Acima uma projeção ilustrativa da futura Renault Niagara 2026
Após vários anos no ostracismo a Renault tenta recuperar seu protagonismo no Brasil, para isso a montadora francesa aposta no lançamento de uma série de novos carros, essa nova onda no país começou no ano passado com a chegada do Renault Kardian, uma das próximas novidades será a inédita picape Niágara. Já mostrada como conceito a Niagara vai substituir a Renault Oroch e promete tirar o sono de rivais como Fiat Toro e Chevrolet Montana, ela deve chegar no início de 2026.
Índice desta matéria
Com a Niágara a Renault espera conseguir aquilo que nunca foi capaz, ter uma picape capaz de enfrentar de igual para igual a Fiat Toro, que segue como um dos carros mais vendidos do país. Apesar de ter uma série de atributos a Oroch nunca conseguiu incomodar a rival, em parte isso se deve ao seu visual e proposta. A Renault Oroch, versão picape do Duster, sempre foi vista como um carro voltado para o trabalho e não um veiculo de passeio sofisticado como a Fiat Toro, já a Renault Niágara promete ser diferente, é uma picape que deve impressionar pelo seu visual, tecnologia e interior.
O design da Renault Niagara 2026 será inspirado em conceitos como a Niagara Concept (foto acima), além de lançamentos recentes da Renault na Europa, ela terá uma aparência robusta, com um capô elevado e caixas de rodas pronunciadas para fora. O modelo terá cerca de 4,90 metros de comprimento e distância entre eixos de aproximadamente 2.95 metros, o que representa um aumento considerável em relação à sua predecessora, a Oroch, que tem 4,70 m e 2,82 m respectivamente. A dianteira ostentará uma grade do radiador robusta enquanto os faróis superiores terão um aspecto afinado dando uma aparência futurista ao modelo.
Enquanto na traseira, seguindo a moda, a tampa do porta-malas será cortado por uma lamina de LED, conferindo um ar elegante a Niágara.
A plataforma da Renault Niagara será a mesma do Novo Dacia Duster 2025 lançado há pouco tempo na Europa, porém a expectativa é que por fora o carro tenha um estilo totalmente diferente do SUV Duster (foto abaixo), ao contrario do que ocorre com a Oroch que basicamente era um Duster com caçamba. Lembrando que a base continuará sendo do tipo monobloco, assim como acontece na Fiat Toro e Chevrolet Montana.
Enquanto por fora a Niagara deve ter estilo próprio em relação ao Duster (foto acima), o contrário deve ocorrer no interior, a expectativa é que ambos os carros compartilhem uma série de itens como a central multimídia, elementos do painel, painel de instrumentos e o volante.
A inédita picape será construída sobre a base Renault Group Modular Platform (RGMP), que permite configurações tanto a combustão quanto híbridas. Entre as opções de motorização esperadas, há expectativa de que a Niagara utilize um motor 1.3 turbo flex com até 170 cv ou um sistema híbrido leve “E-Tech 1.6”, capaz de debitar nas rodas 145 cv. A tração integral 4×4 também é uma possibilidade real, fazendo com que o modelo possa enfrentar diferentes tipos de terrenos sendo uma boa opção para quem vive no campo.
Embora a produção da picape ficará localizada na Argentina a previsão é que até 70% da produção seja à exportação, com o Brasil como principal mercado. A Renault considera este projeto como um dos mais significativos em sua história recente na América do Sul. A expectativa é que a Niagara não apenas substitua a Oroch, mas também se posicione em um novo patamar. Vale lembrar que a montadora francesa está investindo cerca de 350 milhões de dólares, quase R$ 2 bilhões na cotação atual, nesse projeto da nova picape.
Com o lançamento da Renault Niagara 2026, a montadora francesa busca não apenas expandir sua presença no segmento de picapes intermediárias na América do Sul, mas também oferecer uma alternativa competitiva às opções já estabelecidas no mercado. A combinação de design moderno, tecnologia híbrida e robustez promete fazer da Niagara uma opção atraente para os consumidores brasileiros nos próximos anos.
A lista de lançamento futuros da Renault no Brasil inclui ainda um inédito SUV de médio porte que vai rivalizar com o Jeep Compass e outro SUV, provavelmente a nova geração do Duster.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.