O mercado de SUVs no Brasil segue em crescimento mesmo com a crise, nos últimos dois anos este é o segmento que mais recebeu lançamentos, como Jeep Renegade, Honda HR-V, Nissan Kicks, Hyundai Creta e agora é a hora do Renault Captur fazer sua estreia no Brasil.
A novidade da Renault chega às lojas agora em fevereiro em duas versões: Zen com motor 1.6 SCe flex de 120 cv, e Intense 2.0 de flex 148 cv, tendo câmbio manual na versão de entrada 1.6 e automático de quatro velocidades na 2.0. Os preços do Captur no Brasil partirão inicialmente de R$ 78.900 para a versão Zen 1.6 e R$ 88.490 para a Intense 2.0.
O Captur já está sendo produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná, vale lembrar que o modelo nacional é exclusivo para o nosso mercado, em comparação com a versão europeia, o brasileiro traz visual mais moderno e agressivo, além de ter carroceria maior, isso foi decidido principalmente pelo gosto brasileiro em termos de design e estilo, e também para deixar o Captur em uma posição acima do Duster no mercado.
Por falar em visual, o estilo moderno deve ser um dos grandes chamarizes do Renault Captur, o carro chama atenção por suas linhas bem desenhadas, e pelo seu porte encorpado, não importa por qual ângulo se olhe o Captur sem dúvidas atrai olhares, o modelo ainda terá a opção de vir com diferentes tons de pintura para o teto e para a carroceria, o teto pode opcionalmente pintado em preto ou marfim com o preço extra de R$ 1.400, enquanto a carroceria poderá vir nas cores preta, branca, marrom, laranja, marfim , vermelha, prata e cinza.
Dimensões…
Desta nova safra de SUVs compactos, o Renault Captur será um dos maiores, ele tem 4.33 metros de comprimento e 2.67m de entre-eixos, é maior que o HR-V e Jeep Renegade por exemplo, levando uma vantagem tanto no espaço interno, quanto também no espaço no porta malas, o Captur tem 437 litros de capacidade, o Honda HR-V que é líder do mercado tem 431 litros, o modelo da Renault também leve vantagem em dimensões comparado ao Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker.
Interior…
Porém nem tudo são flores, um dos pontos fracos do Renault Captur é o acabamento interno, demasiadamente simples para um carro que beira os R$ 90.000, o painel traz desenho simples, e nenhum grande atrativo em termos de sofisticação, há muito plástico e a falta de detalhes e texturas diferentes, fazem o interior do Captur se assemelhar a um carro de entrada, principalmente em comparação com rivais, como o requintado interior do Nissan Kicks.
Equipamentos…
A lista de equipamentos do Renault Captur é razoável para um carro que parte de R$ 80.000, ele virá com ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, volante com comandos de som, Bluetooth, piloto automático, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, quatro airbags (sendo dois dianteiros e dois laterais), vidros e retrovisores com comandos elétricos, retrovisores com rebatimento elétrico, luzes diurnas por LEDs, rodas de liga leve aro 17, volante com regulagem de altura, banco do motorista também com ajuste de altura, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, além de alarme e chave-cartão – esta chave traz o mesmo sistema usado anteriormente pelo Megane, na qual basta apenas o dono do veículo ter a chave no bolso que ele pode destravar as portas por aproximação e dar a partida através de um botão.
Uma das faltas em termos de equipamentos na versão de entrada é que a central multi-mídia será oferecida apenas como opcional para a versão de entrada Zen, com preço de R$ 1.990, o comprador levará o Media NAV com tela touch de 7 polegadas, GPS, câmera de ré e sensor de estacionamento.
A configuração mais cara Intense, agrega ar-condicionado automático, sensores de acendimentos dos faróis e de acionamento dos limpadores do para-brisa, além de faróis de neblina com função “Cornering Light” que acompanham a direção da curva, a versão ainda conta com rodas exclusivas também aro 17 porém com acabamento diamantado, apoio de braço central, e o sistema multi-mídia Media Nav com GPS.
Como opcional para a versão Intense há bancos em couro, oferecidos por R$ 1.500, bem que poderiam ser de série, já que se trata de uma versão top.
Motor e consumo…
Por fim falaremos rapidamente do conjunto mecânico do Renault Captur, o bloco 1.6 que equipará a versão de entrada é o SCe 16v, é bastante moderno foi lançado no final de 2016 e atualmente está presente nos modelos Sandero, Logan, Duster e Oroch, este motor desenvolve 118 cv com gasolina e 120 cv com etanol, tendo torque máximo de 16.2 kgfm a 4.000 rpm tanto com gasolina quanto com álcool, a Renault ressalta que 90% do torque já está disponível nas faixa de 2.000 rpm, o que deve garantir saídas mais ágeis.
Lembrando que o motor 1.6 do Captur será oferecido apenas com câmbio manual de cinco marchas, em breve a Renault deve lançar também a opção do câmbio automático CVT para o bloco 1.6.
Outro detalhe é que por enquanto no Captur não terá versão com tração 4×4, apenas 4×2 dianteira.
Já o bloco 2.0 é bastante conhecido e um tanto antigo, é o mesmo usado pelo Renault Duster e pela pick up Oroch, ele desenvolve 143 cv com gasolina e 148 cv com etanol, já o torque fica em 20.9kgfm com etanol e 20.2 kgfm com gasolina, com relação à transmissão ai vai outra falha da Renault, enquanto os rivais contam com transmissões CVT ou automática de seis velocidades, o Captur 2.0 terá o câmbio automático de apenas 4 velocidades.
Consumo…
De acordo com a Renault o Captur 1.6 faz com gasolina 10.9 km/l na cidad2e e 11.3km/l na estrada, já com etanol no tanque o consumo fica em 7.6km/l na cidade e 8 km/l na estrada.
Enquanto o Captur 2.0 rodando com etanol faz 6.2km/l na cidade e 7.3km/l na estrada, enquanto com gasolina as dados são de 8.8km/l na cidade e 10.8km/l na estrada.
Analise…
O Renault Captur tem qualidades como o seu estilo bonito, diferente e atraente, sua carroceria encorpada e com bom espaço interno, porém escorrega no acabamento interno e na falta de um conjunto mecânico mais moderno na versão 2.0.
Preços:
Renault Captur Zen 1.6 R$ 78.990;
Renault Captur Intense 2.0 R$ 88.490.