A Renault continua investindo pesado no desenvolvimento de carros mais eficientes, o mais novo projeto da marca francesa é o Eolab Concept, um modelo híbrido que será mostrado no Salão de Paris, que além de tecnologias inéditas, aposta em um baixo peso e aerodinâmica eficiente para conseguir fazer a incrível marca de 100 km com 1 litro de gasolina.
Alimentado por um motor 1.0, três cilindros, a gasolina, capaz de desenvolver 75 cv, que trabalhará em conjunto com um pequeno motor elétrico , capaz de entregar mais 68 cv, este conjunto traz a tecnologia Z.E Hybrid da Renault, ele conta com uma transmissão especial de apenas 3 marchas integrada ao motor elétrico, sendo duas marchas são para o motor elétrico e uma terceira para o bloco a gasolina.
Além do consumo de 100 km por litro, o Renault Eolab pode rodar por até 60km apenas com o motor elétrico, sem beber uma gota de gasolina.
Além do conjunto motriz, outra grande preocupação e alvo de estudo da Renault no Eolab foi com a aerodinâmica, outro fator importante para a redução do consumo, a Renault diz que o Eolab tem um CX (coeficiente aerodinâmico) de apenas 0.23, quanto menor for este número menor é a dificuldade que o carro tem para cortar o ar. Este é segundo a fabricante francesa um dos carros com melhor aerodinâmica já criado por eles.
A carroceria do Eolab é assimétrica, possui três portas, sendo que no lado do passageiro há uma porta lateral traseira, há ainda outros recursos inovadores como rodas especiais em fibra de carbono que se fecham para melhorar a aerodinâmica e se abrem para permitir a refrigeração dos freios, spoiler frontal ativo, spoilers na traseira móvel, micro câmeras no lugar dos retrovisores e até uma suspensão ativa, que se ajusta automaticamente para diminuir o arrasto, deixando o carro mais próximo ao solo.
Acima as modernas rodas de fibra de carbono do Eolab, elas se fecham para diminuir o arrasto e se abrem para refrigerar os freios, tudo de forma automática
Além do motor e da aerodinâmica, o terceiro ponto abordado pela Renault para se conseguir criar um carro super econômico, é o baixo peso. Construído sobre a mesma plataforma do Clio, o Eolab Concept traz uma carroceria especial, multi-material feita em aço, e a maior parte em alumínio e magnésio, há ainda vários elementos como baterias, motores, freios e rodas, pensados para se reduzir o peso, e o resultado disso deu certo, o Eolab é nada menos do que 400 kg mais leve em relação ao Clio.
Por enquanto a Renault ainda não tem planos de produzir em série o Eolab, principalmente pelo alto custo dos materiais envolvidos no projeto, porém o carro é um estudo, que mostra as tecnologias que a Renault trabalha para empregar em seus futuros modelos gradualmente, cerca de 100 novas tecnologias empregadas no conceito devem passar no futuro breve a vir nos carros da Renault, a montadora francesa fala também que um carro como o Eolab dotado destas tecnologias e eficiência em consumo deverá ser acessível a grande parte dos consumidores dentro de um prazo de 10 anos.