O Sandero, já foi um dos carros mais procurados da marca Renault no Brasil, porém hoje, vive dias ruins, praticamente esquecido nas lojas. Tentando deixar o modelo mais competitivo e garantir uma sobrevida, a Renault está tirando de linha o hatch em sua versão normal, colocando em seu lugar uma inédita versão Stepway menos equipada com motor 1.0, e com preço mais acessível, R$ 77.990.
Índice desta matéria
Sandero saiu de linha…
Com a chegada do Stepway 1.0, a Renault deixou de produzir o Sandero em sua versão normal, até então o hatchback estava sendo ofertado em versão única S Edition (que custava R$ 83.190), lembrando que desde 2020, a Renault optou por chamar o Sandero Stepway oficialmente, apenas de Stepway.
Motor 1.0 pela primeira vez no Sandero Stepway
Pela primeira vez em sua história no Brasil, o Renault Sandero Stepway, ou tecnicamente falando o Renault Stepway, será ofertado com motor 1.0, o modelo da Renault que estreou em 2008, sempre usou motor 1.6, justamente por ser uma versão mais nobre e cara da linha Sandero, lembrando que o motor 1.6 seguirá normalmente em linha nas outras versões do Stepway, a Zen 1.6 e a Iconic 1.6 CVT.
O motor 1.0 do Renault Stepway 2023, é o mesmo bloco que era usado nas versões mais baratas do Sandero, ou seja, o 1.0 SCe, flex, 3 cilindros, aspirado, que rende até 82 cv de potência e 10.2 kgfm de torque máximo, o câmbio segue manual de cinco marchas.
Vale lembrar que o motor 1.6 é muito mais potente, rendendo 118 cv e 16 kgfm, é o mesmo motor usado por exemplo no Duster e Oroch.
Consumo Renault Stepway 1.0
Apesar de faltar potência, o consumo de combustível agrada, o Sandero Stepway 1.0 faz com gasolina 13 km/l na cidade ou 13,7 km/l na estrada, enquanto que com etanol, o consumo curiosamente fica em 9,3 km/l, tanto na cidade quando na estrada, de acordo com dados divulgados pela Renault. Enquanto o motor 1.6 não tem o consumo como seu forte, faz no máximo 12.1 km/l na estrada com gasolina.
Stepway 1.0 é menos equipado, porém custo/benefício agrada…
Com preço de R$ 77.990, o Sandero Stepway Zen 1.0 é nada menos do que R$ 20.000 mais barato em relação a esta mesma versão Zen com motor 1.6, porém claro, isso não se deve apenas a mudança no motor, a versão Zen 1.0 é um pouco menos equipada em relação a 1.6.
A Renault retirou do Stepway 1.0 equipamentos como, os retrovisores elétricos, os vidros elétricos nas portas traseiras, as rodas são em aço aro 15 com calotas ao invés de 16 polegadas em liga leve, o volante não tem botões, as maçanetas internas são na cor preta ao invés de cromadas.
Equipamentos Stepway 1.0
Mesmo assim, a lista de equipamentos do Stepway 1.0 agrada, o carro tem um custo/benefício interessante pelo preço que custa, vindo de série com ar-condicionado, direção elétro-hidráulica, sistema multimídia com tela de 7 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas, chave do tipo canivete com botão de abertura do porta malas na chave, volante e banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo, sistema Start/Stop que desliga o motor em paradas momentâneas para economizar combustível, quatro airbags, lanternas traseiras com luzes em LED, luzes diurnas em LED nos faróis dianteiros, além de bancos com revestimento em tecido exclusivo e espuma mais densa.
Um ponto positivo é que o pacote visual “Stepway”, composto por para-choques com estilo mais robusto e aventureiro e detalhes na cor prata, apliques em plástico nos para-lamas e na parte inferior das laterais, barras no teto e suspensão elevada, é exatamente o mesmo da versões mais caras 1.6, com exceção das rodas menores.
Outras versões do Renault Stepway 2023….
Além desta nova versão Zen 1.0, as demais versões do Renault Stepway 2023 não agradam tanto assim no custo/benefício, alias os preços elevados chamam a atenção e são um tanto sem explicação, esta mesma versão Zen com motor 1.6 custa salgados R$ 98.090, e não traz nenhum equipamento que justifique esta diferença, enquanto a versão top de linha, Iconic, a única a vir com câmbio automático CVT, sai por R$ 109.490, sendo que o Duster mais barato custa praticamente a mesma coisa R$ 110.790.
Cores do Sandero Stepway 1.0
O Stepway 1.0, que substitui a série especial Sandero S Edition, está disponível nas seguintes cores: branco Glacier, prata Étoile, preto Nacré, vermelho Vivo e cinza Cassiopée, sendo que destas apenas o vermelho Vivo é gratuito, a pintura branca sai por R$ 700 adicionais, e as demais custam R$ 1500.
Vendas ruins e futuro incerto do Sandero no Brasil…
Talvez durante os últimos 20 anos, a Renault brasileira vive em 2022 sua pior fase em vendas, com exceção do Kwid, os outros modelos da marca no Brasil não conseguem mais vender tão bem como antes. De janeiro até setembro de 2022, o Renault Sandero emplacou apenas 7 mil unidades, enquanto rivais como o veterano VW Gol superou as 50.000 unidades, o Chevrolet Onix 60.000 e o líder do mercado Hyundai HB20, vendeu 70.000 unidades.
Lembrando que desde 2020 a Renault já vende na Europa uma nova e muito mais moderna geração do Sandero (foto acima), porém apesar de já ter se passado cerca de 2 anos, a Renault ainda não tem planos, ou uma previsão de lançamento desta nova geração aqui no Brasil.
Fato é que o Sandero atual, apesar de ter sido reestilizado em 2019, é praticamente o mesmo carro desde 2014, e já não consegue concorrer com rivais mais modernos e mais equipados.