Renault

Renault Megane 2021 chega trazendo visual atualizado, versão híbrida e novos equipamentos

Será lançado em março durante o Salão de Genebra, o Renault Megane 2021, o modelo que é um dos principais carros da marca francesa, recebeu na linha 2021 uma leve plástica no visual, interior mais refinado e uma inédita variante hibrida plug-in.

Esteticamente o Megane 2021 não mudou muito, o carro continua sendo praticamente o mesmo lançado há cinco anos (2015), a grade frontal foi reestilizada, assim como as tomadas de ar e os frisos cromados no para-choque que também são novidades, outro diferencial são os inéditos faróis LED Pure Vision (que dão uma aparência futurista a dianteira do Megane), disponível em algumas versões as novas luzes são mais eficientes e se ajustam de forma automática ao ambiente sem ofuscar os demais motoristas. O pacote de atualização inclui ainda novas rodas de liga leve aro 16 ou 18.

Interior

No interior o Renault Megane 2021 está mais moderno e sofisticado, seguindo uma tendência geral no mercado automotivo, o painel analógico deu lugar a um cluster digital de 10.2 polegadas. Já no console central, há um novo sistema multimídia com tela touchscreen maior de 9.3 polegadas.

Tanto o quadro de instrumento digital quanto o multimídia já haviam sido utilizados em outros modelos da marca, como o elétrico ZOE e o hatch Clio 2020. Além disso, o novo Megane está mais inteligente e seguro, há novos recursos de direção semi-autônoma, como assistente de direção em transito e estrada, uma tecnologia de condução semi-autônoma nível 2, que controla de forma automática o acelerador e os freios, além de fazer pequenas correções no volante para fazer com que o veículo permaneça na estrada.

Nova versão plugin híbrida

Porém a principal novidade da versão 2021 do Renault Megane, fica por conta da introdução de uma versão híbrida plug-in. Batizada de E-TECH, essa variante combina um motor quatro cilindros 1.6L auxiliado por dois pequenos motores elétrico e baterias de 9,8 kWh, chegando a uma potência combinada de 160 CV. Destaque ainda para o novo câmbio desta versão, que é multímodo sem embreagem.

A ideia é oferecer o melhor de dois mundos, um ótimo nível de potência e desempenho, com um consumo de combustível extremamente baixo. Ele pode ser impulsionado apenas pelos motores elétricos, nesse caso a autonomia é de até 50 km em um percusso misto (estrada/cidade), ou até 60 km apenas rodando dentro das cidades, isso sem precisar beber uma gota de gasolina.

O funcionamento do Megane E Tech usará os motores elétricos para arrancar e o motor a combustão para manter a velocidade.

Motores 1.0 turbo de 120 cv e 1.5 diesel

Além da nova variante híbrida, o Megane 2021 estará disponível também com motor 1.0L TCe turbo, 3 cilindros, de 120 CV de potência ou com o conhecido motor 1.3L TCe 4 cilindros turbo (também utilizado em alguns carros da Mercedes) tendo quatro níveis de potência: 100, 115, 130 e 160 CV.

Como é costume na Europa, há ainda a opção de motores diesel, o 1.5L Dci 4 cilindros, que pode vir com 95 ou 115 CV e o 1.7 dCI 4 cilindros que debita 150 CV nas rodas.

Por fim a Renault promoveu um reposicionamento nas versões do Megane, a versão GT-Line deu lugar a R.S Line. Conforme o nome denuncia, essa versão se diferencia pelo visual esportivo e pelo desempenho radical. Ela traz rodas de liga leve aro 18, para-choques mais anabolizados e bancos esportivos. Sob o capô o Megane RS 2021 traz um potente motor 1.8L Turbo de 300 CV e 42.6 kgfm de torque, disponível com transmissão manual de seis velocidades ou EDC automática de dupla embreagem com sete marchas.

O facelift também foi estendido a versão perua do Megane (chamada na Europa de Megane Estate)

A impressionante versão RS Trophy (foto abaixo), que é praticamente um carro de corrida homologado para rodar nas ruas, seguirá no mercado, esta vem equipada com o mesmo motor 1.8L Turbo de 300 CV do R.S Line, porém traz uma série de outros diferenciais, como diferencial mecânico da marca Torsen com autoblocante e um acerto mais esportivo voltado na suspensão, voltado para as pistas de corrida, como barra estabilizadora mais rígidas e novas molas e amortecedores. O foguete francês é capaz de atingir os 100 k/h em apenas 5.7 segundos e alcança a velocidade final de 260 km/h.

Acima a versão superesportiva do Megane, chamada RS Trophy tem 300 cv e visual de corrida

Clique na imagem para ampliar 

Com essas modificações a Renault espera deixar seu produto mais competitivo, o Megane rivaliza com alguns dos carros mais vendidos da Europa, como o Golf, Focus e Opel Astra. Não nem é nem preciso dizer que o Novo Megane 2020 deve passar longe do Brasil, certamente ele custaria por aqui um preço acima dos R$ 100,000.

A primeira geração do Megane surgiu em 1996 e ficou no mercado até 2001

História do Renault Megane:

Lançado em setembro de 1995, já como modelo 1996, é o Renault Megane surgiu para substituir o já ultrapassado na época Renault 19, logo o Megane se tornou um grande sucesso em venda, a primeira geração do Renault Megane ficou no mercado de 1995 até 2001.

A segunda surgiu em 2002 trazendo tudo diferente em relação ao carro original, ficando no mercado até 2008.

A terceira geração surgiu em 2009, ficando em produção até 2016. Quando foi colocado no mercado a quarta e atual geração mostrada aqui.

Desde o seu lançamento  1995, já foram vendidos mais de sete milhões de exemplares do Renault Megane.

O Megane no Brasil…

O Megane foi durante vários anos vendido no mercado brasileiro (1998 até 2012), vindo importado da Argentina, porém o modelo acabou sendo aposentado por aqui em 2012 dando lugar ao sedan Fluence, que nunca chegou a fazer o mesmo sucesso do Megane. Lembrando que por aqui nós tivemos apenas a primeira geração na versão sedan e hatch, e a segunda geração na versão sedan e perua. A terceira geração do Megane nunca chegou a ser vendida no Brasil, e por enquanto a Renault não tem planos de trazer de volta o modelo ao país.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.