No ano passado fizemos um post falando que a Renault preparava uma plástica para a picape Oroch, esperávamos uma intervenção radical para o modelo, já que a picape é praticamente a mesma desde seu lançamento em 2013. Porém infelizmente não foi isso que ocorreu, nessa última semana vazaram as primeiras imagens da Nova Renault Oroch 2023, o que nós deixou um pouco frustrados com as mudanças que serão muito menores do que o esperado.
Índice desta matéria
Era esperado que a Renault fizesse uma nova geração da Oroch, assim como aconteceu com o Duster que mudou radicalmente em 2020, porém nas fotos é possível notar que as mudanças foram muito aquém do imaginado, em outras palavras, a Renault decidiu apenas dar um leve tampa no visual da Oroch, perdendo a oportunidade de deixar a picape Renault mais competitiva diante de sua principal rival a Fiat Toro.
A reestilização foi bem discreta, nada de visual semelhante ao do Novo Duster, alterações ficaram concentradas na dianteira que ganhou um novo para-choque, com um visual mais moderno, além de novos faróis de neblina e um acabamento mais premium, a grade frontal também é nova, trazendo acabamento cromado.
Já os faróis não mudaram, apenas ganharam uma nova disposição de luzes interna. Outro diferencial são as novas rodas em liga leve com acabamento diamantado e uma série de detalhes em black piano, como as maçanetas e as capas do retrovisores.
Já de traseira o principal e único diferencial é o novo conjunto de lanternas, que além de um desenho mais moderno interno, contam agora com fundo e lentes escurecidos.
Para deixar claro que Duster e picape Oroch seguiram caminhos distintos (infelizmente), a picape passará a ser chamada apenas de Oroch e não mais Duster Oroch.
Por enquanto, vazaram apenas duas imagens, sendo nenhuma delas do interior. Porém também são esperadas mudanças tímidas na cabine da Oroch 2023, se limitando ao volante, que será semelhante ao do Novo Duster, além disso a marca francesa também deve reestilizar o painel, que receberá novos comandos, acima do console haverá uma nova central multimídia de 8 polegadas, com conectividade com smartphones sem o uso de cabo, porém não espere o mesmo painel do Duster.
O acabamento deve ficar um pouco mais refinado, porém nada muito diferente do carro atual. A Oroch ainda continuará com acabamento simples e com excesso de plástico.
A Renault Oroch 2023 terá um conjunto de equipamentos de série mais recheado, será equipada com itens como sensores de ré, câmera de ré e assistente de partida em rampa, além de controles de tração e de estabilidade e um ar condicionado mais moderno.
De forma sincera, a única novidade realmente importante, será a adoção do moderno motor 1.3L Turbo Flex da Renault, disponível inicialmente para o Captur e depois adotado na linha 2023 do Duster, esse bloco desenvolve até 170 CV de potência e 27.5 kgfm de torque. No Brasil disponível apenas com câmbio automático CVT.
Infelizmente este motor turbo da Oroch será destinado apenas a versão mais cara da nova Renault Oroch 2023, assim como acontece com o Duster, as opções mais barata e a intermediária seguirão equipadas com o motor 1.6 16v SCe que tem até 118 cv de potência, acoplado com câmbio manual 5 marchas ou automático CVT. Em todas as versões a tração será apenas 4×2 dianteira.
Localmente a Renault também produzirá lá no Paraná exemplares da Oroch, equipadas com o motor turbo de 170 CV, tração 4×4 e câmbio manual de seis velocidades, porém essas unidades serão destinadas apenas para exportação.
No Brasil, a Renault Oroch atualmente tem números de vendas tímidas, é raro ver o modelo nas ruas, pelo menos comparada com a Fiat Toro, que desde o seu lançamento já vendeu centenas de milhares de exemplares. Em 2021 a Renault Oroch vendeu apenas 12.133 unidades, enquanto a Fiat Toro emplacou 70.890, a Fiat Strada 109.107 a VW Saveiro 26.751.
Apesar de não fazer muito sucesso por aqui, a Oroch é um dos carros mais exportados do país, para ser ter uma ideia esta versão renovada, chegará a uma série de mercados da América do Sul, e até países da África.
Infelizmente, a Renault perdeu a oportunidade de deixar a Oroch mais competitiva diante das suas concorrentes, pelo menos no mercado nacional a picape deve ter números de vendas tímidas, ainda mais com a chegada de novas picapes compactas, como a Nova Montana, que será lançada no próximo ano.
A boa notícia com relação a ter mudado pouco, é que os preços da Renault Oroch não devem subir muito, isso claro nas versões 1.6 com câmbio manual.
Só lembrando que atualmente a picape da Renault parte de R$ 103.600 e vai até os R$ 110.000, esperamos que com estas mudanças os preços subam em torno dos R$ 5 mil, ou seja, deve partir da casa dos R$ 108 mil. Enquanto a versão top com motor turbo automática, deve custar em torno dos R$ 130 mil, lembrando que estamos falando de um motor muito mais potente e com câmbio automático.
O Salão de Paris que ocorreu no ultimo mês foi palco para o lançamento de…
Acima uma projeção ilustrativa da futura Renault Niagara 2026 Após vários anos no ostracismo a…
O Novo Kia Sportage 2026 acaba de ser lançado na Coreia do Sul, o SUV…
Inegavelmente o grupo Stellantis que engloba as marcas Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep é o…
A Volkswagen apresentou de forma oficial nesta terça-feira (05/11) o novo T-Cross Sense 2025, a…
Apesar de ainda faltarem 57 dias para 2025, já está nas lojas a RAM Rampage…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
A Oroch ampliaria seu mercado se tivesse uma versão de cabine simples competindo com a Fiat Strada. Atuaria na agropecuária, construção civil, transportes, etc.
Esse é o típico carro mal vendido.
Tem potencial p vender bem mais, mas a Renault não quer.