Renault Scenic 1999 até 2009

renault scenic 2003

Renault Scenic atual no Brasil é a segunda geração do modelo, na Europa acaba de ser lançada a 4°.

A Renault Scenic foi lançado no Brasil em 1999, de cara ela já causou um certo impacto no mercado, dando inicio a um  novo conceito de carro, chamado de monovolume, caracterizado pelo bom espaço interno, teto alto e posição de dirigir elevada, na época não existia nenhum outro modelo com essas características no mercado mundial.

renault scenic 1999

Renault Scenic 1999

renault scenic 1999 traseira

Renault Scenic 1999

A Scenic, viveu de 1999 até o inicio de 2001, sem ter concorrentes no mercado brasileiro, até que neste ano a vida ficou mais difícil com a chegada de modelos como Citroën Picasso e da Chevrolet Zafira em maio de 2001.

renault scenic 2001

Antes disse no final do ano 2000, a Renault  havia feito uma repaginada na Scenic, a minivan ganhava uma nova parte frontal com novos faróis de dupla parábola e de desenho mais elegante, maiores que o anterior, além de nova grade e para-choque, ficando assim com um conjunto muito mais agradável. A traseira também recebeu mudanças com novas lanternas, e uma tampa do porta malas retocada.

renault scenic traaseira

De início a Scenic chegou ao país com duas opções de motores, o moderno 1.6 16v com 110 cv, tendo consumo médio em torno dos 12.9 km/l, presente na versões RT e RXE, além do bloco 2.0 8v de 115 cv.

A partir do modelo ano 2001, a Scenic recebeu um novo motor 2.0 16v, bem mais potente e moderno com 140 cv, este motor ficou no carro até 2005.

interior renault scenic

Interior Renault Scenic

A Renault Scenic, tem algumas particularidades como, os portas objetos espalhados no interior, são vários até mesmo no assoalho no banco traseiro, ou ainda mesinhas do tipo avião que garante um conforto a mais para os passageiros, principalmente em viagens mais longas, o porta malas é generoso e acomoda 410 litros. Esse espaço podia ser ampliado já que os bancos traseiros eram individuais, ou seja podiam ser movidos, ou rebatidos individualmente.

renault scenic interior parte traseiraO espaço interno é um dos fortes da Scenic, destaque para os bancos individuais na traseira

Um dos atrativo do Renault Scenic era o acabamento interno, o painel era bem construído e tinha visual futurista e revestimento em plástico cinza claro diferente dos outros modelo, os materiais usados nos revestimentos também eram de qualidade, por exemplo, os bancos vinham de série com revestimentos em veludo, o mesmo material está presente nas forrações das portas.

renault scenic 2008

Em 2005 a Scenic, recebeu motor Flex, eram os mesmos 1.6 L 16 V e 2.0 L 16 V, já as versões foram modificadas, agora eram: Expression, Privilége e Authetique (top de linha), outra novidade é a inédita opção de câmbio automático.

De 2009 pra cá, as vendas da Scenic começam a cair, não conseguindo fazer frente a Citroën Picasso e  a Chevrolet Zafira. Visto isto a Renault começou a importar para o Brasil a Gran Scenic.

Somente para 2011 é esperado a chegada da nova geração da Scenic no Brasil,  apresentada em março deste ano na Europa. Por lá o modelo já está em sua quarta geração.

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Respostas de 55

  1. Olá, pessoal. Primeiramente parabéns pela matéria e pelos comentários. São muito bons!
    Tenho um Scenic Privilege Automático 2007 com 74.000 km. ADORO esse carro e não gostaria de trocar. Uso todos os dias, só rodo pela cidade e, como sou cadeirante, acho a mala perfeita para guardar a cadeira de rodas (guardo ela inteira na mala, sem desmontar).
    O problema é que agora apareceu um problema na caixa de câmbio e terei que trocar. Alguém sabe se vale a pena? O serviço custa R$ 4.500 e só tem 3 meses de garantia… Alguém já passou por isso? Troco o carro ou a caixa de câmbio?rs

  2. Olá Eu Tenho Um Renault Scenic 1999 RT 2.0 Comprei Ele Com 151.681 Km/r Originais, Só que Queria Saber Qual e o Oleo Que Se Usa Num Carro Com Esta Quilometragem, Infelizmente Coloquei o 20W50 e o Mesmo Não Reagiu Bem, Já Comprei o Aditivo Pra Limpar, Trocarei o Filtro Tbm E Assim Troquei Meu Peugeot 306 SW No Scenic Pela Fipe Ser Maior, Por Ter GNV E Não Possuir Dividas Alem da Quilometragem tbm Ser Bem Menor, E To querendo Saber Qual e o Oleo Dele

  3. Ola amigos, tenho uma Scenic 2001 automática, e ela esta acendendo a luz da caixa (AUTO), ai sou obrigado a parar desligar e ligar novamente ai ela fica normal. isso acontece sempre no inicio do dia quando ela passa mais de 5 ou 6h parada.
    alguém pode me ajudar, não sei o que pode ser?
    outra duvida é o óleo do motor e caixa o do motor sei que foi trocado e usaram o 15w40 só não sei qual pois não diz. e o da caixa gostaria de saber onde devo trocar?
    desde já obrigado.

  4. Estou vendendo meu Scenic 99 RT 1.6 16v com peças novas e roda anti furto aro 17 banco de couro dois alarmes e trava com ar congelado difícil de encontrar nas outras e teto e capô envelopado e tudo quitado nada de restrições por 14,000 mil interesse 11981565681 Whatzaap alan

  5. Bom dia.
    Tenho um gol bolinha 99, desde de 2003. O carro não tem nada, quando digo nada, é nada mesmo, não tem marcador de temperatura, não tem temporizador do limpador de parabrisa, aquele onde ele limpa, para, limpa e para. Enfim, estou com desde 2003, já se vão 13 anos e finalmente creio que está chegando a hora de trocar. Tenho duas opções por tudo que pesquisei, o coração ou a razão. O coração diz pra ir de megane/meganegt, tem mais conforto, segurança e tudo mais, seria um dynamic 1.6, porém as peças são caras, manutenção em geral também, estamos quase em 2016 e os ultimos fabricados são os Grand tour em 2013, ou seja, irá se desvalorizar ainda mais e também acredito que meu bolso não poderá pegar um desse último ano. A razão diz pra eu comprar um versa da nissan, carro que está com a fabricação à todo vapor, sem planos por enquanto pra sequer uma reestilização. A manutenção é mais barata, as peças também, além do que pude verificar, são mais fáceis de se encontrar. Como podem ver, fiquei com o carro mais de 10 anos, talvez não fique tanto, mas com certeza não será menos do que 5 anos.
    Alguma dica???

  6. Adquiri uma scenic 2001 rt 1.6 16v, carro ta perfeito, sem vazamentos, tudo funcionando, gostaria de saber o preço medio de buchas da suspensao dianteira pois a minha ta com ruido, e qual o oleo que esses carros usam, pois colocaram 10w50 no meu carro e vi posts com 10w40 qual oleo usar?

    1. Leandro, trabalho com lubrificantes há quase 20 anos, e conhecedor do mercado como sou, indicaria sempre pra você seguir o manual do veículo. No entanto, dado o ano de nossas Scenic ( também tenho uma ) não ser das mais novas, você pode usar um óleo semi sintético de viscosidade 15w40, 10w40 ou ainda 10w30. A diferença de viscosidade de partida, e a viscosidade final desses lubrificantes não faz muita diferença visto nosso clima ser tropical, prevalecendo tempo quente, e quando oscila não chega a ficar tão frio. No caso de você querer usar um 100% sintético, também pode ser de qualquer viscosidade, em ambos os casos acima dando preferência ao de uma boa Cia tipo Ipiranga, Shell, Texaco, Mobil, Petrobrás e outros.

  7. Olá, pessoal. Estou com um problema… Me apaixonei pela Scénic desde que entrei numa de um amigo. Comprei uma igualzinha. Scénic Expression Flex 1.6 2005/06, por um bom preço (acho). Logo constantei que ela estava gastando muito em consumo. Fazia 5,3km/l (tanto no álcool como na gasolina). Levei ao mecânico, troquei velas, óleo, tudo que se faz ao se obter um carro usado. O consumo passou para 8,2km/l. Porém agora, após 6 meses, ela voltou a fazer somente 5km. Todos que possuem o carro dizem fazer 11 a 12km/l.
    E agora, o que faço? Quero continuar com uma SCÉNIC.
    Seria melhor eu levar a um bom mecânico e gastar um dinheiro ou empregar o mesmo para obter outra? Detalhe. (dei 50% de entrada com meu carro anterior). Faltam 17 parcelas de R$556,00. Uns R$10000,00 para quitar. Please, help me!!!!

  8. boa tarde estou interessado em trocar meu pailo 99 por um senic 2001, porem minha duvida e qual modelo e o melhor 1,6 16 valvulas ou um 2,0 8 valvulas, visto que o que acho são os modelos rt ou rxe. quero um com banco de couro pois com crianças e dificil pano. outra no forum vcs dizem q andam com esse carro n e aconselhavel certo? poderia me ajudar entao pois como meu colega escreveu estou entre o senic e o picasso qro um carro para familia cansei de aperto ou de emburrao de joelhos, qd ponho a cadeira do bebe e so ele a mae e mais uma criança magra.

    alguem me ajuda

    1. Resposta – Sergio

      Resposta – Encontracarros.com

      Boa tarde amigo, então com relação aos motores, é bom você saber o seguinte, de 1998 a 2001 a Scenic era oferecida com duas opções de motores, o 1.6 16v de 110 cv e o 2.0 8v de 115cv. A partir do modelo ano 2001, a Scenic passou a contar na versão tanto na versão RT quanto na RXE com um motor mais potente um novo 2.0 16v com 140 cv.

      Em ambos os casos a melhor escolha visando os dias de hoje é o 1.6 16v, ele possui uma potência razoavel são 110 cv, tem como grande vantagem ser mais econômica, além de ser mais aceito na hora da revenda.

      Com relação as versões, bancos em couro e outros itens só eram encontrados na versão top de linha a RXE, ao escolher o modelo para comprar opte por essa versão RXE, ela é completa, em relação a versão de entrada RT. Lembrando que as versões RT e RXE eram oferecidas tanto com motor 1.6 16v quanto 2.0 16v.

      Agora comparando a Renault Scenic em relação a Citroën Picasso, em matéria de espaço a Citroën é bem maior, além de ser mais equipada e bem acabada, outro ponto em favor da Picasso é sua valorização, ele é um pouco melhor vista no mercado de usados em relação a Scenic. O ponto negativo da Picasso é seu consumo elevado, já que ela só possui apenas a versão 2.0 16v de 118 cv e o custo de manutenção que é elevado, as peças da Citroën são mais caras.

      Esperamos ter ajudado

      Abraço e boa sorte

  9. Tenho um Scenic 2003, no mês passado deu problema no cambio na 5º marcha, entes de dar problema ele começava a apitar quando engatava a 5º marcha antes de atingir os 90km por hora, esse apito e comum ou já estava dando defeito antes de quebrar?

  10. Boa tarde, li tudo até aqui, gostei muito mas ainda estou com uma dúvida parecida com a que vi aí cima. Tenho em mãos R$17.000,00 para comprar um veículo e quero um confortável, com esse valor encontro no mercado a Scenic e o Xsara Picasso ambos entre 2004 e 2005, entre os dois qual é a melhor compra? Eu conseguiria com esse valor algum outro veículo que seja bom para a família? Olhei um ecosport também, mas o consumo dele é muito alto, e não se conseguiria uma Zafira, ou Meriva nesse valor?

  11. Olá pessoal! estou comprando um scenic 2008 muito lindo porém meu mecânico avaliou e constatou que ela já foi a gáz, gostaria de saber se este fator compromete o motor de alguma forma?

    desde já muito obrigado

    1. Resposta – Antonio Carlos

      De certa forma sim, primeiro você terá que ter uma atenção especial, com os compenentes gerais do motor, como sistema de injeção, velas e cabos de velas, tubos que podem vir a resercar e apresentar vazamentos, além de problemas maiores como travamento do motor, trincas no bloco e cabeçote. Claro que nem todo carro que usa GNV irá apresentar estes problemas, porém dependendo da quantidade d km rodados com GNV todos os dias e a falta de uso da gasolina, o motor do carro em questão fica mais susetível a apresentar estes problemas. E isso exige cuidado na hora de comprar um modelo semi-novo que já rodou com gás.

      Antes de fechar negócio, faça com seu mecânico de confiança uma analise completa do motor.

      abraço

    1. Resposta – Angela

      A Renault recomenda óleo ELF 10W40 semi sintético, mas independente da marca, vc pode usar qualquer óleo 10w40 semi sintético. Em média vc deve trocar o óleo a cada 10.000 km ou 8 meses. Lembre se quando trocar o óleo também trocar o filtro de óleo.

      abraço

  12. comprei uma scenic rxe 99 gostaria de saber qual o cuidado que tenho que tomar na manutençao da mesma pois e a primeira que possuo..mas to muito satisfeito.luiz ,foz do iguaçu pr

    1. Resposta – Luiz

      Os cuidados de manutenção preventiva são os básicos para qualquer carro, sempre manter o nível e qualidade do óleo em condições ideais, usar óleo de boa qualidade e conforme as especificações do carro. Trocar o óleo a cada 7.000 a 10.000 km no máximo, dependendo das condições de uso do carro, trocar também filtro de óleo, de ar e de combustível a cada 10.000 km. Se você não sabe a última vez que foi trocada, troque também a correia dentada do motor,em média ela dura 60.000 km rodados.

      Tentar pelo menos uma vez por ano fazer uma revisão completa no carro e principalmente no conjunto do motor, sem esquecer também dos freios e suspensão.

      abraço e boa sorte com sua Scenic

  13. ola tenho um clio sedan 2005 1.6 flex estou trocando por uma scenic 2002 1.6 rt sera que estou fazendo um bom negocio meu clio e autentique so tem ar quente e direção preciso de um palpipe por favor obrigado

    1. Resposta – Paulo

      Primeiramente antes de fechar negócio, você deve estar ciente que há uma grande diferença no custo de manutenção de um Clio Sedan 2005 com motor flex, para um Scenic 2002. Ou seja se você pretende rodar diariamente não é recomendado você fazer esta troca, já que o custo para manter uma Scenic é alto, tanto em peças quanto em consumo de combustível. Outro ponto que você deve analisar é que você estará pegando um carro já bastante rodado, já com 9 anos de uso, portanto este carro será bastante difícil de ser revendido, atualmente poucas revendas compram modelos com mais de 10 anos de uso, por que são difíceis de serem revendido.

      abraço e boa sorte

  14. comprei recentedmente scenic 2004/05 1.6 gas. com um defeito no cambio (mecânico) que possivelmente seja necessario troca-lo. Gostaria de uma ajuda para encontrar

    um câmbio substituto. Alguem por ai,poderia dar uma mão???

  15. bom gostaria de saber se são apenas 5 lugares ,ou mais,ou tbm se é um carro de qualidade,pq se não for grande coisa compro um mais caro e melhor e ai qual vc me recomenda?

    desde ja agradeço e espero anciosamente a resposta

    obrigada

    1. Resposta – Renata

      A Renault Scenic normal possui apenas 5 lugares. Agora a partir de 2008 a Renault colocou no mercado a Grand Scenic, esta tem capacidade para 7 pessoas, porém é mais cara e rara no mercado.

      Bem a Renault Scenic é sim um bom carro para quem está a procura de um veículo com estas categorias, principalmente pelo seu preço acessível. Comprando uma mais nova, que o antigo dono cuidava bem, fazendo as revisões e manutenção preventiva, certamente não terá sustos ou dores de cabeça. Agora atenção com as versões mais antigas anteriores a 2002, sua revenda é mais difícil e devido a idade sua manutenção não é fácil.

      Lembre-se que a manutenção da Renault Scenic não é barata, e suas peças de reposição são caras, e não são tão fáceis de serem encontradas, ainda mais agora que o modelo saiu de linha, o que merece atenção principalmente se você está acostumada com um carro compacto popular com motor 1.0, o que pode assustar no começo que não está acostumado com um carro desta categoria. O valor do custo de manutenção é agravado principalmente se for rodar diariamente. Outro ponto que merece destaque é com relação a desvalorização da Scenic, que é bastante alta.

      Antes de fechar negócio pesquise bem por ai, pense também na Citroën Xsara Picasso, ela é mais cara, porém é maior, mais equipada e ainda continua em produção, o que torna ela um negócio mais rentável.

      abraço

  16. Gostaria de agradecer as informações encontradas já que estava interessado num Renault Scenic 2002 e depois de tantas informações negativas, com relação a mecânica em geral do carro, resolvi desistir da compra. Mesmo com tanto conforto interno os problemas não compensariam.

    Grato.

  17. Olá pessoal, estou trocando de carro e estou em dúvida entre uma Scénic RXE 2002 ou Picasso 2002.

    Podem me dar alguma informação sobre manutenção e peças,qual apresenta mais problemas, qual delas o custo é mais alto?

    Obrigado

    Abraço a todos

    1. Resposta – Sergio

      Esta sua dúvida é bastante comum, bem nós recomendaríamos optar pela Citroen Picasso, principalmente pelo seguinte motivo, ela segue atualmente em produção e ainda vende razoavelmente bem. Isto significa fazer um negócio mais sólido, ou seja você perderá menos dinheiro já que a Picasso tem uma desvalorização mais baixa, se comparada a Scenic que não é mais tão querida atualmente no mercado, como era antigamente.

      O fato da Picasso ainda se manter no mercado, indica também que a oferta de peças de reposição é maior, assim como o serviço de assistência técnica que tende a ser mais fácil de ser encontrado, porém não é barato. Com relação aos problemas elas se igualam, ambas exigem bastante uma manutenção preventiva, principalmente para quem roda muito, outro ponto é que ambas não são carros econômicos. Porém Scenic exige um cuidado maior já que algumas peças como componentes da suspensão apresentam desgastes e a embreagem apresentam desgastes um pouco excessivo.

      Por fim a Picasso tem um interior mais caprichado e moderno, e tem espaço interno maior, principalmente na parte traseira, a distância entre eixos da Renault Scenic é de 2.53 metros enquanto a Citroen Picasso possui largos 2.7 metros de entre eixos, o porta malas da Picasso também é maior são 445 litros contra 375 litros da Scenic. O único porém fica sendo a motorização, a Scenic RXE traz um interessante motor 2.0 de 140 cv, enquanto a Xsara Picasso possui um 2.0 de não muito potentes 118 cv. Mas este fator não chega a fazer uma grande diferença na sua escolha.

      Boa sorte na escolha, e claro, pesquise bastante antes de fechar negócio.

      abraço

  18. Ola pessoal. estou adiquirindo uma senic RT 2000, preciso de dicas para resolver o problema de barulhos nos bancos trazeiros e tampão. Voces tyem alguma dica para resolver estesproblemas? Agradeço desde ja o retorno.

    1. Resposta – Alexandre Paim

      Segundo relatos este problema é comum nas Scenic mais antigas, ele é causado devido ao fato dos bancos traseiros serem individuais e móveis, com o tempo os bancos podem se afrouxar e bater um no outro quando o carro está em movimento, na maioria dos casos o reaperto dos parafusos dos bancos resolvem o problema.

      abraço

  19. Tenho um Scenic 2005 automatico privlege, completaço, mas depois de 3 anos esta com problemas no cambio, derepente entra na terceria marcha e fica nela, ate desligar e ligar novamente, o que pode ser que está acontecendo? alguém já teve problema semelhante? Sei que se for problema mesmo vai sair caro, mandei na concessionária para fazer um orçamento, e estou aguardando, mas caso fique muito caro não sei o que fazer, mas é um carro maravilhoso, muito bom e confortável demais

    Obrigado.

    1. Tenho um Scenic 2002 automatico privlege, completaço, mas depois de 3 anos esta com problemas no cambio, derepente entra na terceria marcha e fica nela, ate desligar e ligar novamente, o que pode ser que está acontecendo?

      Mesmo problema do PIMENTA

  20. Boa tarde!

    Tive um twingo em 2008 e fiquei super feliz com a Renault. Agora em 2010 preciso comprar uma scenic mas tenho dúvidas.

    1- Qual a melhor motorização 2.0 16 V ou 2.0 8 V, sendo que a de 8 V somente na frente antiga (estou certo disso?).

    2- Em termos de seguro qual a melhor: Frente nova ou frente antiga

    3- A partir de que ano a Scenic ficou mais adaptada ao solo lunar aqui do Brasil?

    Muito obrigado pela atenção

    Douglas

  21. Dúvidas a mais:

    Compra-se o KIT da Scenic, da correia dentada e se houver a necessidade de outras trocas ai sim compra-se os outros itens?

    Os mecanicos cobram em torno de R$ 200 a R$ 300 a mão de obra, na concessionária fica R$ 800, qual opinião de vocês, ou seja, onde trocariam a mesma, isso se não houver mais trocas?

  22. Comprei um Scenic, 2005/2005, 1.6-flex, e tenho que efetuar a troca da correia dentada. Fiquei sem mecanico, gostaria de saber algum mecanica em Osasco, que faça este tipo de procedimento, e a confiança, pois pelo que verifiquei, tem que ser bem feito esta troca. Já levei em 4 mecanicos, 1 me cobrou R$ 1.600, pois trocaria todos os itens inclusive a bomba dagua, há necessidade disto? ou compro o KIT e levo em um dos outros 3 mecanicos que informaram que não há necessidade deste procedimento.

    Agradeço desde já.

    1. Luis Carlos:

      É difícil a gente te falar alguma coisa, só mesmo checando realmente os estados das peças e do carro em si. Mas a grande maioria dos mecânicos recomenda ao comprar um carro semi-novo, fazer a troca de todo o conjunto, como correia dentada, bomba de água, bomba de óleo e combustível, além dos filtros, isto para se evitar problemas futuros, por que ninguém sabe quanto de vida ainda tem cada componente, mas se o dinheiro tiver curto, ou o carro esteja com uma baixa quilometragem, é vital pelo menos trocar a correia dentada, por que se ela quebrar ou se soltar com o carro em movimento o estrago é grande.

      Com relação a confiança do serviço, o mais recomendado para este tipo de carro é levar na concessionária autorizada, apesar do preço das peças e da mão de obra ser bem mais caro que no mercado paralelo, na autorizada há uma garantia maior na qualidade do serviço, isto a não ser se você consiga um mecânico de confiança.

      E se você tem dúvida com relação as outras peças, o mais recomendado é pedir para se fazer uma revisão completa, para evitar dores de cabeça futuras.

      abraço e boa sorte

  23. É um carro maravilhoso, mas de manutenção cara para os padrões. Uma bobina, e a scenic leva 4 custa em média 100,00 reais. Uma peça que quando dá trabalho só trocando mesmo.

    Mas na estrada não tem pra ninguem…

  24. ola tenho enterece em comprar um scenik 2000 verçao antiga no valor de 16.000 completa quais cuidados tenho de ter com esse modelo na compra obrigado

    1. Marcelo Freitas

      Segundo especialista, em semi-novos, na hora de comprar um Scenic, você tem de saber que o custo de manutenção é um tanto alto, principalmente se comparado a um carro popular, outro fato é que o consumo também em algumas versões tende a ser um pouco elevado, mas isto em tese é compensado pelo conforto, amplo espaço interno, e a boa lista de equipamentos que o carro oferece, tanto é que a maioria dos seus proprietários estão satisfeito com o carro, porém não é um carro recomendado para se rodar diariamente.

      Como já dissemos nos comentários anteriores, os principais problemas na Renault Scenic, segundo os próprios donos, é com relação a suspensão, e seu conjunto (amortecedores, molas e buchas), que devido a péssima condição dos pisos brasileiros, logo costumam apresentar problemas, que se refletem em ruídos ao rodar e desgaste prematuro de alguns componentes.

      A caixa de direção também é outra que costuma sofrer na Scenic, devido a o peso do carro, ela costuma apresentar folgas, neste caso é fácil saber como está a caixa de direção, vire o volante até o final, e segure, se começar a estalar, é sinal que a direção está desregulada, ou apresenta algum problema. Cheque também se as portas fecham corretamente, se os bancos traseiros estão com folgas, e se o marcador de combustível funciona corretamente, existe casos que ele simplesmente deixa de funcionar.

      Se você for comprar um versão automática, ai os cuidados com o câmbio tem de ser redobrado, já que este tipo de transmissão exige muito mais atenção por parte do antigo dono, uma transmissão automática com problemas custa caro para ser solucionada.

      Além disto segue aquele velha regra geral na hora de se comprar um carro usado, exija a troca da correia dentada do motor, filtro de óleo, de ar e de combustível.

      Claro antes de fechar negócio leve um mecânico de confiança, para fazer uma rápida vistoria no carro.

      Boa sorte.

  25. comprei uma scenic 2003, esta em bom estado de manuntençao, quero saber quais cuidados tenho que tomar pois sair d um palio para a scenic tem uma grande diferença. obrigado

    1. Marco

      Os cuidados são os mesmo básicos para qualquer carro semi-novo, ou seja sempre manter uma manutenção preventiva. No caso da Scenic, ela é altamente recomendável, principalmente para a versão automática. É sempre melhor e mais barato achar e sanar um possível problema antes dele acontecer.

      Outros pontos que precisam de atenção na Scenic é com relação a suspensão, (molas e buchas), elas costumam apresentar ruídos, além do câmbio e do alinhamento da direção.

      abraço

  26. gostaria de saber se o ultima scenic lençado no brasil sera 2010 e se as nova 2011 e completamente diferente, sempre tive vontade de comprar.obrigado

    1. NILSON

      A Renault ainda vende a Scenic no Brasil, o modelo é 2010/2010, (o preço parte de R$ 51.000). Mas a Scenic deve deixar de ser produzida até o final do ano.

      Com relação a nova Scenic, ela é completamente nova, desde o visual, interior e mecânica, o modelo já está sendo vendido na Europa, mas por enquanto não existe previsão de lançamento no Brasil, já que o custo para a adaptação da fábrica da Renault no Paraná, seria alto e trazer o carro para o Brasil como importado, deixaria a Scenic com um preço bastante elevado.

      No lugar da Scenic, na fábrica do Paraná está sendo produzida a Nissan Livina.

  27. Gostaria de ter informações sobre o Scenic 2005 de preferência, cara mão de obra e peças se é muito caro e se tem muito defeito, a opção automático também queria informações.

    Obrigado

    1. Diego

      A Renault Scenic 2005, é encontrada com motorização, 1.6 16v Flex de 115cv de potência, o consumo é de 9km/l na cidade e 12.9km/l na estrada. O motor 2.0 da Scenic em 2005 e 2006 desenvolve 140cv porém não é flex, rodando apenas com gasolina.

      O Scenic tem manutênção razoável (claro não é nenhum carro popular), considerada por alguns donos como tendo peças de reposição um tanto caras, principalmente nas concessionárias da Renault. O que exige um certo cuidado na hora da compra principalmente pelos conjunto de suspensão e amortecedores, que começam a apresentar ruídos em alguns modelos. Mas nada que chegue a assustar, compensando isto a Scenic oferece um bom pacote de equipamentos, todas as versões vem com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, computador de bordo, sistema de som com CD Player, além de um espaço interno amplo, próprio para a família.

      Na hora da compra é vital que você escolha por um carro que cumpriu todas as revisões de manutênção previstas no manual (para saber isto olhe o manual do proprietário), para evitar de dores de cabeça no futuro, já que a manutenção preventiva é vital para a Scenic. caso contrário o carro pode apresentar defeitos crônicos.

      Com relação ao câmbio automático, fique esperto, porque merece mais atenção e tem manutenção um pouco mais cara que a Scenic manual, os mecânicos dizem que na hora da compra é bom dar uma boa olhada no conjunto da transmissão, e é bom checar o conjunto de direção também.

      abraço

  28. Sou repres. coml. e já rodei 96 mil km com meu clio sedan 1.6 com gnv, só troquei a correia com 80 mil fora óleo e filtros e nunca fiquei na estrada. Levei na concessionária e os mecânicos se surpreenderam com o estado das peças depois de tanta km. Já tive outras marcas mais nunca mais saio da renault, minha próxima aquisição será uma scénic, pena que a nova não vem este ano. RENAULT = segurança, economia e durabilidade.

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