A Renault Scenic está de volta, o modelo que teve sua produção encerrada no Brasil em 2010 e 2022 na Europa voltará a vida em 2024, porém pra variar, passará a ser um SUV 100% elétrico batizado de Scenic E-Tech, que tem como destaque espaço interno amplo, muita tecnologia e motor potente com 220 cv.
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Lançada em 1996 na Europa a Renault Scenic (foto acima) foi talvez um dos carros mais importantes para a história recente da marca, tanto na Europa quanto aqui no Brasil a Scenic foi percursora de uma categoria de inédita de carros, as minivans compactas MPVs, tendo como diferencial amplo espaço interno porém com dimensões externas compactas. Lembrando que após a Renault lançar a Scenic em 1996 e fazer muito sucesso, a Citroën imitou com a Picasso em 1999 e a Opel/Chevrolet com a Meriva em 2002, modelos que também se deram muito bem no mercado, inclusive aqui no Brasil.
Lembrando que da Scenic antiga este novo modelo só empresta o nome, de resto traz tudo diferente, é feito sobre a base CMF-EV feita especialmente para veículos elétricos. Alias, esta não é a primeira vez que a Renault traz de volta um nome de sucesso do passado, em 2021 a montadora lançou o Megane E-Tech, um crossover 100% elétrico feito também sobre a base CMF-EV e que não tem nada a haver com o Megane original já retirado de linha na Europa.
A “Scenic E Tech” chegará as lojas já no primeiro trimestre de 2024 em três versões: Techno, Esprit Alpine e Iconic para se tornar o carro mais caro e tecnológico já feito pela Renault, seu preço deve ficar acima dos 50.000 euros (R$ 270.000). Apresentando uma série de inovações da marca francesa, como o potente motor 100% elétrico de 220 cv com capacidade para rodar mais de 600 km com uma carga completa das baterias, interior luxuoso porém feito com 90% de materiais reciclados, além de novos recursos de condução automática.
Apesar de não ser um SUV grande, tem apenas 4,47 m de comprimento (tem o mesmo tamanho do Toyota Corolla Cross) a nova Scenic e-Tech tem excelente espaço interno, isso graças a nova plataforma feita especialmente para carros elétricos na qual as baterias ficam posicionadas no assoalho entre os eixos, por isso o modelo tem entre eixos alongado com 2,78 metros, são cerca de 15 cm a mais no espaço interno comparado a outros SUVs deste porte, o mesmo vale para o porta malas que é gigante com 545 litros, o Jeep Compass por exemplo, tem apenas 410 litros.
O SUV é bastante largo tem 1,86 m de largura, porém é baixo tem 1,57 m de altura, destaque ainda para as belas rodas aro 19 ou 20 que completam o visual robusto da nova Scenic 2024.
Importante falar que a Scenic E-Tech 2024 inaugura um novo padrão de estilo na Renault, marcado pela grade com diversos polígonos de diferentes tamanhos que lembram o desenho do logo da Renault, conferindo um aspecto de profundidade a grande.
O para-choque também tem luzes LED diurnas, enquanto os faróis principais são afinados e possuem LED adaptativos com luzes animadas dinâmicas, capazes de se ajustarem de acordo com a luminosidade do ambiente sem ofuscar os demais motoristas, ou dar seta por exemplo, algumas lâmpadas mudam para a cor amarela indicando a direção que o carro vai tomar.
Nas laterais a nova Scenic tem desenho limpo, destaque também para as maçanetas elétricas que ficam escondidas dentro da carroceria e saltam para fora quando o motorista se aproxima com a chave.
Na traseira as lanternas são grandes e também inovam ao contar com iluminação por fibra ótica, que confere um efeito visual muito legal mesmo quando estão apagadas.
Infelizmente por dentro a Renault quis economizar na criatividade, o painel é exatamente o mesmo já presente no crossover Megane E-Tech e do SUV coupé Rafale, o que muda na Scenic é o acabamento feito aqui com materiais reciclados, a exemplo das forrações dos bancos e das portas em um tecido exclusivo 100% reciclado, assim como os materiais do painel, até mesmo os tapetes e as forrações do piso são de material reciclados, feitos com um composto que usa garrafas pet. Por falar nesta parte ambiental, de acordo com a Renault 24% de todo os materiais elétricos usado na Scenic E Tech são reciclados. A Renault planeja que até o ano de 2030, cerca de 33% de todo os componentes usados em seus carros sejam obtidos de materiais reaproveitados.
Destaque ainda para o teto panorâmico em vidro, desenvolvido em parceria com a Saint-Gobain, trata-se de um vidro especial com uma tecnologia chamada AmpliSky que usa polímeros dispersados em cristal liquido, assim como a tela de TV, o teto pode ajustar sua transparência em tempo real, podendo ficar totalmente transparente ou totalmente opaco, ou ainda ter transparência para os passageiros na dianteira e opaco sem permitir que a luz entre para os passageiros na traseira, ou vice-versa. O nível de transparência do teto pode ser controlado via botão ou comandos de voz.
Este teto chamado pela Renault de Solarbay, possui 8 camadas que minimizam o efeito estufa dentro do carro durante os dias mais quentes, bloqueado até 85% dos raios, além disso, após o motorista desligar o carro o teto automaticamente fica opaco, impedindo que os raios solares atinjam o interior do carro diretamente quando estacionado. Outra vantagem do novo teto desenvolvido pela Renault é que ele é 3 cm mais fino em relação a um teto solar normal, o que melhora a sensação de amplitude da cabine, além de deixar o carro entre 6 a 8 kg mais leve, porque não necessita de componentes como a cortina retrátil e seu sistema de abertura.
Ainda falando na cabine a nova Scenic 2024 contará na versão mais cara com o interessante modo “relax” na qual ao apertar de botão ajusta o banco do motorista de forma automática para uma posição mais relaxadas salva pelo motorista, aciona o modo massagem no banco, além disso, mesmo com o veículo parado ou recarregando, são mantidos em funcionamento o sistema multimídia, as tomadas de carga USB, as luzes ambiente, o ar-condicionado e o teto solar por um período programável de até 45 minutos, este modo é bastante útil para quando o dono tem de parar durante uma viagem para fazer o carregamento das baterias.
O painel de instrumentos tem tela de 12 polegadas, enquanto a multimídia usa uma tela de 12,3 polegadas, posicionada em pé no meio do painel. O carro conta com assistente remoto do Google, assim como no celular, possui diversas funções através de comandos de voz.
São quatro modos de condução Comfort, Sport, Eco e Perso, o legal é que em cada um destes modos, além da repostas do motor e o peso do volante também são ajustados algumas coisas na cabine como as luzes ambiente, intensidade do ar-condicionado e o conforto dos bancos, criando segundo a Renault em cada modo uma sensação diferente de pilotagem, até mesmo o logo da Renault muda de cor de acordo com a velocidade, sendo que é possível até mesmo programar as luzes ambientes no interior, podendo elas acompanhar a velocidade, a música que está tocando, variar de cor e intensidade de forma aleatória, ou ainda de acordo com a hora do dia.
Como se trata de um veículo elétrico, que quase não faz barulho, a Renault Scenic E-Tech 2024 traz um interessante recursos chamado VSPs para proteção de pedestres, que em velocidades de até 30 km/h é acionado automaticamente para alertar aos pedestres sobre a presença do veículo se aproximando.
Serão duas opções de motorização para a nova Renault Scenic 2024, a mais barata terá motor elétrico de 170 cv de potência e 28 kgfm de torque alimentado com um pacto de 60kWh de baterias e autonomia para rodar 418 km com uma carga completa, enquanto a opção mais cara de motorização terá um bloco elétrico capaz de render 220 cv de potência e 30 kgfm de torque, com energia fornecida por um pack de 87 kWh, sendo que na versão mais cara o Scenic poderá rodar até 620 km com uma carga.
As baterias usadas pela Renault são feitas pela LG e usam uma tecnologia diferente chamada de NMC (níquel, manganês e cobalto), são menores, mais leves e mais potentes do que as usadas pelo Megane E-Tech por exemplo, que apesar de também ter 220 cv de potência roda apenas 450 km contra 620 km da Scenic.
De acordo com dados de fabrica a Renault Scenic E-Tech 2024 na versão mais forte acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos, tendo velocidade máxima de 170 km/h. Enquanto a versão menos potente é cerca de 1 segundo mais lenta, vai de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, alcançando 150 km/h de velocidade máxima.
Estas novas baterias aceitam sistema de carregamento ultra rápido DC (corrente direta), suportando potência de até 130 kWh na versão de 170 cv ou 150 kWh na versão de 220 cv. De acordo com a Renault nos carregadores ultra rápidos em apenas 30 minutos é possível obter autonomia para rodar até 335 km.
O novo Scenic 2024 ainda faz bonito com relação a segurança e condução semiautônoma, o modelo estreia recursos como piloto automático adaptativo capaz de fazer ultrapassagens de veículos mais lentos ou acompanhar o fluxo do transito sozinho, além de ser capaz com base na leitura das placas de transito, condição da via e dados do GPS, ajustar a velocidade de forma automática de acordo com o trecho em que se anda.
Oficialmente a Renault não fala sobre a vinda ao Brasil, porém existe sim a possibilidade, afinal recentemente a montadora confirmou a vinda do Megane E-Tech, que é uma opção menor e mais barata em relação a Scenic E Tech. Quem sabe este novo SUV elétrico também não venha para enfrentar rivais chineses como BYD e Haval.
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