual, ou ainda o fato da versão de entrada que custará R$ 29.990 não trazer revestimento em tecido no porta malas nem conta-giros no painel, o espelho interno não conta com a função dia e noite na versão de entrada, até mesmo no tanque de combustível foi “economizado”, o tanque do Kwid tem apenas 38 litros, enquanto grande parte dos modelos rivais tem tanque na casa dos 50 litros. São soluções pequenas, mas que na produção em larga escala fazem uma grande diferença, diminuem o custo de produção, permitindo a Renault cobrar menos pelo Kwid.
O Kwid brasileiro será exclusivo…
Um detalhe interessante é que apesar de ter sido lançado na Índia no ano passado, o Renault Kwid brasileiro é um projeto completamente diferente, sua carroceria recebeu diversos reforços estruturais em favor da segurança, são 30% a mais de aço de alta resistência, 80% das peças usadas são exclusivas para o Kwid brasileiro que será produzido na fábrica da Renault no Paraná, outro ponto em favor do nosso modelo é a lista de equipamentos mais recheada, a versão de entrada com seus 4 airbags já é mais equipada do que o seu irmão indiano, enquanto a versão mais cara possui diversos itens que não são oferecidos nem como opcionais na Índia.
Quase um SUV ?…
Apesar de ter medidas compactas 3,68 m de comprimento, 1,57 m de largura, 1,47 m de altura e 2.42 m de entre eixos, o Kwid tem ares de SUVs, pelo seu porte elevado, ele tem 18 cm de altura em relação ao solo, e bons ângulos de entrada e saída 24°, 40°, respectivamente quanto maior estes ângulos maior a facilidade que o carro tem de vencer obstáculos sem raspar os para-choques. O próprio Inmetro classificou o Kwid como um SUV compacto, a carroceria com formas musculosas também contribui para esta aparência maior do Kwid.
Em comparação com os rivais, o Renault tem praticamente a mesma dimensão do VW Up, suas medidas são similares como entre eixos de 2.42 metros. Já em comparação ao Fiat Mobi com seu entre eixos de 2,30 metros, o lançamento da Renault leva uma boa vantagem, sendo 12 cm maior.
Ainda comparando com os rivais o Renault Kwid leva vantagem em matéria de porta-malas, tendo 295 litros de capacidade, contra 285 litros do VW Up, e apenas 235 litros do Fiat Mobi.
Conjunto mecânico…
O motor de todas as versões do Kwid será o 1.0, 3 cilindros 12 válvulas, com comando de válvulas simples, apesar disso tem bloco em alumínio, este motor desenvolve apenas 66 cv com gasolina e 70 cv com etanol, potência menor do que os rivais, porém é bom lembrar que o Kwid é bem mais leves que os concorrentes, pesando 758 kg na versão mais barata (786 kg na versão mais cara), rivais como Fiat Mobi e VW Up possuem mais de 900 kg.
Consumo do Kwid…
Graças ao peso leve e o motor de apenas 3 cilindros, o Renault Kwid deve fazer bonito em termos de consumo, rodando com etanol ele faz 10.3 km/l na cidade e 10.8 km/l na estrada, enquanto que com gasolina as médias são de 14.9 km/l na cidade e 15.6 km/l na estrada, o único empecilho é o tanque que tem apenas 38 litros.
Versões e equipamentos…
De início o Kwid terá apenas 3 versões: Life, Zen e Intense, todas equipadas com motor 1.0 e câmbio manual.
Kwid Life R$ 29.990
Apesar de vir sem itens como conta-giros e limpador do vidro traseiro, o Kwid de R$ 29.990 traz itens interessantes como 4 airbags, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, porta malas com abertura interna por botão, desembaçador do vidro traseiro, preparação para sistema de som, rodas de ferro aro 14 com calotas, banco traseiro rebatível, indicador de troca de marcha e condução econômica, retrovisores com regulagens interna mecânica.
Kwid Zen R$ 34.990
Além dos itens já citados a versão intermediária do Kwid da um salto e tanto em termos de equipamentos em comparação com a primeira, e deve se tornar a mais vendida, agregando itens como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, limpador do vidro traseiro, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas elétricas e retrovisor interno com função dia e noite, além de sistema de som com rádio com conectividade Bluetooth.
Kwid Intense R$ 39.990
A versão mais cara do Kwid acrescenta um pacote bastante interessante, com central multi-mídia com tela touch, câmera de ré, computador de bordo, espelhos retrovisores externos com ajuste elétricos, detalhes na carroceria como espelhos, maçanetas externas pintadas na mesma cor da carroceria, faróis de neblina, chave tipo canivete, bolsas porta revistas atrás dos bancos dianteiros e terceiro encosto de cabeça no banco traseiro.
Pós venda com revisões acessíveis…
Outro detalhe importante é que a Renault também facilitará a vida dos proprietários do Kwid no pós venda, oferecendo revisões com preços fixos, o modelo terá revisões a cada 10.000 km, custando R$ 349 para a versão de entrada Life e R$ 388 para a Intense e Zen, a única exceção será a 4ª revisão, de 40 mil km, que inclui mais itens e custará mais caro R$ 470 para a versão de entrada Life e R$ 509 para a Zen e Intense.
Analise…
Não há duvidas que o Renault Kwid vai agitar o segmento dos carros mais baratos do Brasil, além de seu preço acessível, o modelo tem muitas qualidades para subir o nível do segmento, como a boa lista de equipamentos a partir da versão intermediária, o espaço interno razoável pelo tamanho compacto, e sua carroceria robusta e chamativa que lembra um SUV, o Kwid com certeza deve roubar compradores do Volkswagen Up e Fiat Mobi, prova disso é que o modelo da Renault fez um enorme sucesso na pré-venda, deste o mês passado, já há até fila de espera.
Resta saber por quanto tempo a Renault conseguirá manter esses preços camaradas, principalmente o da versão de entrada abaixo dos R$ 30.000, só para comparar com os rivais o Fiat Mobi atualmente parte de R$ 33.700, enquanto o VW Up, custa praticamente o mesmo que a versão mais cara do Kwid, R$ 37.990.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.