A Renault Sport, divisão de alta performance da marca francesa comemora agora em 2016 seu aniversário de 40 anos em grande estilo, depois de retornar a Formula 1, com uma equipe própria, a Renault Sport apresentou ao mundo o espetacular Clio RS16. Exibido ainda como carro conceito, o bólido é a variante mais potente já criada do Clio, ele conta com um motor 2.0L Turbo de 275 CV, emprestado do Megane RS Trophy, além de visual exclusivo.
O design do RS16 é de tirar o fôlego, digno de um carro de corrida. Fruto de mais de cinco meses de trabalho, o Clio RS16 foi praticamente todo customizado, ele conta com um série de acessórios exclusivos, do para-choque mais agressivo, ao vistoso aerofólio traseiro com acabamento em black piano passando para as rodas de liga leve de 19 polegadas, que escondem as pastilhas de freios especiais da marca italiana Brembo. O visual é finalizado pela pintura fosca Amarelo Sirius, tradicional cor dos carros esportivos da Renault.
Por dentro o Clio RS16 conta com bancos do tipo concha, usado nos carros de competição com cintos de segurança de seis pontos, o banco traseiro foi removido, assim como o sistema de ar-condicionado, tudo para deixar o carro mais leve.
O lançamento oficial do Clio RS16 ocorre nessa sexta-feira (27de maio), durante o GP de Monaco da F1.
Porém o que mais impressiona no hot hatch só poderia ser o desempenho, graças a uma usina de força com quase 300 CV (são exatos 275 hp com um torque de 36 kgfm ), o Clio RS16 é capaz de deixar comendo poeira vários esportivos de grife. Segundos dados de fábrica, o hot hatch de tração dianteira vai de 0 a 100 km/h em apenas 6.5 segundos e pode atingir 235 quilômetros por hora de velocidade máxima.
O nome RS16 é uma referencia ao bólido da Renault na atual temporada da F1, RS16. Embora oficialmente ainda seja um protótipo, a previsão é de que o bólido ganhe até o final do ano uma versão comercial, resta saber se ela terá o mesmo poder de fogo do protótipo apresentado nessa sexta.