Com os preços médios dos carros 0 km hoje no Brasil acima dos R$ 100.000, muita gente em 2023 está de olho no mercado de usados na hora de trocar de carro, uma das boas opções, que pode atender muita gente é o Renault Logan de segunda geração, o sedan oferece bom espaço interno, um ótimo porta malas, mecânica simples e confiável, baixo custo de manutenção e equipamentos padrão esperado para um carro atualmente. A melhor parte é o preço, de acordo com a tabela FIPE é possível comprar um Logan 2015 hoje na faixa dos R$ 36.000, quase a metade do valor pedido por um Kwid Zen 2023, que hoje sai por R$ 68.190, sendo atualmente o carro 0km mais barato do Brasil.
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Apresentado na Europa em 2004 pela marca romena Dacia, a primeira geração do Renault Logan desembarcou no mercado brasileiro em 2007, apesar de que muita gente criticou o modelo na época devido ao seu visual simplório e interior sem graça, mesmo assim o Logan conseguiu agradar no Brasil, alcançando ótimos números em vendas, colocando a Renault para brigar entre os líderes da categoria.
Em abril de 2010, a Renault lançava o Logan 2011 com visual atualizado, o sedan trazia desenho mais aerodinâmico e moderno, com novos faróis, grade frontal maior e com um friso cromado, além de um para-choque mais envolvente na dianteira, enquanto na traseira mudaram as lanternas, o desenho da tampa do porta malas e o para-choque.
A segunda geração do Renault Logan chegou ao Brasil novembro de 2013, já como modelo 2014. O modelo mudou praticamente tudo em relação ao carro original de 2007, trocou de plataforma e ficou mais encorpado, o comprimento da carroceria aumentou cerca de 10 cm, passando para 4.35 metros, apesar de que a distância entre eixos, altura e largura não mudaram, assim como o porta-malas, que seguiu com 510 litros.
Houve um grande salto em termos de estilo no Logan 2014, o carro ficou mais moderno, assim a cabine que foi completamente reformulada, recebendo além de um melhor acabamento, um painel de linhas modernas e itens inéditos como central multimídia.
O Logan 2014 de segunda geração, chegou com três configurações de acabamento (Authentique, Expression e Dynamique), distribuídas em duas opções de motores: 1.0 L e 1.6 L. Os preços na época iam de R$ 28.990 a R$ 42.100.
Na versão Authentique tinha apenas o conhecido motor 1.0L 16V Hi-Power de 77 CV com gasolina ou 80 CV com etanol, já a variante intermediária Expression estava disponível com o motor 1.0L ou 1.6L 16v Hi-Power capaz de gerar 98 cv com gasolina ou 106 CV com etanol. Enquanto a top de linha Dynamique vinha apenas com o bloco 1.6 16V. Independente do motor o câmbio era sempre manual de cinco velocidades.
No ano seguinte, no lançamento da linha 2015 o Logan ficou mais equipado, a versão Expression recebeu de série ar condicionado, enquanto a top de linha Dynamique passou a ser oferecida com bancos em couro como opcional por cerca de R$ 1.000.
Porém a grande novidade da linha 2015 do Renault Logan ficou por conta da chegada do câmbio automatizado Easy R, hoje os consumidores fogem desse câmbio igual o diabo foge da cruz, mas na época era uma grande novidade, o Easy R, estava disponível para as versões Expression e Dynamique ambas 1.6. Vale comentar que as versões automatizadas atualmente tem preço de tabela inferior as versões com câmbio manual e tem revenda mais difícil.
Lembrado que o câmbio automatizado era uma transmissão manual comum, porém acoplada a um robô eletrônico de acionamento hidráulico responsável por fazer as trocas de marchas de forma automática. Não há pedal de embreagem.
Desde o lançamento em 2013 os consumidores pediam uma versão automática de verdade para o Logan, porém a Renault assim como as outras montadoras resolveu apostar em algo mais barato, os câmbios automatizados, o câmbio EASY R tem o mesmo conceito de funcionamento inclusive partem incomuns com o Easytronic da Chevrolet, Dualogic da Fiat e I-Motion da Volkswagen.
Por fim o Logan recebeu ainda em sua linha 2015 a edição especial “Exclusive” que trazia um acabamento interno mais sofisticado (foto acima) combinado com um conjunto de equipamentos de série mais recheado, como direito a bancos em couro, multimídia e câmera de ré.
Em 2015 na chegada da linha 2016 o Logan trouxe como novidade a chegada da central multimídia Media Nav com tela de 7 polegadas, equipada com GPS nativo e conexão Bluetooth era oferecido como opcional para as versões Expresion e Dynamique. Na época a Renault afirmou que 80% dos consumidores optaram por levar o carro equipado com o aparelho.
No finalzinho do ano de 2016 quase no inicio de 2017, o Logan já recebia em sua linha 2018 os novos motores 1.0L SCe de três cilindros e 1.6L SCe de quatro cilindros, esses blocos trouxeram uma série de avanços em relação aos motores antigos, porém mantiveram o já ultrapassado na época tanquinho de gasolina para partida à frio, além de contar com direção com assistência eletro hidráulica, ao invés de 100% elétrica.
Com os novos motores SCe o Logan ficou cerca de 20% mais potente e com um nível de consumo de combustível semelhante. O motor 1.0L SCe conta com 79 CV gasolina e 82 CV etanol, para um torque de 10.2 kgfm (G)/10.5 kgfm (E). Já o bloco 1.6L SCe conta com 115 CV na gasolina ou 118 CV com etanol, para 16 kgfm de torque. É uma baita diferença para o antigo 1.6 que tinha apenas 96 cv com gasolina e 106 cv etanol.
O motor 1.0L SCe na linha 2018 estava disponível apenas com câmbio manual, enquanto o 1.6L podia ser manual ou automatizado Easy R.
Em 2019 o Logan 2020 recebe um leve facelift desde permanece praticamente o mesmo carro
Em julho de 2019, já como Logan 2020 a segunda geração do sedan passou por suas mudanças mais significativas, recebendo um leve facelift no visual, os faróis ganharam LED diurnos, a grade frontal ficou maior e o para-choque frontal mais imponente e moderno, enquanto na traseira há apenas novas lentes nas lanternas com detalhes cromados.
Estas mudanças no Logan 2020 ainda incluíram melhorias no interior, com novos revestimentos nos bancos e nas portas, novo volante e mudanças no comandos do console central. A partir de então mudaram os nomes das versões, que passaram a ser chamadas de: Life, Zen, Intense e Iconic.
Além disso, o Logan modelo 2020 abandonou o polêmico câmbio Easy R em favor de uma caixa automática do tipo CVT que simula seis velocidades.
Em 2021 já como modelo 2022 o sedan já vinha apresentando vendas baixas, com isso a Renault reduziu o numero de versões, restando apenas a Life e a Zen ambas 1.0 manual, sendo que as configurações 1.6 foram todas retiradas do catalogo, assim como a opção do câmbio automático CVT.
Já é possível encontrar exemplares Logan 2024 nas revendas da Renault, porém apenas na versão top de linha Zen, enquanto exemplares da versão Life ainda são oferecidos como modelo 2023.
Os preços são de R$ 89.590 para a versão Life, que traz de série vidros elétricos dianteiros, ar condicionado, direção elétrica e faróis com LED, enquanto a top de linha Zen, que custa cerca de R$ 3,000 a mais, além destes itens vem com central multimídia, sensor de estacionamento e vidros dianteiros com função One Touch.
Tudo indica que sim, o Logan 2024 será o ultimo ano do Renault Logan no Brasil, a previsão é que a Renault pare de vender por aqui, e infelizmente ainda não há previsão de vinda da nova geração da Europa.
Agora falaremos exclusivamente do Logan modelo 2015, que é hoje o ano mais buscado do sedan e também a que possui o melhor custo benefício. Tem a carroceria de nova geração, já vem com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétiricos dianteiros e hoje custa no mercado de usados algo em torno de R$ 35.000, um preço muito interessante.
Acima o Logan 2015 em sua versão de entrada Authentique conta visual mais simples, rodas com calotas de plástico, tem espelhos e retrovisores sem pintura e não tem faróis de neblina
No total o Renault Logan 2015 conta com 8 versões diferentes, sendo quatro opções de acabamento: Authentique, Expression, Dynamique e Exclusive, duas opções de motores: 1.0 e 1.6, além de duas opções câmbio manual ou automatizado. Confira abaixo:
Authentique 1.0L Flex Hi-Power 16V câmbio manual de cinco velocidades 78 CV
Expression 1.0L Flex Hi-Power 8V câmbio manual de cinco velocidades 78 CV
Expression 1.6L Flex Hi-Power 8V câmbio Easy R 100 CV
Expression 1.6L Flex Hi-Power 8V câmbio manual
Dynamique 1.6L Flex Hi-Power 8v câmbio Easy R 100 CV
Dynamique 1.6L Flex Hi-Power 8v câmbio manual de cinco velocidades
Exclusive 1.6L Flex Hi-Power 8v câmbio Easy R
Exclusive 1.6L Flex Hi-Power 8V câmbio manual de cinco velocidades.
*valores consultados na tabela FIPE em abril de 2023
Com gasolina o Logan 1.6 manual faz 10,6 km/l na cidade ou 12.5 km/l na estrada, enquanto que com etanol o consumo fica em 7.3 km/l na cidade ou 8,7 km/l na estrada.
Com gasolina o Logan 1.0 2015 faz 11.9 km/l na cidade ou 13.4 km/l na estrada, enquanto que com etanol o consumo fica em 8.1 km/l na cidade ou 9.2 km/l na estrada.
Quando equipado com o motor 1.6L 8V e câmbio manual de cinco velocidades o Logan 2015 vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos e tem velocidade máxima de 180 km/h.
O desempenho do Logan 1.0 é bastante ruim, 0 a 100 km/h em 14.2 segundos e velocidade máxima de 163 km/h.
A versão preferida do consumidor do Logan 2015 é a versão Expression, ela oferece a melhor relação custo beneficio. Tem preço próximo ao da versão mais básica Authentique porém já é bem mais equipada, contando com itens como ar condicionado e vidros elétricos dianteiros não presentes na versão mais simples.
A versão de entrada Authentique tem um pacote de equipamentos bastante simples, trazendo de série freios ABS e airbags frontal para o motorista e passageiros (itens que na época já eram obrigados por lei), calotas de plástico aro 15, abertura interna do porta-malas, além de direção eletro hidráulica, que como dissemos passou a ser de série na linha 2015, como opcional era oferecido ar condicionado.
Já a versão Expression do Logan 2015 traz itens como retrovisores e maçanetas pintadas na cor do veículo, alarme, sistema de audio, ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétrica, ou seja um conjunto de itens muito mais interessante do que a Authentique. Como opcional para o Logan 2015 já havia central multimídia, item que passou a ser de série no Logan Expression 2016.
Por fim a configuração Dynamique do Logan 2015 adicionava vidros elétricos também nas portas traseiras, rodas em liga leve aro 15, faróis de neblina, volante em couro, piloto automático e retrovisores com setas e ajustes elétricos. Como opcional era oferecido ar condicionado digital e central multimídia.
Com o passar do tempo o Renault Logan foi ficando cada vez mais caro, sem grandes mudanças e com a companhia de rivais mais moderno e equipados, como o Onix Plus, HB20S, Fiat Cronos e VW Virtus, o sedan da Reneault hoje praticamente está esquecido nas lojas, com vendas muito ruins (de janeiro até março de 2023 o Logan emplacou apenas 518 unidades contra 18.300 do Chevrolet Onix Plus).
A terceira geração do Logan foi lançado lá fora em 2020 como modelo 2021 pela Dacia (foto acima) porém ainda não tem previsão de estreia no Brasil
Caso chegasse ao Brasil a terceira geração do Logan teria um visual semelhante ao sedan acima o Renault Taliant, que é um Dacia Logan com frente de Renault destinado a Turquia
Em 2020 na Europa o Logan recebeu uma geração totalmente nova na Europa, como dissemos a Renault resolveu não trazer esse novo modelo para o país, ele usa uma base diferente do modelo lançado no Brasil em 2015.
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Ver comentários
Excelente matéria, tenho um Logan 2016, ótimo carro, custo benefício exatamente como na matéria, e também sobre acústica ruim.
Pena que saindo do nosso mercado desestimula a permanecer com a marca.
Mas eu o acho um excelente carro.
Parabéns pela matéria.