A Renault acaba de apresentar na Europa a quinta geração do Clio, o hatchback que foi lançado em 1990 é o carro da Renault mais vendido ao redor do mundo, com cerca de 15 milhões de unidades comercializadas em 28 anos de produção. Nesta nova geração o Clio se desprendeu de vez das origens de um hatchback compacto, para se tornar um carro premium, bastante estiloso, equipado e tecnológico.
Design…
O estilo da novo Renault Clio 2020 é uma evolução da quarta geração, lançada em 2012, apesar da carroceria ser totalmente nova, vários elementos da geração passada – que fez bastante sucesso na Europa, foram mantidos neste novo modelo 2020, como o desenho das janelas, o estilo das portas traseiras com a maçaneta escondida na coluna, além do estilo da traseira, assim como as dimensões que são praticamente as mesmas da geração passada, o Clio 2020 é 1.4 cm mais curto e 3 cm mais baixo que o modelo anterior.
Visualmente o que chama mais atenção no novo Renault Clio 2020 é sua dianteira que incorpora o novo padrão de estilo da marca, inaugurado pelo novo Megane, marcado pelos faróis grandes com desenho em “C” com iluminação 100% por LED e que invadem o para-choque, estes faróis modernos virão de série desde a versão de entrada do Clio, a grade frontal e o logo da Renault estão bem maiores, e o para-choque do Clio ganhou um perfil mais esportivo nesta nova geração.
O capô está mais baixo e aerodinâmico, enquanto nas laterais há novos vincos que deixam o hatchback mais musculoso e encorpado, destaque ainda para o friso cromado na parte inferior das portas com a inscrição “Clio” e as maçanetas das portas traseiras que são escondidas na coluna, enquanto a traseira também tem um estilo que agrada, com lanternas grandes e bem desenhadas, dotadas de iluminação total por LED, a tampa do porta malas está mais volumosa, e o para-choque tem estilo mais elegante e moderno. O Clio agora passa a vir com rodas maiores, aro 17 na versões mais caras.
Interior…
Por dentro o novo Renault Clio 2020 impressiona, a cabine ganhou um estilo limpo e minimalista, tendo um acabamento de alto nível e rico em detalhes, de qualidade muito superior ao esperado para um Clio, há detalhes legais como as saídas de ar centrais do painel que ficam escondidas, além do sistema multi-mídia com tela grande de 9.3 polegadas, posicionada em pé ao centro do painel, a maior usada por um carro desta categoria, outra evolução é o painel 100% digital configurável, com display em TFT com 7 ou 10 polegadas, sendo que a versão com 10 polegadas pode exibir também a navegação GPS.
O interior do Clio também ganhou novos itens tecnológicos como ar-condicionado digital, com display da temperatura no próprio botão, freio de estacionamento eletrônico com acionamento por botão, sistema keyless com partida do motor por botão, além das duas tomadas USB no console central, destaque ainda para a versão esportiva RS Line, que traz detalhes em vermelho no painel, bancos esportivos e pedais em alumínio. O comprador poderá ainda customizar o acabamento do Clio, escolhendo as diferentes opções de texturas e revestimentos para o painel, portas e bancos.
Os bancos também são novos, eles estão mais finos e ergonômicos, conta com novas padronagens e texturas, além das laterais altas.
Maior por dentro…
Apesar de ter praticamente o mesmo tamanho da geração anterior, o espaço interno no Clio 2020 é maior do que na geração, graças a nova plataforma, o que permitiu aos engenheiros da Renault reposicionar os bancos e o painel para se obter melhor espaço interno, principalmente no banco traseiro e no porta malas, alias o ganho no porta malas foi considerável, passando de 300 para 391 litros, além de outros 26 litros, em espaços extras para guardar objetos no interior da cabine.
Mecânica…
Por enquanto a Renault ainda não divulgou detalhes sobre a motorização e câmbio do novo Clio 2020, porém é provável que as motorizações da geração passada sejam mantidas, tendo motores a diesel e a gasolina, as versões a gasolina com potência de 75 cv, 90 cv e 120 cv, enquanto as versões diesel terão de 75 cv a 110 cv. A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automática EDC com dupla embreagem e também seis marchas.
Deve continuar longe do Brasil…
Infelizmente com a evolução, o Renault Clio subiu de nível e ficou mais caro, enquanto no Brasil aonde o modelo foi comercializado na primeira geração – importado da França de 1993 a 1997 e a segunda geração produzida no Brasil de 1998 até 2017. Não tivemos a terceira nem a quarta geração do modelo, e possivelmente a quinta geração também não virá para o Brasil, por dois motivos, o alto custo que o novo Clio teria por aqui caso viesse importado, e também o alto-custo para a Renault produzir o carro no Brasil, já que ele utiliza uma plataforma nova.
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