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Renault Symbol – Dica de usado, não é bonito mas tem qualidades e custa barato !

O Renault Symbol hoje em 2025 é encontrado nas lojas com preços entre R$ 18.000 até R$ 27.000 e acredite por este preço este sedan da Renault tem um excelente custo benefício. Hoje vivemos tempos difíceis no mercado brasileiro, tempos onde modelos populares como Uno e Celta custam mais caros do que quando saíram da loja 0km há 15 anos atras. Porém há alguns carros que na época eram praticamente esquecidos nas ruas, porém hoje se tornaram opções muito interessantes pelo custo benefício, um exemplo é o Renault Symbol, este sedan tem bom espaço interno, bom acabamento, todas as versões são completas de fabrica e têm o confiável motor 1.6 da Renault.


O Renault Symbol no Brasil

Lançado no Brasil em março de 2009 o Renault Symbol nunca vendeu bem, por isso ficou apenas 4 anos em produção, saiu de linha em 2013 por aqui, o principal motivo disso era talvez o seu visual não muito atraente, principalmente porque o Symbol na época não era nada barato. Em 2009 este sedan custava a partir de R$ 41.000, ocupava uma posição de mercado acima do Logan e abaixo do Megane.

renault symbol 2009 2013

Por que não vendeu bem ?

Mas por que o Symbol não vendeu bem? Só para entendermos o sedans compactos em 2010 como o VW Voyage e Fiat Siena custavam a partir de R$ 30 mil, ou seja, o o Symbol era R$ 10 mil mais caro, o que isolou o modelo em uma categoria superior. Outro motivo foi a briga interna com o Renault Logan, que na época, apesar de mais simples e menos equipado, partia de interessantes R$ 28.900 e era maior internamente que o Symbol.

Conjunto robusto

Lembrando que assim como o Logan e Sandero o Symbol era um carro bastante robusto, foi pensado para atender os países em desenvolvimento como Turquia, Rússia e alguns lugares da África, ou seja locais com condições de pisos ruins assim como o nosso amado Brasil, por isso era um projeto robusto e sem frescuras, o que hoje é um ponto forte já que o carro é bastante resistente, tanto é que o Symbol foi muito usado como taxi.

renault symbol 2009 2013

Base e componentes do Renault Clio e Sandero

Pouca gente sabe mais o Symbol era construído sobre a plataforma da segunda geração do Renault Clio lançada em 1999 no Brasil, em especial o Clio Sedan, inclusive vários elementos estruturais e componentes mecânicos são os mesmos do Clio brasileiro de 1999 até 2013 e que vendeu bastante aliás, componentes como suspensão e câmbio são exatamente os mesmos do Clio, inclusive partes como os freios e pastilhas também são os mesmos do Sandero e Logan 1.6, em especial o motor 1.6 é exatamente o mesmo que equipada estes modelos, o que torna fácil a missão de achar peças para o Symbol.

renault symbol

Dimensões do Renault Symbol agradam

Um dos pontos fortes do Symbol é o seu espaço interno, apesar da distância entre eixos de 2,47 metros ser a mesma do antigo Clio Sedan, o Symbol é mais comprido e tem boas medidas, mede 4,26 m de comprimento, 1,67 m e largura e 1,43 m de altura, seu porta malas acomoda 505 litros.

renault symbol interior

Só para você se situar o Symbol é maior que o Voyage, Prisma (primeira geração) e Siena. Vale comentar um detalhe importante é que internamente o Symbol era menor que o Logan que tinha entre eixos de 2,63 metros (contra 2,47 m), uma baita diferença no banco traseiro, porém no porta malas o espaço era praticamente o mesmo entre os Renault’s 505 litros e 510 litros.

Renault Symbol porta malas tem 505 litros

Qual é o motor do Renault Symbol?

Quando chegou ao Brasil em 2009 o Renault Symbol tinha apenas uma única opção de motor, o tradicional 1.6 16v Hi-Flex da Renault que entregava bons 110 cv com gasolina ou 115 cv com etanol, combinado sempre com câmbio manual de cinco marchas. Este é exatamente o mesmo motor usado em vários carros da marca na época como Sandero, Sandero Stepway, Logan e Duster.

renault symbol motor 1.6 16v hi flex tem 115 cv

Porém no segundo semestre de 2009 até a metade de 2011 a Renault vendeu o Symbol em sua versão mais barata Expression também com o motor 1.6 8v (para tentar deixar o modelo mais barato), apesar de ser um motor mais simples e barato de ser mantido é um bloco muito mais antigo e fraco em relação ao 16v, a potência na versão 8v é de apenas 92 cv com gasolina ou 95 cv com etanol, praticamente 20 cv mais fraco que o motor 16 válvulas, este bloco é mesmo das versões intermediárias de Logan e Sandero.

Importante comentar que o 1.6 16v, além de vir sempre na versão top de linha Privilege também era ofertado como um opcional na opção de entrada Expression, portanto de uma checada no caso da Expression entre 2009 até 2011 se tem motor 8v ou 16v, há uma marcação na tampa do motor.

Desempenho

O Symbol 1.6 16v que é a versão principal tem um bom desempenho, vai de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e alcança os 187 km/h.

renault symbol interior

Versões e equipamentos do Renault Symbol

No Brasil o Renault Symbol teve apenas duas versões de acabamento: a opção de entrada Expression e a mais refinada Privilège, o mais legal é que ambas já eram completas trazendo itens raros até nos dias atuais confira:

Expression

A versão Expression já vinha com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, alarme com controle remoto, volante com ajuste de altura, banco do motorista com ajuste de altura, desembaçador do vidro traseiro, além de airbag duplo e rodas aro 14 175/65 R14 em aço com calotas.

Como opcional o Symbol Expression poderia vir com sistema de som com CD Player e MP3 com comandos no volante e computador de bordo.

renault symbol interior detalhe console, radio e ar-condicionado

Privilège

A versão Privilège é a mais interessante em termos de equipamentos, tinha até ar-condicionado digital automático de série, além de rádio com MP3 CD Player e comandos no volante, bancos e acabamentos internos em veludo, volante revestido em couro, vidros elétricos nas portas traseiras, computador de bordo com indicador de temperatura externa no centro do painel, retrovisores elétricos, faróis de neblina, rodas em liga leve aro 15 com pneus 185/55 R15, retrovisores e maçanetas pintadas na cor da carroceria. O freio ABS era opcional em ambas as versões.

renault symbol interior bancos dianteiros

Lembrando que estamos falando de um carro de 2009, ou seja, há 16 anos o padrão de equipamentos era outro.

renault symbol interior

Interior do Renault Symbol agrada

Uma das boas surpresas do Renault Symbol comparado a outros modelos da época (entre 2009 até 2013) é seu interior. O painel tem desenho inspirado no Renault Megane que era um produto superior, é um painel bonito e bem construído, com duas cores de plástico (dois tons de cinza), os bancos também têm bom acabamento, principalmente na versão mais cara Privilège onde são forrados em veludo. Vale comentar que a cabine do Symbol é muito mais interessante em relação ao Logan e Sandero da época, superando VW Voyage e Fiat Siena.

renault symbol interior painel

Porém nem tudo são flores na cabine do Symbol há alguns pontos polêmicos para cortar custos de produção, como os vidros elétricos traseiros em um grupo único de botões localizados entre os bancos dianteiros no assoalho, ou seja, os vidros traseiros que existem apenas na versão mais cara têm apenas um único comando de acionamento compartilhando entre motorista e passageiros, solução similar ao que a Citroën usa hoje no C3 e Basalt, nada pratico.

Renault Symbol Privilege interior banco traseiro, a versão mais cara do sedan tinha bancos revestidos em veludo

Pontos positivos do Renault Symbol

  • Preço acessível
  • Espaço interno
  • Porta malas
  • Acabamento interno
  • Equipamentos
  • Conjunto mecânico robusto
  • Manutenção (várias peças mecânicas em comum com Sandero, Logan e Clio)

Pontos negativos do Renault Symbol

  • Poucas unidades vendidas
  • Alta desvalorização
  • Dificuldade de revenda
  • Peças de acabamento (itens como faróis, para-choques, vidros, e partes internas são difíceis de achar)
  • Visual
  • Seguro (dificuldade hoje em dia de fazer seguro)
renault symbol traseira

Vale a pena comprar um Renault Symbol ?

Hoje por R$ 20 mil reais são poucas as opções que você encontrará no mercado, principalmente se você quer um carro que ofereça algo além em relação aos modelos compactos básicos como Gol, Palio, Ka, Celta e Uno, o Symbol apesar de não ser bonito tem um custo benefício muito interessante, tem bom espaço interno e amplo porta malas, acabamento em nível superior aos modelos desta faixa de preço, além de mecânica robusta e confiável, tendo basicamente o mesmo motor e componentes de Renault mais populares como Sandero e Logan.

Qual é o problema ?

Mas calma, um sedan completo 1.6 mais barato que o Celta básico 1.0 deve ter algumas justificativas para isso né ? Sim tem! Por não ser um carro que vendeu bem e ter visual pouco amigável o Symbol não é muito popular nas revendas, ou seja, não tem muita procura e consequentemente sofre com a desvalorização, outro ponto é que como vendeu pouco, muita gente tem preconceito com o modelo, por falta de conhecimento acha que ele é uma espécie de Megane complicado e caro de se manter.

Mas o principal ponto que você tem de ficar ciente é com relação as peças de acabamento e o seguro, por ser um carro de nicho, são realmente poucas as peças de acabamento no mercado, como para-choques, portas, para-lamas, vidros, capô, tampa do porta malas, faróis e lanternas, já que ao contrário das peças mecânicas que são compartilhadas com outros Renault, os itens de acabamento e partes da carroceria são exclusivos o que realmente é um problema, principalmente para um modelo comercializado apenas 4 anos no Brasil e que já saiu de linha há 12 anos.

Este fato das peças de acabamento e carroceria complica bastante com relação ao seguro também, apesar de ser um carro pouco visado para roubos, o seu custo de reparo em caso de acidentes é alto, modelos como Celta, Uno e Classic você acha peças em qualquer esquina, inclusive peças novas mesmo hoje em 2025, porém com o Symbol a história é outra, só mesmo usadas ou em desmanches, por isso há uma certa dificuldade em fazer seu seguro hoje em dia e também caso você sofra um acidente já viu né. Agora você entendeu porque ele é barato né?

Mas é um risco que talvez vale a pena correr pelo que o carro entrega e pelo que custa.

Renault Symbol 2009 2010, 2011, 2012 e 2013 tem preços entre R$ 15.000 até R$ 27.000

Preços atualizados do Renault Symbol (corre que vai subir)

Há um fenômeno recente e curioso no mercado sobre sobre o Symbol, o modelo dificilmente está sendo vendido pelo preço de tabela, principalmente quando se trata de lojistas. Pelo que pesquisamos os valores estão R$ 3.000 mais caros em relação a FIPE. Porém verdade que hoje em 2025 isso não é uma exclusividade deste sedan, o mesmo acontece com modelos como Celta, Uno, Palio, Gol, ou seja carros populares e com grande saída, acredite tem concessionária em São Paulo vendendo Celta 2011 por R$ 31.000, sendo que em 2011 o modelo custava R$ 26 mil e hoje seu preço de tabela é de R$ 24.000, é complicado.

Mas mesmo assim os preços do Symbol são muito interessantes confira abaixo os valores atualizados em fevereiro de 2025 na Tabela FIPE:

Renault Symbol Expression 1.6 8v

  • 2009 – R$ 15.800
  • 2010 – R$ 18.300
  • 2011 – R$ 21.240

Renault Symbol Expression 1.6 16v

  • 2009 – R$ 17.090
  • 2010 – R$ 18.500
  • 2011 – R$ 21.500
  • 2012 – R$ 22.660
  • 2013 – R$ 24.990

Renault Symbol Privilège 1.6 16v

  • 2009 – R$ 17.250
  • 2010 – R$ 21.790
  • 2011 – R$ 22.300
  • 2012 – R$ 23.900
  • 2013 – R$ 27.200

 

Equipe Encontracarros

Publicado por:
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