Viva a concorrência ! A Renault anunciou mais uma redução de preço para o Kwid E-Tech, o elétrico que foi lançado no país em 2022 custando R$ 149.900, agora passa a ser ofertado por R$ 99.990 se tornando o carro elétrico mais barato do Brasil. O motivo desta redução é tentar fazer o Kwid E-Tech mais competitivo frente aos rivais chineses, principalmente em relação ao BYD Dolphin e o GWM Ora 3, elétricos que hoje já vendem mais do que carros populares no país, superando modelos como Renault Sandero e Honda City.
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Renault Kwid E-Tech quer se tornar um elétrico popular
Com esta redução no preço do Kwid E-Tech, a Renault muda o alvo de mercado do modelo. Lembrando que esta já é a segunda redução no preço do Kwid elétrico, o modelo chegou em 2022 por R$ 149.990, porém em 2023 com a chegada dos rivais chineses baixou para R$ 139.990.
Por este valor, o Kwid elétrico tinha até então a dura missão de enfrentar modelos de categoria superior, como SUVs compactos e os elétricos da BYD e GWM, todos muito mais sofisticados. O preço do Kwid E-Tech até então não fazia muito sentido, já que na pratica, além do motor elétrico de modestos 65 cv de potência, este é um Kwid normal, encontrado nas lojas com motor flex por R$ 72.000.
Agora custando abaixo dos R$ 100 mil o Renault Kwid E-Tech passa a ter um custo-benefício interessante, saindo R$ 20.000 mais barato que Chery i-Car (R$ 119.990), até então o modelo elétrico mais acessível do Brasil, e quase R$ 27 mil mais barato que o Jac E-JS1 o segundo elétrico mais barato do mercado, que sai por R$ 126.900, ou seja, agora sim o modelo da Renault ficou realmente competitivo. Afinal, estamos falando de um carro 100% elétrico, isento de IPVA e rodizio, que custa menos de R$ 100 mil. Podemos citar ainda como vantagem o bom serviço de pós-venda Renault, muito mais evoluído em relação as rivais chinesas, que contam com poucas concessionárias.
Desempenho e autonomia do Kwid E-Tech…
O Kwid E-Tech usa um pack de 26,8 kwH de bateiras, resultando em uma potência máxima de 65 cv e 11,5 kgfm de torque. De acordo com o padrão nacional PBEV de medição de consumo, o Kwid elétrico tem autonomia para rodar 183 km com uma carga completa, ficando na mesma faixa de autonomia dos rivais elétricos mais baratos, o JAC E-JSi tem 62 cv e roda 181 km, enquanto o Chery i-Car, também tem 62 cv de potência, porém por ser menor e mais leve, roda um pouco mais, são 197 km de acordo com o padrão PBEV.
Equipamentos do Kwid E-Tech
A lista de equipamentos do Kwid E-Tech é mais refinada em relação ao Kwid normal, lembrando que este modelo elétrico é produzido na China, ele vem importado para o Brasil com seis airbags (enquanto o Kwid nacional tem apenas 4 bolsas) o E-Tech também tem vidros elétricos dianteiros e traseiros, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, faróis com LED DRL e regulagem de altura das luzes principais, porta malas com abertura elétrica, direção com assistência elétrica, controle de estabilidade e de partida em rampas, modo de condução ECO, freios renegerativos que ajudam a recarregar as baterias, sistema multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, rodas aro 14 com quatro para-fusos, barras no teto e visual exclusivo.
BYD Dolphin Mini promete incomodar o Kwid E-Tech
Ainda no primeiro trimestre de 2024 chega no Brasil o aguardado BYD Dolphin Mini, o ultracompacto elétrico chinês (leia sobre ele aqui), promete supreender, tem feito enorme sucesso na China e chegará ao Brasil em duas versões, sendo que a opção de entrada custará interessantes R$ 99.980 e a mais cara R$ 114.800, com uma boa lista de equipamentos e ótima qualidade de construção, o novo elétrico da BYD promete incomodar não só o rival elétrico Kwid E-Tech, mas também os outros compactos do Brasil, como Onix, HB20 e Polo.