Será lançado em março durante o Salão de Genebra, o Renault Megane 2021, o modelo que é um dos principais carros da marca francesa, recebeu na linha 2021 uma leve plástica no visual, interior mais refinado e uma inédita variante hibrida plug-in.
Esteticamente o Megane 2021 não mudou muito, o carro continua sendo praticamente o mesmo lançado há cinco anos (2015), a grade frontal foi reestilizada, assim como as tomadas de ar e os frisos cromados no para-choque que também são novidades, outro diferencial são os inéditos faróis LED Pure Vision (que dão uma aparência futurista a dianteira do Megane), disponível em algumas versões as novas luzes são mais eficientes e se ajustam de forma automática ao ambiente sem ofuscar os demais motoristas. O pacote de atualização inclui ainda novas rodas de liga leve aro 16 ou 18.
Índice desta matéria
Interior
No interior o Renault Megane 2021 está mais moderno e sofisticado, seguindo uma tendência geral no mercado automotivo, o painel analógico deu lugar a um cluster digital de 10.2 polegadas. Já no console central, há um novo sistema multimídia com tela touchscreen maior de 9.3 polegadas.
Tanto o quadro de instrumento digital quanto o multimídia já haviam sido utilizados em outros modelos da marca, como o elétrico ZOE e o hatch Clio 2020. Além disso, o novo Megane está mais inteligente e seguro, há novos recursos de direção semi-autônoma, como assistente de direção em transito e estrada, uma tecnologia de condução semi-autônoma nível 2, que controla de forma automática o acelerador e os freios, além de fazer pequenas correções no volante para fazer com que o veículo permaneça na estrada.
Nova versão plugin híbrida
Porém a principal novidade da versão 2021 do Renault Megane, fica por conta da introdução de uma versão híbrida plug-in. Batizada de E-TECH, essa variante combina um motor quatro cilindros 1.6L auxiliado por dois pequenos motores elétrico e baterias de 9,8 kWh, chegando a uma potência combinada de 160 CV. Destaque ainda para o novo câmbio desta versão, que é multímodo sem embreagem.
A ideia é oferecer o melhor de dois mundos, um ótimo nível de potência e desempenho, com um consumo de combustível extremamente baixo. Ele pode ser impulsionado apenas pelos motores elétricos, nesse caso a autonomia é de até 50 km em um percusso misto (estrada/cidade), ou até 60 km apenas rodando dentro das cidades, isso sem precisar beber uma gota de gasolina.
O funcionamento do Megane E Tech usará os motores elétricos para arrancar e o motor a combustão para manter a velocidade.
Motores 1.0 turbo de 120 cv e 1.5 diesel
Além da nova variante híbrida, o Megane 2021 estará disponível também com motor 1.0L TCe turbo, 3 cilindros, de 120 CV de potência ou com o conhecido motor 1.3L TCe 4 cilindros turbo (também utilizado em alguns carros da Mercedes) tendo quatro níveis de potência: 100, 115, 130 e 160 CV.
Como é costume na Europa, há ainda a opção de motores diesel, o 1.5L Dci 4 cilindros, que pode vir com 95 ou 115 CV e o 1.7 dCI 4 cilindros que debita 150 CV nas rodas.
Por fim a Renault promoveu um reposicionamento nas versões do Megane, a versão GT-Line deu lugar a R.S Line. Conforme o nome denuncia, essa versão se diferencia pelo visual esportivo e pelo desempenho radical. Ela traz rodas de liga leve aro 18, para-choques mais anabolizados e bancos esportivos. Sob o capô o Megane RS 2021 traz um potente motor 1.8L Turbo de 300 CV e 42.6 kgfm de torque, disponível com transmissão manual de seis velocidades ou EDC automática de dupla embreagem com sete marchas.
A impressionante versão RS Trophy (foto abaixo), que é praticamente um carro de corrida homologado para rodar nas ruas, seguirá no mercado, esta vem equipada com o mesmo motor 1.8L Turbo de 300 CV do R.S Line, porém traz uma série de outros diferenciais, como diferencial mecânico da marca Torsen com autoblocante e um acerto mais esportivo voltado na suspensão, voltado para as pistas de corrida, como barra estabilizadora mais rígidas e novas molas e amortecedores. O foguete francês é capaz de atingir os 100 k/h em apenas 5.7 segundos e alcança a velocidade final de 260 km/h.
Clique na imagem para ampliar
Com essas modificações a Renault espera deixar seu produto mais competitivo, o Megane rivaliza com alguns dos carros mais vendidos da Europa, como o Golf, Focus e Opel Astra. Não nem é nem preciso dizer que o Novo Megane 2020 deve passar longe do Brasil, certamente ele custaria por aqui um preço acima dos R$ 100,000.
História do Renault Megane:
Lançado em setembro de 1995, já como modelo 1996, é o Renault Megane surgiu para substituir o já ultrapassado na época Renault 19, logo o Megane se tornou um grande sucesso em venda, a primeira geração do Renault Megane ficou no mercado de 1995 até 2001.
A segunda surgiu em 2002 trazendo tudo diferente em relação ao carro original, ficando no mercado até 2008.
A terceira geração surgiu em 2009, ficando em produção até 2016. Quando foi colocado no mercado a quarta e atual geração mostrada aqui.
Desde o seu lançamento 1995, já foram vendidos mais de sete milhões de exemplares do Renault Megane.
O Megane no Brasil…
O Megane foi durante vários anos vendido no mercado brasileiro (1998 até 2012), vindo importado da Argentina, porém o modelo acabou sendo aposentado por aqui em 2012 dando lugar ao sedan Fluence, que nunca chegou a fazer o mesmo sucesso do Megane. Lembrando que por aqui nós tivemos apenas a primeira geração na versão sedan e hatch, e a segunda geração na versão sedan e perua. A terceira geração do Megane nunca chegou a ser vendida no Brasil, e por enquanto a Renault não tem planos de trazer de volta o modelo ao país.