O Laguna foi lançado na Europa em 1993, e no ano de 1995 chegou ao Brasil como carro chefe da Renault, logo após as importações de veículos serem liberadas no país. Tinha a proposta de ser um divisor de águas para a Renault, a montadora francesa se preocupou ao máximo em oferecer um carro de alto padrão, com conforto, equipamentos, tecnologia, desempenho e design, e realmente conseguiu tudo isso.
Na pratica o Laguna conseguiu cumprir essa missão, ele era um carro acima da média em sua época (década de 1990), tinha muitas qualidades, porém infelizmente no Brasil ele esbarrou naquela velha história que condena grande parte dos modelos importados, a manutenção elevada e a falta de peças de reposição.
A primeira geração do Laguna chegou ao Brasil no final de 1995, já como modelo 1996 trazendo uma farta lista de equipamentos, contando inclusive com acessórios inéditos em veículos “normais” vendidos no mercado nacional, como o computador de bordo com comandos de voz (o carro literalmente falava com o motorista em espanhol, isso em 1995), uma voz feminina informa sobre falhas no funcionamento do carro, manutenção e uso cotidiano como a falta do uso do cinto de segurança, baixo nível do óleo do motor, reserva do combustível, freio de mão puxado entre outras informações uteis.
O modelo top da Renault vinha ainda com itens raros na época, principalmente no Brasil como ar-condicionado automático digital, airbag duplo, banco do motorista com ajuste elétrico, controle eletrônico de velocidade, freios a discos nas quatro rodas com ABS, vidros, retrovisores e travas elétricas, direção hidráulica, rodas de liga-leve, faróis de neblina, cintos de três pontos para todos os ocupantes, decansa braço central na dianteira e no banco traseiro, a versão mais cara V6, ainda vinha com itens como volante com botões, bancos em couro, teto solar elétrico e aerofólio na traseira.
Ainda podemos destacar no Renault Laguna seu espaço e acabamento interno, a cabine é feita com materiais de ótima qualidade por exemplo o revestimento dos bancos são em veludo e o painel traz desenho moderno e com comandos bem posicionados e visual limpo, o conforto interno era louvável, assim como o espaço no banco traseiro também generoso graças ao entre-eixos de 2.67 metros.
Alias o Laguna apesar de não ter as proporções tradicionais de um sedan já que não tem o porta malas acentuado (na época o Renault Laguna oficialmente ele era considerado um hatchback de 5 portas), porém era um carro de tamanho considerável, medindo 4.51 m de comprimento por 1.75 m de largura, era maior do que a maioria dos sedans brasileiros na época. Ah !, o porta-malas do Laguna também era digno de um sedan grande, com capacidade para 452 litros.
Índice desta matéria
No Brasil o Renault Laguna era oferecido com duas opções de motores, a versão mais barata equipada com um interessante 2.0 16v de 140 cv de potência e 19 kgfm de torque, neste caso o desempenho já agradava, 0 a 100 km/h em 9.8 segundos podendo chegar aos 204 km/h de velocidade máxima, o consumo de combustível fica em torno de 9.5 km/l na cidade e 11.8 km/ na estrada.
O Laguna 2.0 trazia câmbio manual de cinco marchas.
Laguna V6 1996 a 1999
Já a versão mais interessante a “Laguna V6” – foto acima, contava com um esperto motor de 3.0 litros, seis cilindros e 24 válvulas, capaz de desenvolver 170 cv de potência e 27.2 kgfm de torque, apesar do câmbio automático de apenas 4 marchas limitar um pouco a esportividade da versão V6, o desempenho era seu ponto forte, com 30 cv a mais de potência e quase 10 kgfm mais no torque, o Laguna V6 era praticamente um esportivo, 0 a 100 km/h em 8.6 segundos, e velocidade máxima de 220 km/h. Porém neste caso o consumo paga o preço, sendo alto, tendo média de 9 km/l.
Laguna Nevada
Em uma época que as peruas eram o sonho de consumo de diversas famílias, a Renault aproveitou e trouxe para cá também a Laguna Nevada, versão perua do modelo chegou em 1997 ao Brasil, ela trazia os mesmo destaques do sedan, porém contava com espaço extra no porta-malas que levava entre 520 litros até 1780 litros, trazendo inclusive dois bancos dobráveis, que dava capacidade para a perua levar sete pessoas a bordo, na verdade estes bancos extras permitiam duas crianças irem no porta malas viradas para a traseira do carro.
Outra particularidade interessante da Laguna Nevada era a possibilidade de acessar o compartimento de bagagens apenas abrindo o vidro da tampa do porta-malas, sem necessariamente ter que abrir o porta malas todo, algo inédito na época.
Seu design também era um dos atrativos, principalmente pela parte traseira muito bem resolvida, com ampla área envidraçada e grandes lanternas, a Laguna Nevada chamava atenção nas ruas.
A Renault Laguna Nevada no Brasil foi equipada apenas com o motor 2.0 de 140 cv e câmbio manual de cinco marchas.
No Brasil a primeira geração do Renault Laguna ficou no mercado de 1996 até 2001 no caso do sedan, enquanto a perua Nevada teve vida mais curta, com vendas abaixo do esperado ela saiu de linha já em 1999, apenas dois anos após estrear no mercado.
Renault Laguna 2003 – 2005
Em 2003, a Renault trouxe para o Brasil a segunda geração do Laguna, o modelo era completamente outro carro, ficou maior e mais requintado, se tornou praticamente um sedã de luxo, carregado de tecnologia, por exemplo a porta era aberta através de um cartão magnético e não tinha chaves. Claro, o preço também subiu consideravelmente e levou o sedan da Renault para um novo patamar, em um nível quase proibitivo, disputando mercado junto com modelos premiums como BMW, Audi e Mercedes, o que acabou não dando muito certo. Com vendas muito baixas, a segunda geração do Laguna ficou menos de 2 anos no mercado brasileiro.
O motor do novo Laguna não decepcionava, um 3.0 V6 24v, de 210 cv e 29.5 kgfm de torque, que deixa o carro na mão do motorista, sempre pronto para acelerar, 0 a 100 km/h em 8.1 segundos e velocidade máxima de 235 km/h. O câmbio também era novidade, automático agora com 5 velocidades.
Em termos de consumo, a segunda geração do Renault Laguna faz em torno de 6.5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Interior do Renault Laguna de 2003 até 2005
Com relação aos equipamentos, o Laguna 2003 trazia de tudo um pouco, com várias inovações para a época, desde ar-condicionado automático dual zone com saídas independente para motorista e passageiro, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, freio de estacionamento eletrônico acionado através de um botão, abertura das portas por cartão com partida do motor através de um botão, freios com ABS, um moderno computador de bordo entre outras novidades, porém o preço elevado do modelo no Brasil e também o design um tanto polêmico, não fizeram o novo Laguna ter boas vendas no Brasil, poucas unidades da segunda geração foram vendidas por aqui.
Na Europa a Renault ainda desenvolveu uma terceira geração do Laguna, esta ficou no mercado por um bom tempo, de 2007 até 2015, porém não chegou a ser vendida no Brasil.
Espaço interno;
Equipamentos;
Conforto;
Bom acabamento.
Design
Manutenção elevada, escassez de peças de reposição;
Volante sem ajuste de altura.
Estepe provisório (só pode ser usado por poucos quilômetros)
Alta desvalorização.
Seguro elevado.
Segunda geração ficou menos de dois anos no mercado
Câmbio automático 4 marchas costuma apresentar problemas
Preço médios do Renault Laguna
Laguna 1997 2.0 R$ 15.300
Laguna 1997 3.0 V6 R$ 18.000
Laguna V6 1999 R$ 20.000
Laguna Nevada 1997 R$15.100
Laguna V6 2003 R$ 48.000
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
como q posso alterar o som de velocidade do laguna 2.0 ano 98?
apenas dispara nos 40 Km.. e não achei onde alterar pra , tipo 100 Km
preciso das pastilhas freios traseiros do laguna 98 2.0 com ABS..
alguém pode me ajudar a encontrar, por favor?
Olá pessoal, continuo com meu Renault Laguna e esta funcionando normalmente. Quanto a anomalia no sintetizador de voz e somente mal contato. Trata-se de automóvel excelente basta cuidar dele, o índice de quebra e muito baixo. Agora esta com com 135000 km rodados quando comprei a seis anos anos atras estava com 79000 km rodados. Quanto ao consumo só uso gasolina aditivada e faz cerca de 6,5 km na cidade e de 09 a 10 km na estrada. O ar condicionado funciona que uma beleza. Ele foi fabricado em julho de 2000 e começou a rodar em outubro de 2000
tenho laguna 99 2.0 16v , excelente carro completo ja esta nos 180mil km manutencao basica, ate agora sem maiores probemas, mais nao tem igual conforto entao nem se fala, macio e sem contar a velocidade
incrivel, realmente e um excelente carro
Olá pessoal tem um laguna lindo bom estado ano 2001 motor 2.0 16v quem tive mesmo endereçado me liga (011)947348825 ok
Pascoal boa tarde, tenho um LAGUNA 2.0 8valvulas 94u com dificuldade de encontra os amortecedores dianteiros e paralama ld do mot. pode ajudar. Grato
Preciso de Paralamas dianteiro e parabrisas do Renault Laguna 3.0 ano 2003
Quem souber e poder me informar a loja que tem peças pra ele agradeço!
Comprei um faz um mês, renault laguna rxe 1995 esta inteiro era único dono e está com 71 mil km , paguei 7 mil reais , quero saber se fiz uma boa compra
alo amigo. o carro e muito bom, vai depender de como voce vai tratar o mesmo. o principal e começar a troca de oleo, porque voce nao sabe se o oleo do motor e o recomendado pelo fabricante, velas se sao combativeis com esse motor e assim por diante. duvida pode mandar um email caso eu posso lhe ajudar. peças nao tao dificeis como falam. tem que esta no mercado para poder comprar. paschoaljlopez@uol.com.br
Eu tenho um renault safrane v6 1993 e é dificil achar peças
veja as peças que voce quer e manda um email. paschoaljlopez@uol.com.br
Olá Pessoal, estou olhando um Laguna V6 2003, que atualmente se encontra em Pelotas, com cerca de 90 mil km. Alguém sabe algo sobre esse veículo?
alo lucio. comprei esse carro. caso queira ia comprar outro tambem 2003. valor era de 17.000,00. chorei e vi algumas coisa para fazer, que sao poucas. caso queira o telefone mando para voce. ele chegou a 10.000,00. ele pegou como pagamento. tem para fazer, trocar o para brisa pois o mesmo esta trincado, nao tem o manual do carro e tambem a chave reserva. o carro esta em nome dele. paschoaljlopez@uol.com.br