A Renault apresentou nesse mês na Europa a sua aposta de futuro para a indústria automotiva, a marca francesa revelou o totalmente inédito Renault Megane E-Tech 2022, tratasse de um crossover elétrico de linhas futuristas que antecipa a visão da marca para os próximos 10 anos, para a Renault o futuro é elétrico e dos modelos tipo SUVs, o Megane E-Tech tenta combinar essas duas qualidades em um único carro e o resultado é modelo muito interessante. Confira.
Índice desta matéria
A nova família de carros elétricos da Renault
Para deixar claro que esse é um dos seus lançamentos mais importantes dos últimos anos, a Renault resolveu batizar o seu novo SUV, com o nome Megane, um dos nomes mais icônicos da marca, de acordo com a construtora esse é o Megane do futuro, ele dará inicio a uma nova família de modelos elétricos, é apenas o primeiro de uma lista de mais de 10 carros elétricos da Renault, que ganharão às ruas até 2025.
A boa noticia é que este modelo que você vê aqui não é um protótipo, apesar do visual bastante futurista esta já é a versão final de produção, a Renault espera começar a produzir o Megane E-Tech a partir do início de 2022 na Europa.
A Renault informou que fará um mega treinamento com seus 30.000 funcionários para dar todo o suporte para os veículos elétricos, como treinamento de vendas e serviços de pós-venda.
SUV / Crossover / hatchback, difícil classificar o novo Megane
Misto de hatchback com SUV, é difícil achar uma classificação para o Megane E-Tech 2022, porém isso é proposital, a Renault acredita que os hachtbacks estão com os dias contados no mercado. Tanto é que o Megane hatch, que é um dos modelos mais tradicionais da Renault, existindo no mercado desde 1995, deve ficar no mercado apenas por mais um ou dois anos, e ele não terá uma nova geração. Por isso esta carroceria diferente do Megane E-Tech, a Renault espera que os compradores do Megane hatchback migrem para este novo modelo.
Preços do Renault Megane E-Tech
Oficialmente os preços do Renault E-Tech ainda não foram divulgados, porém possivelmente ele custará entre 40.000 euros até 55.000 euros (R$ 250.000 até R$ 355.000). Uma baita diferença para o atual Megane hatch, que custa entre 23.000 até 33.000 euros. O novo SUV da Renault irá rivalizar diretamente com o elétrico Volkswagen ID.4, que custa entre 37.000 até 55.000 euros.
500 Km com uma carga de bateria
Para fazer sucesso o Renault Megane E-Tech aposta na combinação do estilo ousado com muita tecnologia e conforto. Em sua versão top de linha o SUV pode rodar próximo dos 500 km com uma carga completa das baterias, o SUV elétrico também não abre mão da performance esportiva, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7.4 segundos, já a velocidade máxima (por questões de segurança e para não reduzir rapidamente a carga) é limitada eletronicamente na marca dos 160 km/h.
Motores do Megane E-Tech
O powertrain do Renault Megane E-Tech 2022 será formado por duas opções de motores, ambos 100% movidos à eletricidade, a versão mais barata terá 130 CV de potência e 25 kgfm de torque, enquanto a opção mais cara virá com um motor de 218 CV de potência e 30 kgfm de torque.
Autonomia e recarga…
Serão dois pack diferentes de baterias, o mais barato terá 40 kwh tendo autonomia para rodar 300 km, enquanto a versões mais caras com 220 cv, terá baterias de 60 kwh com alcance para rodar 470 km com uma carga completa.
De acordo com a Renault, com um sistema de carregador rápido de alta potência será possível recuperar até 80% da carga das baterias em apenas 30 minutos, já em um carregador menos potente, são necessários 8 horas para obter a mesma marca. Lembrando que o carro também usa a energia gerada pelos freios durante as frenagens para ajudar na recarga das baterias.
Novo padrão de estilo da Renault
Junto com a motorização elétrica o grande destaque do novo Megane E-Tech 2022 fica por conta do seu design, o carro inaugura uma nova linguagem de estilo entre os modelos da marca, chamado de “Sensual Tech”, o novo estilo traz um layout futurista e minimalista, que promete chamar bastante atenção nas ruas.
A dianteira ostenta o novo logo da Renault, chamada de “Nouvel R”, que ao invés de acabamento cromado tradicional, conta com iluminação por LED, os faróis principais tem um aspecto afinado, o conjunto de luzes é formado por vários canhões de LED, logo abaixo dos faróis há um friso de LED que desce até o para-choque, se integrando com as tomadas de ar do carro.
Já de perfil o Renault Megane 2022 tem um aspecto limpo, praticamente não há vincos e as maçanetas ficam escondidas nas portas, as maçanetas dianteiras são elétricas e se projetam para fora assim que o motorista se aproxima, enquanto as traseiras são posicionadas escondidas na coluna traseira. Destaque ainda para as enormes rodas aro 20 que serão de série na versão mais cara, enquanto as opções mais baratas do Megane E Tech 2022 terão rodas aro 18 de fábrica.
Enquanto na traseira o destaque fica por conta do estilo elegante das lanternas em LED 3D, que atravessam toda a traseira do carro. Há ainda uma série de detalhes cromados ou dourados na carroceria do novo Megane, além disso o teto vem sempre pintado em uma cor diferente do resto da carroceria.
Interior do Megane E Tech 2022
Passando para o interior, o Renault Megane E Tech 2022 traz uma evolução muito interessante da arquitetura vista nos carros atuais da marca, um conceito novo chamado de “Open R”, este estilo inaugura um inédito cluster digital de 12.3 polegadas totalmente configurável, também há uma central multimídia com tela de 12 polegadas posicionada em pé assim como um tablet, a peça combina os principais comandos do carro, como áudio e os comandos do ar-condicionado, além de permitir monitorar e configurar o sistema elétrico de propulsão, a tela da multimídia é levemente voltada para o condutor. Nas versões mais simples, a tela mede 9 polegadas.
Em sua versão top de linha que deve custar acima dos 50.000 euros, um valor salgado para os padrões europeu, o Renault Megane 2022 terá uma cabine digna de carro de luxo, com revestimento em couro, no painel e nas portas, detalhes em alumínio e madeira, além de bancos com diferentes texturas e tipos de couro, como Alcantara couro aveludado.
A lista de equipamentos das versões top do Megane E-Tech terão sistema de áudio Harman Kardon, sistema de direção semiautônoma capaz de praticamente dirigir o SUV de modo automático em auto estradas, sistema de iluminação ambiente por LEDs com cores configuráveis, sistema de estacionamento Full Auto Park que estaciona o carro sozinho, câmeras 360 graus, monitoramento de pontos cegos, frenagem frontal automática entre outros recursos.
Dimensões amplas do Renault Megane E Tech 2022…
O Novo Renault Megane E-Tech 2022 apesar de ser compacto por fora tem boas dimensões internas, graças as baterias compactas e a ausência do motor a combustão e do câmbio, a nova plataforma chamada CMF-EV, tem entre-eixos de 2.70 metros, são cerca de 7 cm mais comprido em relação por exemplo a um Jeep Compass, porém o comprimento é compacto, o Megane E Tech mede apenas 4.21 metros, enquanto o Compass tem 4.40 metros, ou seja, o Megane E-Tech apesar de ser maior por dentro, é 20 cm menor em relação ao Jeep Compass.
Graças a distância entre-eixos ampla de 2.70 m, quem viajar no banco traseiro do Megane E-Tech desfrutará de um ótimo espaço para as pernas, porém a altura do modelo da Renault é baixa, são apenas 1.50 metros, ele é cerca de 13 cm mais baixo em relação a um SUV como o Jeep Compass. O que pode incomodar a vida dos passageiros mais altos, tanto na dianteira quanto na traseira.
Maior porta malas entre os SUVs da categoria
Destaque ainda para o bom porta-malas de 440 litros do Megane, curiosamente apesar de ter o menor comprimento entre os SUVs da categoria, o Megane terá um dos maiores porta-malas, isso é graças a ausência do tanque de combustível, o que permite que o porta-malas do Megane seja muito mais profundo que os SUVs tradicionais com maior comprimento.
Há ainda 30 litros de espaço em compartimentos espalhados no interior do Renault.
Aposta de recuperação para a Renault na Europa…
Enfim, depois de ver suas vendas desabarem na Europa no último ano devido a crise causada pela pandemia, a Renault tenta dar a volta por cima, para isso eles apostam todas as suas cartas nos SUVs e nos veículos elétricos, o Novo Megane E-Tech 2023 marcará o início de uma nova era para a Renault.
Renault Megane E-Tech no Brasil?
Por enquanto não há qualquer informação sobre a vinda do novo Megane E-Tech elétrico ao Brasil, mas tudo indica que este modelo não deva para o Brasil, devido principalmente ao seu preço elevado, se analisarmos o exemplo de outros modelos elétricos no Brasil como o compacto Renault Zoe que é muito menor e tem motor mais fraco, porém não sai por mais de R$ 200.000, certamente o Megane E Tech custaria no Brasil entre R$ 300 mil até R$ 400 mil, ou seja, teria um valor proibitivo.
Mas vamos aguardar os planos da Renault para o Brasil, se por aqui também eles apostarão nesta nova onda elétrica.
Respostas de 2